Evolução de uma maqueta em fotos... Escala N.

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Este layout seria para ser um circuito simples, mas a pedido da Sra. "Doutoura" cá de casa, tive que complicar um pouco.

Vou tentar construir o layout com algum roofmate para a estrutura principal, mas irei recorrer a técnicas antigas também e com as quais também gosto muito de trabalhar..

Imagem
Os pesos em cima da primeira camada de roofmate. A bagunça por baixo do layout continua em grande.

Imagem
Usei duas grossuras de roofmate para dar altura à zona da frente, onde será a "confusão de agulhas" por duas razões: Ter espaço suficiente para colocar os motores das agulhas da PECO e depois como preciso de fazer um cruzamento de vias em dois níveis, é mais fácil se uma via descer e a outra subir. Quero também fazer uma superficie de água, então vai disto..

Imagem
Aqui percebe-se o que pretendo dizer.

Imagem
A rampa de acesso feita com o roofmate. Acertar esta rampa não é fácil. COlei um pedaço de cartão para a rampa ficar mais certinha, mas o que vai mandar vai ser a via.

Vamos ver como vão correr as coisas.

Abraços a todos.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Está com bom aspecto Luís. Gosto da ideia dos níveis diferentes.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá Nelson.

Obrigado pelas palavras.

Vamos ver. Se todos os dias fizer duas horinhas de modelismo... a coisa vai crescendo.

Abraços.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

olá luis,

grandes mudanças, no layout!! :afro:

O que vais fazer, acho que é uma ideia excelente, com desníveis, as coisas ganham outro aspecto. :biggrin:

Eu pessoalmente em espaços limitados, prefiro assim os layouts, pelo menos dá para meter o material a rolar :biggrin:

Tá a ficar porreiro, força nisso :venia:

Acho que o complicado é só ficar duas horas diárias, o tempo voa...

abraço
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Não me posso esticar no horário, senão a miúda põe-me as malas à porta. Ela até gosta disto, pois está a fazer um dioramazito (é o primeiro que ela está a fazer) enquanto eu estou de volta da comboiada.

Eu até gosto disto, mas prefiro outro tipo de layout quando há falta de espaço. Mas tive que "obedecer" um pouco às regras ditadas...

Mais vale ter isto, que não ter nada.

Obrigado pelas palavras.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Isso é bem verdade.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Hoje dediquei-me mais um pouco ao layout.

Estive de volta da alimentação das cróximas, de forma a que esta parte da agulha tenha sempre tensão para que as locomotivas passem à vontade.

Imagem
A agulha com o motor instalado. A cróxima é aquela parte ali no meio desta peça, em que os carris de cruzam.

Imagem
Vista de baixo. A agulha tem por baixo um arame que faz a ligação à dita cróxima. Será aqui que será soldado um dos fios...

Imagem
O PECO PL-13. Este é o switch que irá ser colocado no motor, para fazer a inversão da polaridade da cróxima, cada vez que a agulha mudar de posição...

Imagem
O PL-13 tem que ser colado. Usei uma cola de contacto. Serve na perfeição! ;)

Imagem
Os fios que utilizei. Cores diferentes para poder identificar a que corresponde cada um.

Imagem
Usei o preto para o comum. A ligação entre as duas bobines têm que ser feita.

Imagem
Vermelho e verde para a mudança de posição.

Imagem
Azul para fazer a ligação do PL13 à cróxima.

Imagem
Amarelo e castanho para lá fazer a alimentação que vem da via.

Imagem
O final do dia de hoje.

Pois é... é verdade... os comboios já funcionam.

Abraços a todos.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Isso é algo que eu já devia ter feito nas agulhas da minha maquete, mas devido á enesistencia de asseçorios para aplicar nas agulhas que tenham mais de dois comutadores ainda não alimentei as crossimas das agulhas da minha maquete, mas para breve vou ter de fazer alterações substanciais na cablagem de comando de sinalização e como vou ter de mais comutadores a aplicar nas agulhas e tal não é possivel vou ter de usar relés e aí já vou ter os dois comutadores (PL15 da peco) um a controlar um led na mesa de comando a indicar o estado da agulha e o outro a controlar o(s) relés e nos contactos deste(s) a comandar por varios circuitos paralelos diferentes circuitos da sinalização e então usar mais uns contactos e então alimentar as crossimas das agulhas (as que as tiverem em metal, algumas agulhas tem em plastico e aqui não serve)
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Há coisas que nunca mudam...

