Evolução de uma maqueta em fotos... Escala N.

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Pronto.

Aqui vai:
Imagem

Feliz ano novo.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Está a evoluir bem. Gosto bastante desses níveis todos, dos túneis e das pontes.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos

Primeiro foto-update do meu blog deste ano. Com novidades fresqunhas de.... (raios, ainda tenho que desenvolver um nome para coisa), bem do meu layout!

Primeiro, gostava de vos mostrar onde faço os meus trabalhos modelisticos: É modesta, mas a pouco e pouco a coisa vai crescendo:

Imagem

Vamos ao que interessa.
Conforme a última mensagem estou dedicado a fazer a electrificação do layout, visto que o controlo do mesmo é, neste momento, analógico. Posto, isto, há que cortar carris, fazer os cantões, soldar fios, construir um painel de controlo, etc...

Imagem
A confusão dos fios,todos eles foram identificados, por forma q que posa desmontar o painel de controlo. Neste momento, apenas os cantões funcionam, faltando colocar uns LED para indicar qual o cantão em funcionamento, e também o motores das agulhas, que apesar dos fios estarem passados, falta efectuar as ligações.

Imagem
O painel de controlo. O controlo é feito com um Gaugemaster com feedback, colocado numa folha de Evergreen de 1,0mm, e os respectivos interruptores para os cantões e agulhas.

Os comboios já mexem, e está a na altura de planificar o cenário. Como já percebi que para mim é difícil manter-me num único tema, o cenário é da minha inteira imaginação, não sendo baseado em nada, mas apenas em modelos que eu gosto. (vai ser comum andarem comboios japoneses ao lado de suíços e espanhóis... até americanos...)

Assim sendo, aqui ficam alguns dos modelos já montados ou em montagem para a maqueta.

Imagem
A fábrica da localidade: KIBRI 37724. Vai gerar movimento de minério, e bobines de aço, carvão (para a caldeira que está no "resto do mundo") entre outros produtos...

Imagem
A estação rural: Vollmer 7521. Ah e tal faz falta uma estação... cá está ela. (só agora percebi que as portadas estão tortas - nota mental: corrigir posição das ditas!!

Imagem
A vivenda do dono da fábrica: Vollmer 7762. Uma oferta de Natal.

Imagem
A cidade (parte antiga) de (inserir nome da maqueta! LOL) estão a ser usados os kits KIBRI 37107 e 37108, com algumas alterações. Os prédio lá atrás são restos de kits da Faller, que foram cortados e eitas as paredes com Evergreen de 1,0mm. os telhados são em resina.

Imagem
Aqui tenciono fazer a minha primeira experiência com água. Vamos ver...

Imagem
Uma geral da maqueta.

Espero que as fotos sejam do vosso agrado

Um abraço a todos.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Boas. Estou a gostar e a maquete promete. Na mesa de comando vai usar leds para sinalizar o estado das agulhas? Aconselho dão muito jeito para saber o estado das agulhas.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Viva.

Sim, é essa a minha ideia.

Obrigado.

Só me faltam arranjar os relés para isso. Nem sei de que tipo são...
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

luis_lopes Escreveu:Viva.

Sim, é essa a minha ideia.

Obrigado.

Só me faltam arranjar os relés para isso. Nem sei de que tipo são...
Boas Luis,

Não precisas de relés. Se usares os micro interruptores para os motores Peco, podes fazer a sinalização.
E é uma sinalização verdadeira, porque se um motor falhar, a sinalização não é feita.
Se quiseres, depois faço um boneco com as ligações.

Abraço,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

toze45 Escreveu: Boas Luis,

Não precisas de relés. Se usares os micro interruptores para os motores Peco, podes fazer a sinalização.
E é uma sinalização verdadeira, porque se um motor falhar, a sinalização não é feita.
Se quiseres, depois faço um boneco com as ligações.

Abraço,
A.Cavaco
É isso. Exactamente como fiz na minha maqueta. A diferença é que liguei o interruptor a um semáforo e não a um painel com leds.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Viva.

Agradeço as dicas, mas não posso usar nem o PL13 nem o PL15.

O PL 13 estou a utilizar para polarizar os frogs das agulhas e não tenho como colocar o PL15.

Daí querer uns relés....

Obrigado.

Abraço.
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

luis_lopes Escreveu:Viva.

Agradeço as dicas, mas não posso usar nem o PL13 nem o PL15.

O PL 13 estou a utilizar para polarizar os frogs das agulhas e não tenho como colocar o PL15.

Daí querer uns relés....

Obrigado.

Abraço.
Utilizas o PL13 para actuar os relés e daí tiras para polarizar os frogs e actuar os leds de posicionamento.
Para cada agulha precisas de 1 relé com pelo menos 2 contactos inversores.
Se quiseres utilizar para mais alguma coisa terás de ter mais contactos ou duplicar o relé.
Existem no mercado relés para 12 VDC, acho que se aguentam com os 16VDC dos circuitos auxiliares.
Se quiseres usar 24 VAC, só para actuar os relés, arranjo-tos com 2 ou 4 contactos inversores.
Para os 24 VAC, compras um transformador de campainha. Isto não arranjo.
Faço também o boneco para as ligações.

Se não quiseres, acho que a Viessmann tem relés de 16VDC, mais caros que os meus claro. :2funny:

Abraço,
A.Cavaco
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Sim podes usar relés de 12V e usar uma fonte de 12v ou então usar relés de corrente alterna de 12 ou 24V tendo apenas de usar um transformador. Eu na minha maquete uso os comutadores PL15 ficando um comutador para os leds da mesa de comando e o outro comutador para os circuitos de sinalização, mas não tenho as crossimas alimentadas (que não era má ideia alimenta-las, evitava alguns aterros)
Responder