Raios de Curvatura

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Este se calhar é um deles :facepalm: Mas o espaço não deu para mais (pelo meno como edealizei na altura as curvas são R2 da Roco , o que já vi que é inferior ao minimo açeitavel e a inclinação é um pouquinho superior ao recomendado. Tenho uma curva onde estas locomotivas que não funcionam muito bem descarrilam ,mas só estas e o seu raio é de 60 cm, nas agulhas em curva o raio da curva mais apertada e de 56 cm se não estou em erro, nas outras agulhas estas locomotivas não costumam descarrilar.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Pronto Pedro, está "descoberto" o mistério dos descarrilamentos :hum2: ! Eu sei que é muito dificil conciliar as duas coisas: gostar de comboios e ter o espaço suficiente para aquilo que idealizamos. Como tal às vezes temos que "comprimir" as coisas, mas também amigo Pedro, nem tanto...!

Não pense que eu por ter uma garagem (ou melhor a maior parte da minha garagem) também não estou limitado. Claro que estou, e tendo agora mudado para os "Americanos" ainda mais! Mas tento fazer as coisas o mais simples possível, e com a maior fiabilidade.

Por exemplo, na minha (modesta) opinião, detesto as maquetas "tipo casacata" com bonequinhos, carrinhos, mercadinhos, muitas casinhas, enfim aquela parafernália de coisas que às vezes torna uma boa maqueta, ridicula :blush: .Já para que não me "acusem" de estar a puxar a brasa há minha sardinha , a falar sempre dos layouts Americanos, vejam o caso dos maquetistas Franceses: tem trabalhos em módulos simplesmente "F A B U L O S O S" :venia: ! Mas por favor, ISTO NÃO É UMA CRITICA A QUEM AS TEM ASSIM! Calma, eu não disse isso! Eu não gosto, mas há quem ache muito bonito, e eu não quero aqui levantar nenhuma "celeuma" quanto a isto. QUE FIQUE BEM CLARO!

Bem acho que já escrevi de mais...
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Só mais uma coisa Pedro: que agulhas está a utilizar? Sejam que marca forem, compare-as com as que eu faço, e veja a diferença existente no "coração" da agulha! Se forem Peco, mesmo insulfrog, são aceitáveis, mas compare-as com as da Fleischmann!

Mais uma vez ALERTO, que não estou a dizer mal de nenhum material, até porque sou reparador oficial desta marca! Mas faça a comparação, e aí talvez entenda o porquê dos descarrilamentos...

Já agora vejam o site http://www.handlaidtrack.com, :estrelas: :estrelas: :estrelas: e vejam os videos que o Tim Harris faz. É de salientar que todos os kits que ele executa, podem ser feitos para escala N e H0 com qualquer código de via.

Um abraço
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Então uma provavel causa dos descarrilamentos são os raios de curvatura muito apertados e o tipo de agulhas. Eu tenho usado as SL95 e SL96 mas as agulhas em curva são da Roco codigo 100 ( mas tem a crossima maior que as agulhas da Peco, as lanças é que se não estou em erro são mais curtas. (A substituição destas por agulhas equivalentes da Peco poderia resolver os descarrilamentos nessa zona?) Algum fabricante tem via flexivel com 1.2 ou 1.5m de comprimento?

Obrigado pelos esclarecimentos.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

As agulhas da Peco em curva, também não são muito recomendadas, mas sempre são melhores.
Já viu os Kits da Fast Tracks para agulhas em curva?
Estará aí possivelmente a solução do seu problema.
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Já descobri o que faz descarrilar as loc nas agulhas em curva, não são as agulhas em curva mas sim uma outra agulha que está antes e reparei que o meio da agulha um pouco antes da crossima está 1 ou 1.5 mm mais alto que o resto e quando as loc. probelematicas lá passam entratrando pela desviada e saindo logo na agulha em curva descarrila aí. Vou ter de rebaixar o centro da agulha. Reparei a tenho mais umas 3 agulhas que tem algumas inclinações que já comecei a corrigir (mas essas numca me deram chatices)
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Em relação às rectas, não há (pelo menos que eu conheça) nenhum fabricante que tenha rectas flexíveis com mais de 914 mm. Se necessitar de rectas maiores terá que as unir por solda.É a única hipótese que vejo.
Um abraço,
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

agulhas em curva da roco...ha varios tipos, em funçao de raio apresentado: as piores, com raio de R2/R3, as mais ou menos com raio R5/R6 (tenho dessas no meu diorama e tem funcionado bem, vez em quando um falhanço :biggrin: ) e as melhores com raio R9/R10.
claro, pode ter em conta as agulhas recomendadas pelo sr.Alvaro, desde que os raios escolhidos nao sejam prejudiciais para o material rolante.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Por exemplo, na minha (modesta) opinião, detesto as maquetas "tipo casacata" com bonequinhos, carrinhos, mercadinhos, muitas casinhas, enfim aquela parafernália de coisas que às vezes torna uma boa maqueta, ridicula .Já para que não me "acusem" de estar a puxar a brasa há minha sardinha , a falar sempre dos layouts Americanos, vejam o caso dos maquetistas Franceses: tem trabalhos em módulos simplesmente "F A B U L O S O S" ! Mas por favor, ISTO NÃO É UMA CRITICA A QUEM AS TEM ASSIM! Calma, eu não disse isso! Eu não gosto, mas há quem ache muito bonito, e eu não quero aqui levantar nenhuma "celeuma" quanto a isto. QUE FIQUE BEM CLARO!
Apoiado a 100%.

Os franceses, Ingleses e até mesmo os japoneses não enchem as maquetas (os japoneses, quando vão para os meios rurais, porque reproduzir Tokyo... dá confusão) e ficam lindas!

Agora essa de ser representante da Fast Track em PT é muito bom. Já pedi coisas directamente a eles, como é o caso dos "motores" de agulha - os BullFrog Turnout Control, que funcionam muiiiiiiiiiito bem.

Se eu soubesse, este layout que estou a construir tinha sido com esse material. É que estou com uma vontade de usar disso, e assentar carril à mão...

Força nisso Álvaro.

Desculpem-me o off-topic.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Aqui está a peça de que tinha falado para ver a distancia correcta não só entre vias, como se as rodas do material circulante estão em conformidade (dentro do gabarito)
Além disso e no meu caso dá para colocar os engates Kadee todas à mesma altura, evitando-se assim a "perda" de material pelo caminho.

(CONTINUA)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Responder