Estava insatisfeito com o andamento das coisas cá por casa, na maqueta. O plano de vias parecia ser aquilo que procurava, mas o que no papel e na nossa cabeça parece que funciona, depois de criado e alguma via assente, a coisa não funciona assim tão bem. A minha insatisfação com o que construo nunca muda...

Outra coisa que nunca muda é o facto de eu querer acelerar o processo de construção, não tomando o tempo necessário entre as diversas fases, o que leva a que tudo seja feito em cima do joelho... há coisas que nunca mudam...

Durante uma das minhas "passeatas" online, descobri uns planos de vias simples, mas que me pareceram muito interessantes, e dentro daquilo que eu pretendia. Um deles foi o Gorre & Daphetid do mestre John Allen. Ainda pensei na construção de algo semelhante, mas foi pelo cano.... Demasiado para o que eu pretendo, apesar de ser um dos planos mais bem sucedidos da história do modelismo ferroviário.

Foi altura de eu decidir o que quero: circuito fechado para ter a "companhia" de um comboio em movimento permanente, enquanto estiver no quarto a trabalhar em algum projecto, algum interesse operativo, e um cenário feito com facilidade... nada de projectos complicados demais... OK... vamos a isso.

Imagem
Com a ajuda de um software de planeamento (SCARM, que é muito bom, simples de trabalhar e gratuito), e com a ajuda de alguns blogs na net, decidi criar este plano... ate agora parece-me bem. Há coisas que afinal mudam... Estou satisfeito!

Imagem
Este software permite a visualização do projecto em 3D. Nada mau para um software gratuito...

Imagem

Imagem

Imagem

Hora de meter mão à obra. Primeiro passo, foi levantar a via já assente. Nada "difícil". Apenas tive que tirar a solda que os carris já tinham... E descolar a cortiça. Depois foi descolar uma das camadas de roofmate, o que foi fácil...

Reuni o material:

Imagem
Duas rampas de 4% da Woodland Scenics (sim tive que exagerar na inclinação, mas os 140 x 70 cms não me deixaram ter os 3%) que grande parte irá ficar escondida, leito de via em espuma em vez de cortiça via flexível em codigo 55 da PECO, e as esclisas. O ferro de soldar esta lá a trás a espreitar...

Imagem
Uma das coisas que o SCARM possibilita é a impressão do do plano em 1:1... Foi o que fiz.

Imagem
Uma visão das rampas da Woodland Scenics. Só tenho a dizer maravilhas deste produto. É excelente, é o minimo que posso dizer. Flexível como mostra a foto (o raio de curva é 250mm) e dá logo uma excelente base para fazer as rampas de forma a que fiquem certas, com a inclinação correcta. Nota 20!!!


Imagem
O trabalho a decorrer. O comboio terá que subir 6cm. Esta cota derivou da grossura de dois pedaços de roofmate colados um ao outro. Esta altura dar-me-à altura suficiente para cruzamento de vias, com as pontes incluídas. Aqui, no lado mais longe mostro a estrutura que fiz com o roofmate, de forma a assentar a via. O leito em espuma começa também a ser assente. Nota 20 também para este produto: Com os testes que fiz, o rolamento dos comboios será ainda mais silencioso que com a cortiça.


Imagem
Já posso começar a assentar a via. Tudo foi colado à base de cola-quente (para o roofmate e esferovite das rampas) e cola de madeira (para o leito de via). Entretanto percebi que deveria ter colocado uma camada de ligadura engessada entre o leito de via e a base, para dar consistência à coisa... não o fiz. (nota mental: seguir as instruções dos produtos). Vamos esperar que tudo corra bem.


Vamos ver como correm as coisas...

Abraços a todos.
Responder