Olá a todos.
Para além do M31, projecto que será iniciado em breve, apeteceu-me fazer um pequeno layout permanente / modular, que será muito simples.
Ainda não tem nome, mas aceitam-se sugestões.
A ideia será aproveitar algum do material que sobrou quando desfiz Schanielburg (sobretudo vias), kits que fui montado, e material que foi oferecido. Para além de gastar o menos possível em dinheiro.
O plano de vias foi baseado em diversas pesquisas que fiz.
As características são simples:
Base: Três módulos em contraplacado, oferecidos por um grande amigo, perfazendo um total de 2,50m. A profundidade é de 35 cm.
Via: Peco código 55, Escala N. As agulhas usadas serão de raio longo para a entrada na estação, e o raio curto para via de saco. Serão motorizadas mais tarde.
Controlo: DC, com um comando Gaugemaster e um TRIX.
Tema: Épocas mais recentes, baseado numa paisagem francesa (?!!!!!)
Circulação: Cruzamento na estação, fazendo a ligação com o resto do mundo atraves de duas gares-fantasma, colocadas em cada extremidade.
Vamos às fotos:
A base. Os três modulos juntos, mas ainda no chão. Há-de existir uma stante por baixo para arrumar tralhas....
O decorrer dos trabalhos. Riscos, riscos e mais riscos... Entretanto a Engenheira de quatro patas (o felino ca da casa) aparecia de vez em quando para ver como estavam as coisas a decorrer...
O plano de vias definido, a cortiça da Faller colada e a ponte (é KATO UNITRACK) colocada no sitio temporariamente.
O próximo passo será o assentamento de via, e construção de pelo menos uma das gares-fantasma.
Evolução de uma maqueta em fotos... Escala N.
- luis_lopes
- Participante
- Mensagens: 292
- Registado: 27 fev 2010, 23:08
- Localização: Povoa de Santa Iria
- Contacto:
- mertola1977
- Participante
- Mensagens: 811
- Registado: 08 abr 2010, 11:18
- Localização: Beja
Caro Luís,
Conto muito em breve ver aqui um excelente trabalho, por esse motivo vou estar atento ao desenrolar
dos trabalhos.
É sempre de louvar o momento, o início de um novo projeto.
Desejo-lhe um bom trabalho, e que nos vá presenteando sempre com as excelentes imagens das tuas criações.
Realmente a escala N, k inveja.....só de pensar no espaço necessário para ter o que tenho em H0.....k inveja...
Um abraço
Carlos
Conto muito em breve ver aqui um excelente trabalho, por esse motivo vou estar atento ao desenrolar
dos trabalhos.
É sempre de louvar o momento, o início de um novo projeto.
Desejo-lhe um bom trabalho, e que nos vá presenteando sempre com as excelentes imagens das tuas criações.
Realmente a escala N, k inveja.....só de pensar no espaço necessário para ter o que tenho em H0.....k inveja...
Um abraço
Carlos
Última edição por mertola1977 em 09 set 2012, 17:02, editado 2 vezes no total.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
- mpcarrilho
- Participante
- Mensagens: 371
- Registado: 10 dez 2009, 23:30
Aposto que vai sair daí mais uma grande obra!
Também vou seguir com muita atenção, e aprender para não fazer disparates na minha!
É bem verdade, eu na minha bancada com 8m2, em N fazia o mundo!!!!
Também vou seguir com muita atenção, e aprender para não fazer disparates na minha!
É bem verdade, eu na minha bancada com 8m2, em N fazia o mundo!!!!
Cumprimentos
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
Marco Carrilho - Entroncamento
http://www.facebook.com/carrilho.comboios
http://carrilho.comboios.googlepages.com
- luis_lopes
- Participante
- Mensagens: 292
- Registado: 27 fev 2010, 23:08
- Localização: Povoa de Santa Iria
- Contacto:
Olá a todos.
Hoje deu-me uma vontade de assentar via que nunca mais acabava. Irra, que quando se mete qualquer coisa na cabeça, vai de agulha... ou agulhas neste caso.
Simplicidade acima de tudo. 3 agulhas apenas. "Ah e tal.. só???" Chega... e sobra... Duas agulhas raio longo, que sobraram de Schanielburg e um de raio curto também de Schanielburg.
A confusão instalada. Faz parte... Ferros de soldar, miniberberquins, transformadores....
E sempre a ser vigiado... a Engenheira estava a controlar o meu ritmo de trabalho...
O trabalho terminado, por hoje. Tenho que cravar uma serra tico-tico de forma a que consiga esventrar o módulo da ponte, para a assentar de forma correta..
O plano de vias é super simples. É uma estação de passagem com uma via de saco para um pequeno armazém, linha secundária.
Mais uma vez, uns palavrões, etc e tal... mas os comboios já andaram hoje.
Abraços a todos.
Hoje deu-me uma vontade de assentar via que nunca mais acabava. Irra, que quando se mete qualquer coisa na cabeça, vai de agulha... ou agulhas neste caso.
Simplicidade acima de tudo. 3 agulhas apenas. "Ah e tal.. só???" Chega... e sobra... Duas agulhas raio longo, que sobraram de Schanielburg e um de raio curto também de Schanielburg.
A confusão instalada. Faz parte... Ferros de soldar, miniberberquins, transformadores....
