
já estou como dizia o outro!... chego a triste conclusão que o sei, nada sei

Realmente temos aqui uma enorme partilha de conhecimento e boa vontade para motivar o pessoal mais medroso.alco1520 Escreveu: Um grande bem haja para a malta do Porto e agora mais recentemente para a malta do Algarve, säo de louvar estas iniciativas que por este caminho daräo lugar a um grande encontro nacional...
Mário
Os 2,5% de inclinação aqui referidos, é só em curva ou também em recta.Cosmin Escreveu: ↑03 out 2012, 13:56 Perfeitamente verdade!
as linhas e os desvios tem que ser bem assentos e nivelados, senao "vai tudo abaixo!"ha situaçoes em que o traçado em curva esta a subir...aqui ha 2 fatores importantes, a enclinaçao (que nao pode pasar dos 2,5 %) e o raio da curva.mais apertada for a curva (raio pequeno) menos enclinaçao deve ter.antes de fixar a linha de vez, é imperativo fazer testes com tudo o material rolante disponivel, ate que tudo esta "nos conformes".eu nao recomendaria raios abaixo dos 450 mm para locomotivas CoCo ou a vapor com tender.