Projecto CP 1501/1505

Criações e transformações pessoais
farripas
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Mais uma etapa nesta telenovela da 1501/1505.
Ao iniciar os preparativos da carcaça da Micromodel para colocar os diversos puxadores das portas laterais e os degraus de acesso aos capots, verifiquei que existia um pequeno erro de colocação dos puxadores de um dos lados e passo a explicar. A 1500 possui umas portas laterais duplas em que, e nas diversas fotos que tenho em meu poder isso é perfeitamente visível, os puxadores são colocados sempre na porta do lado direito. Acontece que o modelo do Rocha Brito possuía num dos lados (Aquele que agora mostro fotos) os orifícios desses elementos no lado esquerdo. A solução encontrada para colmatar essa falha foi tapar os existentes e abrir novos orifícios, agora no lado correcto.
Todos os puxadores estão a ser fixos definitivamente usando cola cianoacrilato, ficando os degraus apenas apostos nos seus lugares para no final os retirar. O motivo desta disposição prende-se com a colocação mais tarde das decalcomanias nas frentes do modelo, que penso seria muito difícil com a existência dos degraus nos seus lugares. Assim no fim e depois de tudo pronto, pintura e decalques postos, posiciono os degraus e com a mesma cola faço o serviço pelo interior do modelo como aliás estou a fazer com os puxadores.
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mertola1977
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:venia: :venia: :baba: :baba:

palavras para K??
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
farripas
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Mais um episódio deste folhetim 1501/1505.
Na tentativa de adquirir a maior quantidade possível de informação sobre esta máquina, desloquei-me há dias ao museu do Entroncamento, aproveitando uma deslocação profissional para bem perto, para tirar o maior número de fotos á 1501 que lá se encontra estacionada.
Após chegar a casa em 1º lugar e após ter visualizado todas as fotos tiradas, decidi que afinal vou tentar realizar a 1501 mas na versão laranja, embora pessoalmente ache que a cor actual é a mais bonita; em 2º lugar verifiquei que já tinha cometido um erro, ou seja, um dos puxadores que já tinha colocado estava erradamente posicionado no lado direito quando ele na realidade é na porta do lado esquerdo. Para os futuros construtores deste modelo alerto para este facto, na 1ª foto que mostro, o puxador que vêm ao fundo (no lado direito da foto) por cima de uma das caixas, está na porta do lado direito. Na realidade ele é colocado na porta do lado esquerdo. Solução, descravar o puxador, tapar o orifício existente, abrir um novo e posicionar o puxador no novo local. Nada difícil nem impeditivo de um bom trabalho.
Em seguida tive que alterar alguns posicionamentos das argolas de engate existentes no capot do motor da máquina da Micromodel e colocá-los nas suas posições correctas, as fotos tiradas ao modelo real tiraram todas as dúvidas. Tive ainda que abrir novos orifícios na caixa existente junto á saída do escape para posicionar quatro argolas que a 1501 possui.
Terminada esta etapa com todos os elementos colados, vou realizar as escadas de ambas as frentes e como já afirmei não as vou colar ficando essa tarefa para após colocação dos decalques.
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farripas
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Mais um avança na 1501 (Já tem nome a menina).
Após a conclusão da carcaça decidi verificar algumas peças que vão ser colocadas á posteriori, caso dos vidros das diversas janelas e dos vidros dos faróis de iluminação. Todas elas entraram sem problema, não foram necessários ajustes de vulto e concluí que poderia iniciar a pintura da carcaça.
Voltei-me então para os bogies, próxima etapa deste folhetim. A minha experiência noutros modelos, nomeadamente na 2600 também da micromodel, levou-me a seguir quase o mesmo caminho na feitura dos bogies desta máquina. Assim a 1ª etapa foi extrair os laterais dos bogies da máquina dadora, a Proto 1000 (1ª peça na esquerda da foto, em cima; comparação com a peça da micromodel, em baixo), a 2ª foi cortar as zonas laterais deixando apenas o centro (peça do lado direito na foto, em cima), a 3ª foi aplainar/lixar essa parte da peça até atingir uma espessura da ordem dos 0,5 a 1 mm (aqui devem ter o cuidado de não partirem os pequenos pinos de plástico que servem para segurar os laterais aos bogies motores), a 4ª foi aplainar/lixar os laterais dos bogies que o Rocha Brito (micromodel) manda com o modelo e retirar pequenos excessos da moldagem aperfeiçoando assim o modelo, a 5ª foi colar estes laterais ás peças terminadas na 3ª etapa tendo o cuidado de centrar muito bem os dois conjuntos (eu pessoalmente colei com Araldite), e finalmente a 6ª etapa foi cortar a peça interior e ajustá-la á peça exterior de forma a não se ver a 1ª e retirar algum excesso de cola que ficou da colagem (peça do lado direito da foto, em baixo).
A 2ª foto mostra o conjunto final visto pela parte interior onde se podem ver as duas peças perfeitamente coladas e em que a interior acompanha os contornos da exterior.
A 1ª lateral saiu bem vamos lá tirar cópias ás outras 3.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
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farripas
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Aproveito a oportunidade de estar a fazer os laterais dos bogies para mostrar, a futuros construtores deste modelo, como ficam as duas peças antes de as colar.
Já agora o procedimento que uso nestes casos é o seguinte: 1º- tento retirar a maior parte do plástico em excesso usando um X-acto bem afiado (cuidado com os dedos), 2º- passo as peças por lixa de água, aí do grão 280, em cima de um vidro ou outro material completamente liso e 3º- usando a mesma técnica mas agora com lixa de grão 400. Não devem usar um valor de grão superior pois assim fica sempre alguma rogosidade para a cola poder penetrar. Se usarem lixa mais fina acabam por quase polir as peças e as colas têm mais dificuldade em agarrar.
Mostro as duas peças já prontas para a colagem. Mais uma vez alerto para a peça dadora (no caso a peça mais escura) não ser sugeita a grandes pressões nos pinos que servirão para encaixar os laterais nos bogies motores pois podem-nos partir.
Espero que vos ajude estas minhas explicações.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
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nelsonajm
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eh lá... :afro: gosto de ver estes DIY... enchem-me de coragem para tentar fazer umas coisas :biggrin: mas depressa me passa a coragem :(

