Raios de Curvatura

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Tenho acompanhado as considerações feitas pelos forenses sem querer deixar aqui a minha experiência com o material da Fleischmann na versão "Profi". Material de excelente qualidade e funcionamento, mesmo utilizando todo o tipo de agulhas, nunca tive qualquer problema de circulação, só tem um mas, respeitar sempre a geometria indicada pelo fabricante mesmo utilizando a linha flexível não se deve "apertar" demasiado com ela.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

nelsonajm Escreveu::shok: décimas de milimetro... :shok: raios superiores a 1500mm :shok: ou diametros de 3 metros :shok: então e como conseguem reproduzir a espessura do cabo das catenárias? :biggrin:

Näo sei se leu o post com atençäo, mas pelos seus comentários leva-me a pensar que näo o fez.

A via feita á mÄo deve obedeçer a critérios e normas, e como consequência as décimas de milimetro säo importantes, principalmente nos Amv's, em especial na area da cróssima, dos contra carris e das lanças. As seguintes fotos ilustram as areas que acabo de referir

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem





No que respeita ao fio da catenária, o de alimentaçäo deveria ser de 0,15mm para estar á escala, sinceramente näo conheço ninguém que o utilize, eu pessoalmente uso para o fio de alimentaçäo em bronze de 0,2 e 0,3mm que opticamente é aceitável para H0 e permite que a catenária tenha a resistência adequada para suportar a presäo dos pantógrafos.
O fio pode encontrar-se em qualquer loja da especialidade online, e convëm ser de Bronze flexivel para que a condutividade seja a melhor possivel já que tem um nivel de oxidaçäo baixo.
3 metros de fio custam 2 euros e dá para fazer umas coisas jeitosas

http://www.fohrmann.com/bleche-profile- ... draht.html

A catenária uso da Decapod que é a que está mais de acordo com a Portuguesa ( as fotos säo do fabricante )

Imagem

Imagem

Imagem

Um abraço,

Mário
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Desculpem o off-topic, mas estes desvios feitos pelo Mário, estão do outro mundo :shock2: :shock2:

Grande kit de unhas amigo :clap: :clap:
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caro Mário Alão:

Estou muito grato pela tua intervenção neste tópico, e mais uma vez aqui fica provado que as coisas quando são bem feitas, os resultados finais, são excelentes.

Um muito obrigado pela tua participação.
Um abraço,
Alvaro Sousa
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Bem , esses desvios ja me deixam sem palavras! :afro: :clap:

Mas, enclinar a linha em curva, da problemas com o material de 2 eixos.Ja tive esse tipo de problemas com uns vagoes Gbs da Piko e uma cisternas da Fleischmann.Desisti de enclinaçao, embora acrescentava mais realismo a linha :(
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Muito obrigado pelas vossas palavras, pois säo para mim um grande incentivo.

No entanto quero deixar claro a todos os companheiros que näo estou aqui para dar liçöes a ninguém, apenas para partilhar o que sei e aprender o que näo sei :afro:
Gostaria de deixar claro que começei a brincar com comboios na carpete da casa da minha Mäe, com Locomotivas da Lima com verdugos maiores que a própria roda, com raios de curva inferiores a 450mm e com agulhas que mais pareçiam para a circulaçäo de eléctricos do que de comboios, e divertia-me imenso :biggrin: näo troco esses bons tempos por nada!!!!
Por isso quando falo de raios superiores a 1500mm estou a dar um exemplo, já que os principios que referi se aplicam a todos os raios de curva. Eu uso raios de 2184mm ( 190 metros no real ) que säo a reduçäo á escala dos raios de curva mais apertados do caminho de ferro em plena via ( exceptuando ramais industriais ), e agulhas de 190, 220 e 300 metros de raio de via desviada falando na escala 1:1, em H0 as medidas säo de 2184mm, 2529mm e 3448mm respectivamente.
Mas isso sou eu e näo quer dizer que tudo o resto esteja mal. As vias que faço em bitola Ibérica ( 19,17mm de bitola ) säo medidas até á centésima de milimetro, no entanto näo o afirmo para me gabar do bom que sou, e que o resto é tudo uma porcaria, mas sim para partilhar o meu conhecimento e a minha experiência pessoal em construçäo de vias, sejam elas em bitola ibérica ou internacional de 16,5mm.
Este curto exclareciemnto fica para evitar qualquer mal entendido, e para informar que quando escrevo em décimas ou em centésimas ou em batatas e cebolas, apenas tento ajudar e falo muito a sério, näo estou aqui para mostrar os meus Galöes a ninguém.

