A minha ideia para layout

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

Ora aqui está a minha ideia para um layout, pretendo tudo plano não vou meter-me em subidas ou descidas, vai ter montes mas para os comboios passarem por dentro claro. Muito complicado? pode correr mal nalgum lado? todas as opines criticas são bem vindas.
Fiz este esboço com o AnyRail.

Imagem

um abraço
Rui Duarte
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Parece-me interessante... quais as dimensões?
ImagemImagemImagem
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

o espaço da estaçao parece-me um pouco mal aproveitado e nao vai dar para ter uma composiçao locomtiva+2-3 carruagens entra as agulhas (segundo eu saiba, a paragem sobre as agulhas é proibida).o meu conselho é afastar as agulhas o maximo possivel para obter umas retas suficientes para caber la um comboio.
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

Vou dar então uma revisao na zona da estaçao, mais logo posto novidades

as dimenções sao 180cm por 250cm cada perna do L tem 100cm de largo

-- 02-10 22:43 --

aqui está a alteração, está mais funcional? pelo menos já são menos desvios para me preocupar :uwi:

Imagem
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Boas,

Parece-me interessante. Mas deve ter acesso pelos 4 lados.
Caso o canto superior esquerdo seja para encostar a uma parede, 1 metro é excessivo para aceder.
Quer na fase de construção, quer posteriormente quando estiver a rolar comboios.
Se tiver uma acesso no meio, tapado por cenário, este problema fica resolvido.
Coloque os motores das agulhas de forma a serem fácilmente substituiveis, caso estejam por debaixo das mesmas.
Faça, repicagens do bus de corrente no máximo de metro a metro. Evite também, ao máximo possível, o uso de eclises.

Força nisso.

Cumprimentos,
A.Cavaco
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Qual é a marca das linhas que está a ser usada nesse esquema?
É que há ali umas zonas em que as linhas não estão "ligadas" e partes em que a geometria do traçado não é adequada.

Algumas sugestões (o cruzamento é duplo):
Imagem
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Este layout mis simplificado dá para não perder tanta corrente, o que facilita, mas que não impede o que o Toze45 sugeriu, nomeadamente a redução, tanto quanto possível nos eclises, por muito bons que sejam.

Quanto a material circulante, ou opta só por material de mercadorias, ou com carruagens, coisa continua a ser algo complicada.
A menos que faça apenas "passageiros" curtos.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

RuiEliasMaltez Escreveu:Este layout mis simplificado dá para não perder tanta corrente, o que facilita, mas que não impede o que o Toze45 sugeriu, nomeadamente a redução, tanto quanto possível nos eclises, por muito bons que sejam.

Quanto a material circulante, ou opta só por material de mercadorias, ou com carruagens, coisa continua a ser algo complicada.
A menos que faça apenas "passageiros" curtos.

Boas,

A menos que tenhamos ao dispor um espaço considerável, o modelismo ferroviário é sempre carregado de compromissos.

Na minha óptica, curtos ou compridos, o interessante é rodar comboios.

Cumprimentos
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Rui,

o nr de desvios nao é problema.problema é assentar os mesmos, tal como as linhas, mais nivelados possivel ,para um funcionamento coreto em futuro.
enquanto a estaçao...recomendo mudar as agulhas de entrada, mais a ponta possivel.se nao for muito incomodo ou fora do orçamento, umas agualhas curvas ficavam melhor, pois dessa maneira tinha as retas livres e longas.

um exemplo (mas nao me ficou nada barato :()

Imagem
Rui Duarte
Participante
Mensagens: 39
Registado: 01 out 2012, 22:34
Localização: Entroncamento

toze45 Escreveu:Boas,


Faça, repicagens do bus de corrente no máximo de metro a metro. Evite também, ao máximo possível, o uso de eclises.

Força nisso.

Cumprimentos,
A.Cavaco
Aqui é que você me perdeu completamente, eclisas pelo que vi são as uniões, se não as uso como uno as linhas?
e repicagens? isso não faço ideia do que seja.
e a maquete não vai ficar encostada :)

As linhas são roco geoline e apenas um sitio não esta a ajustar bem mas depois com um pouco de corte e costura penso conseguir resolver a situação, os outros pontos são alterações que fiz e o AnyRail só une de um dos lados não sei bem porque

muito obrigado por todos os concelhos ate agora

-- 03-10 19:09 --
Cosmin Escreveu:Rui,

o nr de desvios nao é problema.problema é assentar os mesmos, tal como as linhas, mais nivelados possivel ,para um funcionamento coreto em futuro.
enquanto a estaçao...recomendo mudar as agulhas de entrada, mais a ponta possivel.se nao for muito incomodo ou fora do orçamento, umas agualhas curvas ficavam melhor, pois dessa maneira tinha as retas livres e longas.

um exemplo (mas nao me ficou nada barato :()
O meu problema não esta no orçamento nem no espaço, esta nas ideias e conhecimento para idealizar alguma coisa funcional. ate porque pelo que vi agora ainda vou ter de fazer alterações e tirar novas medidas

um abraço
Rui Duarte
Responder