Normas "Maquetren" - Escala H0 (1/87)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

isantos Escreveu:
Obrigado Marcos.
Sim era fantástico que pudesses colocar aqui o conteúdo sobre a parte da cablagem, porque apesar de ainda estar muito distante já me começa a fazer confusão. :tease:

Cumprimentos
Saudações,

Também tenho a mesma necessidade sobre a cablagem Digital. Se não for pedir muito :baba:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Boas,

deixo aqui o que tenho (temos) feito nos nossos módulos, no ficheiro em anexo está o esquema das ligações eléctricas.

se houver duvidas é só colocar.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Obrigado Jorge. :afro:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

jorge osorio Escreveu:Boas,

deixo aqui o que tenho (temos) feito nos nossos módulos, no ficheiro em anexo está o esquema das ligações eléctricas.

se houver duvidas é só colocar.

:venia: :afro: :venia: :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde!

Anexo a parte relativa à cablagem dos módulos Maquetren utilizando um sistema digital.

Convém desde já distinguir a existência de 4 tipos de "bus":

- "Bus" do Digital, cujo sinal é transmitido aos carris e daqui às locomotivas. Qualquer que seja o sistema/marca este "bus" é essencial;

- "Bus" Alterna, cujo sinal em AC serve para alimentar os acessórios (luzes, motores de agulhas, etc). Este "bus" já existia no sistema analógico com a mesma função;

- "Bus" do Booster (3 fios), cujo sinal vai para os boosters, caso existam ou sejam necessários, no sistema daOutros sistemas/marcas têm outros tipos de "bus".

- "Bus" Loconet, que permite a ligação de todos os comandos adicionais à central. Atenção porque embora seja muito parecido com o do sistema da Roco, a posição dos respectivos condutores (cores)nos extremosdos cabos é inversa nos dois sistemas, pelo que não se devem misturar cabos de ambos os sistemas. A rede/protocolo "Loconet", não é exclusiva da Uhlenbrock, pelo que é possível a utilização de comandos no sistema da "Uhlenbrock" que também utilizem esta rede/protocolo.

Marcos Conceição
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Barboto Escreveu:Boa tarde!

Anexo a parte relativa à cablagem dos módulos Maquetren utilizando um sistema digital.

Marcos Conceição
Boa partilha. :afro:

Sobre esta serie de artigos, á mais alguns capítulos?
Consegui juntar alguns mas perdi-lhe o norte e não sei se houve mais edições. O que diz?? :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde Rui!

Sobre a questão da cabelagem para digital das normas Maquetrem é tudo o que foi publicado.

O Jorge Osório também já tinha colocado um resumo das mesmas, ilustrado com fotos. Porque não ser necessário, neste caso não é referido o "Bus do booster". Isto só acontece por a "Malta do Norte", utilizar a central da Roco, ao invés do sistema da Uhlenbrock, como é prática nos Encontro Ibéricos de Módulos Maquetren.

Marcos Conceição
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

:afro: :afro: :afro:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

Sem querer ser "piquinhas" e sem querer ofender ninguem, queria chamar a atenção sobre um pormenor importante (acho eu)...

É incoreto dizer escala H0. O H0 é so uma bitola, assim como existe bitola (a distancia entre os carris) H0e, H0m.A escala é 1:87, assim com ha escala 1:120 com a bitola TT, a escala 1:160 com a bitola N. :)

Portanto, o H0= 16,5 mm, o H0m=12 mm (mas nao confundir com a escala TT, pois a H0m reprezenta a linha metrica a escala 1:87), o H0e=9 mm bitola (linha estreita de 750 mm a escala 1:87)
Última edição por Cosmin em 06 mar 2013, 12:29, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Cosmin Escreveu:Sem querer ser "picuinhas" e sem querer ofender ninguém, queria chamar a atenção sobre um pormenor importante (acho eu)...
És picuinhas, és! :P
Mas olha que não sei se é incorrecto dar nome à escala. É que 1:87 é o factor de conversão, da escala. Fico na dúvida se não será incorrecto é dizer escala 1:87. :P
Mas nunca tinha pensado no assunto até agora! :biggrin:
Responder