Normas "Maquetren" - Escala H0 (1/87)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
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Barboto
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Este item é dedicado às normas publicadas pela revista Maquetren, respeitante, quer à via dupla, quer à via única.

As normas normas para a via única, denominadas de MQ-40, foram publicadas nos números 208 e 210.

Marcos Conceição
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
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rui ferreira
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Boa Partilha. :afro: :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Giancarlo VAlente
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Obrigado pela oportuna partilha.
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isantos
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Alguém tem as normas de via dupla sff?
Pelo que vi nas normas, não percebo qual é a altura a que o topo dos carris tem de estar, ou seja nas laterais das normas dizem que a altura da madeira é de 90mm, mas é até à base de assentamento das linhas ou até ao topo dos carris?

Please..... :unknw:

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rgtn
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Suponho que seja ao topo dos carris, dada a diferença de perfis do carril ( 50, 75, 100 ) :hum2:
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isantos
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Já percebi......bastou ler com atenção as normas. :cadeira:
Na página dois tem um esquema que explica que o topo dos carris fica a 9,5mm acima do topo dos 90mm.

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Joao Joaquim
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isantos Escreveu:Alguém tem as normas de via dupla sff?
Editei a primeira mensagem deste tópico e adicionei as normas para a via dupla. :afro:
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isantos
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Obrigado. :afro:

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Barboto
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isantos Escreveu:Já percebi......bastou ler com atenção as normas. :cadeira:
Na página dois tem um esquema que explica que o topo dos carris fica a 9,5mm acima do topo dos 90mm.

Cumprimentos
O topo dos carris em relação ao pavimento terá de ficar "sensivelmente" aos 1140 mm. O topo dos carris é de fato o mais importante, dada a diferença de altura do carril, função da marca e do tipo de via utilizada e respetivo código, bem como da construção da caixa do módulos e material utilizando para subir o leito das travessas e assim criar o efeito da camada de balastro.

Como é óbvio o melhor e dotara os módulos de pés com bases ajustáveis (para mais e para menos), precavendo situações de os módulos estarem assentes num pavimento irregular ou com uma ligeira pendente para escoamento das águas e em que é mais dificil de garantir o nível.

Nas normas só falta a parte da cablagem (para digital), mas se alguém tiver necessidade das mesmas, poderei colocá-las. Porem as mesmas carecem de uma pequena explicação quanto ao conceito que está por detrás das mesmas.

Marcos Conceição
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isantos
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Barboto Escreveu:
O topo dos carris em relação ao pavimento terá de ficar "sensivelmente" aos 1140 mm. O topo dos carris é de fato o mais importante, dada a diferença de altura do carril, função da marca e do tipo de via utilizada e respetivo código, bem como da construção da caixa do módulos e material utilizando para subir o leito das travessas e assim criar o efeito da camada de balastro.

Como é óbvio o melhor e dotara os módulos de pés com bases ajustáveis (para mais e para menos), precavendo situações de os módulos estarem assentes num pavimento irregular ou com uma ligeira pendente para escoamento das águas e em que é mais dificil de garantir o nível.

Nas normas só falta a parte da cablagem (para digital), mas se alguém tiver necessidade das mesmas, poderei colocá-las. Porem as mesmas carecem de uma pequena explicação quanto ao conceito que está por detrás das mesmas.

Marcos Conceição
Obrigado Marcos.
Sim era fantástico que pudesses colocar aqui o conteúdo sobre a parte da cablagem, porque apesar de ainda estar muito distante já me começa a fazer confusão. :tease:

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