[N ALMEIDA] Dresine CP

Criações e transformações pessoais
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Boas tardes,

Inicio este tópico por forma a dar a conhecer um outro projecto que tenho em andamento e que alguns já poderão conhecer de um outro fórum. Trata-se de uma Dresine (ou Draisine para quem preferir) baseada num protótipo da CP e fabricado originalmente pela francesa Geismar. Apesar de já terem sofrido algumas alterações no que diz respeito ao esquema de pintura a minha será baseada no esquema original em amarelo total da CP. Existem ainda diversos modelos em circulação pelo que me estou a basear num protótipo que fotografei directamente no entroncamento junto ao que julgo ser a oficina destinada a estes equipamentos.

Deixo-vos assim com as fotos mais recentes deste projecto [de realçar que como tenho sempre diversos projectos em andamento eles nem sempre fluem a uma velocidade aceitável :( ]

As laterais da Dresine, nesta versão já com o baixo relevo para os vidros:

Imagem

O detalhe do baixo-relevo e a diferença em relação às primeiras versões que consistiu em adicionar os furos para alguns dos detalhes da frente:

Imagem

Os vidros, algo que é sempre péssimo de fotografar. Também estes têm um friso que permite um encaixe perfeito:

Imagem

O chassis já com o baixo relevo para inserir as laterais, as taipas traseiras e a unidade motriz:

Imagem

Os componentes do telhado, as longarinas têm como objectivo obter no modelo a forma exacta do tecto original:

Imagem

E finalmente, para já, as taipas traseiras. Fotografei junto a uma moeda de 0,50 € apenas para ficarem com uma ideia do tamanho de alguns detalhes, são "aborrecidamente" pequenos!

Imagem

O material utilizado é a estirene.
Assim que tiver progresso publicarei.
Última edição por nalmeida em 20 dez 2012, 15:45, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

Gostei do que vi. Aplaudo a Fabricação Nacional. Somos bons como os estrangeiros em tudo.
Siga a mini ferrovia. :afro:

Cumprimentos

Jose Godinho
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Já comecei a juntar algumas peças do puzzle, para já ficam a faltar alguns ajustamentos, nomeadamente as portas que por alguma razão estão demasiado altas. De notar que nestas imagens nem todas as peças estão coladas pelo que poderão parecer desalinhadas:

Imagem

Aqui pode notar-se esse desalinhamento, já efectuei algumas correcções com massa de modelar:

Imagem

E de outro ângulo:

Imagem

No fim de semana vou tentar avançar com os para-choques.
M Vicente
Participante
Mensagens: 164
Registado: 17 out 2011, 22:42

Épá!!!!, que trabalho fantástico, caro amigo. :clap:

Parabéns pela qualidade e perfeição que demonstra, está excelente.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Extraordinário Nuno. :afro:

Cumprimentos
Cumprimentos
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Com a carroçaria principal pronta entramos na fase mais difícil, a detalhagem! Esta é a que considero a fase mais difícil e morosa pois não só os detalhes são pequeníssimos como entramos na fase em que temos de decidir o que vamos representar e o que vamos omitir.

Não sendo uma regra universal, eu por norma opto por omitir todos os detalhes que representados à escala 1/87 tenham uma dimensão inferior a 0,04 mm. Realço ainda que a fotografia macro (ainda que de baixa qualidade neste caso) não perdoa e todos os pequenos "erros" aparecem destacados nestas circunstâncias. Acresce ainda a dificuldade de fotografar estirene em estado bruto pois devido à sua cor uniforme a percepção do detalhe é bem mais difícil.

Apesar dos condicionalismos deixo-vos com fotos dos mais recentes progressos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E de seguida teremos ainda mais detalhagem, neste caso será o chassis!
Avatar do Utilizador
luis gaspar
Participante
Mensagens: 116
Registado: 03 out 2011, 21:11

Estou a seguir este trabalho com muito interesse, e dou desde já os parabéns pelo excelente resultado.

Cumprimentos
Luis Gaspar
Avatar do Utilizador
Eduardo Cabrita
Participante
Mensagens: 16
Registado: 03 set 2012, 00:50
Localização: Portimão

Gostei muito de ver esta obra de arte, é idêntico a um que está parado aqui na estação de Portimão tirando alguns pormenores. Gostava de saber que chassi foi utilizado.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
Eduardo Cabrita
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Obrigado pelos cumprimentos Eduardo. Se não fosse a Nohab a Dresine estaria quase acabada.
O chassis foi feito por encomenda pelos australianos da Hollywood Foundry.
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Mais uns progressos na Dresine, esta versão foi redesenhada do zero para um possível futuro em kit, sem promessas no entanto.

Fica para já a imagem dos componentes, neste caso estão desmontados pois estão à espera da pintura. A montagem será feita à posteriori:

Imagem

E aqui uma foto sem os pára-choques, o chassis inferior e as taipas traseiras e outros pequenos detalhes:

Imagem

A pintura será o próximo passo.
Responder