E sempre a ser vigiado... a Engenheira estava a controlar o meu ritmo de trabalho...
O trabalho terminado, por hoje. Tenho que cravar uma serra tico-tico de forma a que consiga esventrar o módulo da ponte, para a assentar de forma correta..
O plano de vias é super simples. É uma estação de passagem com uma via de saco para um pequeno armazém, linha secundária.
Mais uma vez, uns palavrões, etc e tal... mas os comboios já andaram hoje.
Abraços a todos.
- luis_lopes
- Participante
- Mensagens: 292
- Registado: 27 fev 2010, 23:08
- Localização: Povoa de Santa Iria
- Contacto:
- luis_lopes
- Participante
- Mensagens: 292
- Registado: 27 fev 2010, 23:08
- Localização: Povoa de Santa Iria
- Contacto:
Olá a todos.
Bem, uns avanços e mudanças nos planos.
Os avanços ou avanço, foi a construção dos pés nos módulos, conforme mostra esta fotografia.
Entretanto, uma nova entrada na colecção. Uma BR 145 da Fleischmann. Todo o material de Época III foi despachado. Já que vai haver uma miscelânea, vou-me apenas manter em épocas mais recentes.
A mudança foi no traçado, conforme mostra a fotografia em baixo.
Mudei apenas para normalizar os topos, ou seja para que a distância entre o carril e a frente do módulo seja a mesma.
Já comecei a passar cabos, mas ainda falta muita coisa.
Abraços a todos e obrigado pelo vosso tempo.
Bem, uns avanços e mudanças nos planos.
Os avanços ou avanço, foi a construção dos pés nos módulos, conforme mostra esta fotografia.
Entretanto, uma nova entrada na colecção. Uma BR 145 da Fleischmann. Todo o material de Época III foi despachado. Já que vai haver uma miscelânea, vou-me apenas manter em épocas mais recentes.
A mudança foi no traçado, conforme mostra a fotografia em baixo.
Mudei apenas para normalizar os topos, ou seja para que a distância entre o carril e a frente do módulo seja a mesma.
Já comecei a passar cabos, mas ainda falta muita coisa.
Abraços a todos e obrigado pelo vosso tempo.
-
- Participante
- Mensagens: 506
- Registado: 20 jun 2012, 19:05
Bom progresso Luis, agora com os pés é mais fácil trabalhar o módulo.
-
- Participante
- Mensagens: 237
- Registado: 19 fev 2011, 22:43
Olá amigo Luis, já está a tomar forma, vou acompanhando, uma boa continuação, até breve, um abraço.
- luis_lopes
- Participante
- Mensagens: 292
- Registado: 27 fev 2010, 23:08
- Localização: Povoa de Santa Iria
- Contacto:
Olá a todos.
Numa semana de aproveitamento de férias, vai de meter mãos à obra.
- Fiz umas alterações ao plano de vias - acrescentei três agulhas. Ok, ok compliquei um bocadito...
- Fiz os cantões, e o respectivo painel de controlo, e electrificação.
- E construí as gares- fantasma.
Vamos às fotos:
A alteração pretendida. Apenas para acrescentar um pouco de interesse operativo.
Aspecto geral após as alterações feitas.
Os cortes de via como normalmente faço. Depois de assentar avia e soldar a via, os cortes são feitos com o mini-berbequim e depois preenchidos com Evergreen colado com cianoacrilato (vulgo super-cola)
Aqui estão os cortes preenchidos com Evergreen. As soldaduras não estão bonitas, mas tenho que lhe passar o miniberbequim para lhes dar melhor aspecto. Espero que depois da via pintada e patinada fique com melhor aspecto.
A gare fantasma do lado esquerdo. É ao estilo Sector Plate. Ainda falta assentar a via.
O aspecto geral com as duas gares fantasma. Em casa apenas funcionará uma das gares, mas caso leve esta traquitana a uma exposição, funcionarão as duas. Em casa funcionará como estação terminal.
Bem... o que é certo é que já me posso divertir a fazer umas manobras.
Abraços a todos.
Numa semana de aproveitamento de férias, vai de meter mãos à obra.
- Fiz umas alterações ao plano de vias - acrescentei três agulhas. Ok, ok compliquei um bocadito...
- Fiz os cantões, e o respectivo painel de controlo, e electrificação.
- E construí as gares- fantasma.
Vamos às fotos:
A alteração pretendida. Apenas para acrescentar um pouco de interesse operativo.
Aspecto geral após as alterações feitas.
Os cortes de via como normalmente faço. Depois de assentar avia e soldar a via, os cortes são feitos com o mini-berbequim e depois preenchidos com Evergreen colado com cianoacrilato (vulgo super-cola)
Aqui estão os cortes preenchidos com Evergreen. As soldaduras não estão bonitas, mas tenho que lhe passar o miniberbequim para lhes dar melhor aspecto. Espero que depois da via pintada e patinada fique com melhor aspecto.
A gare fantasma do lado esquerdo. É ao estilo Sector Plate. Ainda falta assentar a via.
O aspecto geral com as duas gares fantasma. Em casa apenas funcionará uma das gares, mas caso leve esta traquitana a uma exposição, funcionarão as duas. Em casa funcionará como estação terminal.
Bem... o que é certo é que já me posso divertir a fazer umas manobras.
Abraços a todos.