Este item é dedicado às normas publicadas pela revista Maquetren, respeitante, quer à via dupla, quer à via única.
As normas normas para a via única, denominadas de MQ-40, foram publicadas nos números 208 e 210.
Marcos Conceição
Normas "Maquetren" - Escala H0 (1/87)
- Barboto
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Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
- rui ferreira
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Boa Partilha.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
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Linha do Oeste
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Obrigado pela oportuna partilha.
- isantos
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Alguém tem as normas de via dupla sff?
Pelo que vi nas normas, não percebo qual é a altura a que o topo dos carris tem de estar, ou seja nas laterais das normas dizem que a altura da madeira é de 90mm, mas é até à base de assentamento das linhas ou até ao topo dos carris?
Please.....
Cumprimentos
Pelo que vi nas normas, não percebo qual é a altura a que o topo dos carris tem de estar, ou seja nas laterais das normas dizem que a altura da madeira é de 90mm, mas é até à base de assentamento das linhas ou até ao topo dos carris?
Please.....
Cumprimentos
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- Joao Joaquim
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Editei a primeira mensagem deste tópico e adicionei as normas para a via dupla.isantos Escreveu:Alguém tem as normas de via dupla sff?
- Barboto
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O topo dos carris em relação ao pavimento terá de ficar "sensivelmente" aos 1140 mm. O topo dos carris é de fato o mais importante, dada a diferença de altura do carril, função da marca e do tipo de via utilizada e respetivo código, bem como da construção da caixa do módulos e material utilizando para subir o leito das travessas e assim criar o efeito da camada de balastro.isantos Escreveu:Já percebi......bastou ler com atenção as normas.
Na página dois tem um esquema que explica que o topo dos carris fica a 9,5mm acima do topo dos 90mm.
Cumprimentos
Como é óbvio o melhor e dotara os módulos de pés com bases ajustáveis (para mais e para menos), precavendo situações de os módulos estarem assentes num pavimento irregular ou com uma ligeira pendente para escoamento das águas e em que é mais dificil de garantir o nível.
Nas normas só falta a parte da cablagem (para digital), mas se alguém já tiver necessidade das mesmas, poderei colocá-las. Porem as mesmas carecem de uma pequena explicação quanto ao conceito que está por detrás das mesmas.
Marcos Conceição
- isantos
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Obrigado Marcos.Barboto Escreveu:
O topo dos carris em relação ao pavimento terá de ficar "sensivelmente" aos 1140 mm. O topo dos carris é de fato o mais importante, dada a diferença de altura do carril, função da marca e do tipo de via utilizada e respetivo código, bem como da construção da caixa do módulos e material utilizando para subir o leito das travessas e assim criar o efeito da camada de balastro.
Como é óbvio o melhor e dotara os módulos de pés com bases ajustáveis (para mais e para menos), precavendo situações de os módulos estarem assentes num pavimento irregular ou com uma ligeira pendente para escoamento das águas e em que é mais dificil de garantir o nível.
Nas normas só falta a parte da cablagem (para digital), mas se alguém já tiver necessidade das mesmas, poderei colocá-las. Porem as mesmas carecem de uma pequena explicação quanto ao conceito que está por detrás das mesmas.
Marcos Conceição
Sim era fantástico que pudesses colocar aqui o conteúdo sobre a parte da cablagem, porque apesar de ainda estar muito distante já me começa a fazer confusão.
Cumprimentos
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