A catenária pode fazer-se á escala? Em H0 infelismente näo é possivel, pelo menos com a tecnologia actualmente disponivel, a näo que se queira fazer uma catenária decorativa. Para reproduzir uma catenária funcional em H0 näo se deve trabalhar com fios de expessura inferior a 0,3mm para o fio de alimentaçäo e 0,2mm para os pêndulos, o fio deve ser de um material que permita ser bem esticado, permitindo assim um bom contacto com o patógrafo, o metal usado deve ter uma baixa oxidaçäo ( bronze ), e os pantógrafos devem ter as molas muito bem ajustadas senäo o mais provável e que a catenária vá ao ar ou o pantógrafo ficar danificado passadas poucas horas de utilizaçäo.

Na minha opiniäo tudo o que se possa trespassar dos caminhos de ferro reais para os nossos brinquedos é positivo e só ajudará a um bom funcionamento de todo o conjunto, claro está de acordo com as nossas possibilidades a nivel de espaço e näo só... o tempo ( €€€€ ) também é um factor importante, senäo o mais importante.

Outros factores já foram referidos pelo amigo Álvaro Sousa, como o peso do material circulante, a tipologia do Bogie, o código da roda ( normas NMRA, NEM, H0Pur, etc, etc ), o correcto assentamento da via, raios de curva uniformes especialmente quando se usa via flexivel, etc.

Näo querendo ser maçador volto a repetir que a sobre elevaçäo do carril exterior, e as concordâncias säo dois principios básicos que deveriam ser levados mais a sério, ou seja quem use raio de curva de 358mm ( R2 ), näo fazia mal nenhum começar a curva com 419,6mm ( R3) para gradualmente chegar aos 358mm e vice versa.
Independentemente dos raios de curva usados, existem principios que se devem cumprir para podermos disfrutar dos nossos comboios sem os täo chatos e frustrantes descarrilamentos.

Depois existe outro factor, as limitaçöes do material ciculante, ou seja, se eu sei de antemäo pelo fabricante, que uma locomotiva XPTO da Micro Metakit näo pode circular em raios inferiores a 900mm, e eu só tenho espaço para usar R2 e R3, ou asumo isso e näo a compro, ou compro para por na vitrine como colecçäo porque adoro a locomotiva, ou entäo só a ponho a andar nos tramos rectos da estaçäo, o que näo posso pedir é que ela circule por os ditos raios de curva só porque me apeteçe.

Peço desculpa pelo testamento e espero que a minha intervençäo seja vista pelo que é, apenas a partilha da minha opiniäo e experiência nesta área.

Abraço ,

Mário
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Cosmin Escreveu:Bem , esses desvios ja me deixam sem palavras! :afro: :clap:

Mas, enclinar a linha em curva, da problemas com o material de 2 eixos.Ja tive esse tipo de problemas com uns vagoes Gbs da Piko e uma cisternas da Fleischmann.Desisti de enclinaçao, embora acrescentava mais realismo a linha :(

Obrigado pelas suas palavras caro Cosmin.
No entanto para opinar sobre o seu caso eu tinha que ver o material e o assentamento da via. Mas garanto-lhe que em condiçöes normais, uma sobre elevaçÄo de 1,5mm-2mm em H0 näo deveria dar nenhum problema, muito pelo contrário.

Cumps,

Mário
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

:shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: acho que esgotei a minha quota de :shok:

amigo Mário, agora depois das fotos das linhas.... :shok: :shok: :shok: é de se lhe tirar o chapéu... já nem falo no kit d'unhas que é preciso ter... e que o amigo tem... está á vista... falo na PACIÊNCIA que é preciso ter para chegar a esse nível :shok: ... só mesmo quando se tem um grande amor a esta arte... uma coisa é certa.... não há material rolante que chegue a esse nível de detalhe e precisão....

os meus GRANDES parabéns.

abraço.

Nelson.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 799
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Isto é outro nivel :P Põe maquetes como a minha a kilometros de distancia...
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Sim... ao pé do material do Mário Alão, eu estou a jogar nos distritais. :biggrin:

Mas acho essas linhas e desvios "pro" espectaculares.
ImagemImagemImagem
Responder