Projecto CP 1501/1505

Criações e transformações pessoais
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

E mandar uma foto do tal acontecimento a Tamya?Sera que eles conseguem explicar?
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigo Cosmin

É uma sugestão que eu agradeço, mas eu em conjunto com a pessoa mais entendida na matéria vamos realizar algumas experiências e tentar chegar a algumas conclusões e em face disso decidir o que fazer.
Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
luis gaspar
Participante
Mensagens: 116
Registado: 03 out 2011, 21:11

Isso foi diluente a mais ... atacou o primário.
nelsonajm
Participante
Mensagens: 245
Registado: 18 nov 2011, 07:44

boas... só uma achega... nos kits de navios de plástico que costumo fazer da Tamiya, lavo tudo com sabão primeiro... depois seco... depois o primário... e em seguida no dia a seguir leva com a tinta sem diluição nenhuma... meto directamente do frasco para o aerógrafo... sempre fiz assim e nunca me aconteceu tal coisa :(

abraço.
Avatar do Utilizador
Ricardo Cruz
Participante
Mensagens: 398
Registado: 14 set 2011, 22:18
Localização: Vila Nova de Gaia / Porto

Há quanto tempo tem essa tinta? Não terá perdido qualidades/propriedades?
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Fora de brincadeira, até não desgosto do resultado final, embora não corresponda exactamente à nossa realidade.

Quanto ao sucedido, não encontro qualquer relação entre o uso de diluente próprio da marca, misturado com a tinta da marca, aplicado por cima de um primário também da mesma marca (que na minha opinião é de excelente qualidade).
Sempre diluí as tintas tamiya com o diluente próprio e nunca tive tal experiência.
Eventualmente a peça em resina continha algum produto que reagiu com a tinta e/ou primário. Eu aposto mais nisso.
Não sei se é o caso deste kit da Micromodel, mas já montei uns kits em resina da GAFFE em que as peças trazem uma espécie de tinta protectora que deve ser removida mergulhando alguns segundos em acetona (se bem me lembro era mesmo essa a recomendação das instruções).
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

O que não tem remédio, remediado está:

Aproveite o que tem, e nas zonas a branco, aplique agora umas borradelas de castanho escuro, e terá uns boogies completamente oxidados. ;)
ImagemImagemImagem
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Amigos

Demorou mas cá estou novamente a mostrar novidades após a ecatombe.
Quero aqui desde já agradecer as notas vindas dos colegas mas na realidade e após várias experiências feitas chegamos á triste conclusão que o problema adveio de um primário defeituoso. Penso que o que se passou foi o uso de um primário, em spray, em fim de lata, ,ou seja, saiu algo do fundo da lata que não deveria ter saído.
Solução para o problema, decapar todas as peças, usando diluente celuloso, lavá-las muito bem lavadinhas, secá-las e nos finalmente executar todos os processos já anteriormente feitos mas usando tudo novo, primário - tinta - diluente.
Resultado é o mostrado, só falta o verniz. Veremos como fica o resultado final.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caros amigos

Mostro a evolução da minha 1501. Após passada a trapalhada que já foi mostrada, e após a colocação do verniz montei os laterais na máquina dadora.
Em seguida coloquei a base da carcassa e esta, para experiência e verificar se a sua colocação era possível. A 1ª dificuldade surgiu porque a carcassa não entrava na Proto 1000. Tive que desvastar um pouco á frente e a trás (arredondar) os suportes dos leds que iluminam a máquina. Depois disto verifiquei que a carcassa da Micromódel não tapava completamente os pequenos buracos que ficaram após a extracção das caixas da carcassa original e dos encaixes desta (principalmente nas zonas frontais) e que foi já mostrado aquando da preparação da base. Solução, colocar pequenas tiras de Evergreen que se podem ver na 1ª foto de cor branca.
A 2º foto mostra já um avanço mas nota-se que a carcassa ainda não está completamente plana deixando ver um ligeiro orifício. Trabalho a seguir será a preparação da base onde faltam uns pequenos faróis que a máquina possui e os orifícios das diversas mangueiras e do engate fictício.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

uma folha de lixa inteira, colocada sobre uma base plana e passar a carcassa sobre a mesma, ate ficar plana e fechar completamente? :roll:
Responder