vou continuar a acompanhar... :afro:

abraço.
Cosmin
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estou a seguir atentamente esse topico, pois as conversões e as construçoes de raiz são uma delicia para mim.continuaçao de bom trabalho! :afro:

Nelson,

enquanto nao estraga um bocado de plastico (metal no seu caso :P ), nao vai ganhar muita coragem :)
nelsonajm
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é verdade amigo Cosmin... :( tenho que encher o peito e lançar-me ao trabalho... :biggrin: mas vai custar tanto... :facepalm:
farripas
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Amigos

Mais uns pregos dados nesta máquina.
Agora que terminei os laterais dos bogies conforme mostro, iniciei as demarches para a pintura. Em 1º lugar uma simples passagem de primário, costumo usar o primário da Tamiya e até agora não tenho tido qualquer problema, e preparativos de isolamento do chassis da máquina dadora, a Proto 1000.
Para esta parte da máquina vou usar a cor XF-64 (Castanho chocolate) da Tamiya em tom fosco, a mesma que usei na 2600 (também da Micromodel) e saiu-me razoável, a ver vamos.

Cumprimentos
Anísio Nelson
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farripas
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Amigos modelistas.

DESASTRE TOTAL, ECATOMBE, COISA NUNCA VISTA, são algumas palavras que demonstram o que se passou no início da pintura dos laterais dos bogies da minha 1501.
Nunca tal me aconteceu e até tenho vergonha de mostrar o resultado da minha pintura. É só ver a foto.
O que na realidade se passou não sei. Já tentei falar com alguem mais entendido nestas andanças e o resultado foi uma cara de espanto pois também ela não conseguiu descortinar a origem deste DESCALABRE. Pensamos que talvez tenha sido um componente de feitura duvidosa ou em estado não muito puro, pois o primário dado foi da Tamiya (sempre foi este que utilizei e nunca tive problemas), a tinta era da mesma marca, referência XF-64 e o diluente, idem aspas, referência X-20A.
O resultado final ao fim de duas passagens com o aerógrafo é a vergonha mostrada a seguir.
Nesta altura a solução será decapar todos os conjuntos e realizar algumas experiências com os componentes que possuo cá pelo atelier noutras peças não utilizadas e ver os resultados. Se chegar a alguma conclusão avisarei os caros amigos para que não passem estes vexames.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
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