Por onde começar?

Modelismo à escala
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

Viva!

Eu gostaria de iniciar-me neste hobby mas não faço ideia por onde começar, o que comprar, o que ler, etc....


Alguém pode-me sugerir sites que sejam uma optima ajuda nesta fase?

cumpts.
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Bom dia,

Existem algumas boas revistas da especialidade, infelizmente nenhuma em português.
A MAQUETREN, espanhola
A MODEL RAILROADER em ingles
A LOCO REVUE em francês
Existem também em alemão, não me pronuncio sobre elas, porque não sei a língua dos "kraut".
Existem também DVDs explicativos. Uma busca na net trará resultados.

Para começar, deve decidir, de acordo com o espaço que tem, a escala em que escala quer trabalhar.
A mais comum é a H0 (1/87), esta é a mais divulgada. É nesta escala que são por exemplo feitos os módulos que se utilizam nas encontros realizadas em Portugal.
Existe depois a N (1/180), mais pequena, consegue-se fazer mais em menos espaço. Hoje, já muito divulgada e com muito material à disposição. Não se realizam, por enquanto, encontros de módulos N em Portugal. Em Espanha, estes encontros já começam a ser comuns.
Existem ainda a TT (1/120), pouco divulgada em Portugal mas já com algum material disponível e, a Z (não recordo a proporção), para esta precisa de uma lupa.
E depois as escalas grandes. Só para quem tem muito espaço ou um bom jardim.

Depois terá de escolher entre a CC, corrente continua (analógica ou digital) e a "dita" CA, corrente alterna (digital).
A dita CA, é utilizada pela Marklin ( e pela Lionel nos USA). O material marklin é de boa qualidade mas, caro.
Quanto a mim e, esta é uma opinião pessoal, ainda não saiu do brinquedo de qualidade.
Não é comum nos encontros de módulos.

Na minha opinião e, como vai começar, deverá optar por um set de iniciação digital, o analógico está já muito em desuso, da escala que escolher.
Se quiser vir a construir um o mais módulos, para poder participar em futuros encontros, deverá optar pela escala H0 e DC digital, vulgo DCC.

Se estiver na zona do Porto, contacte a malta do Norte. Como promovem encontros com regularidade poderá ver "in loco", alguns trabalhos e, são boa gente.
Algures no fórum encontra fotos destes.

Espero ter sido útil nesta pequena explicação.
Qualquer duvida mais, disponha.

Cumprimentos,
A.Cavaco
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

E onde comprar??
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Só lhe posso aconselhar lojas na zona de Lisboa.
Na zona do Porto terá de ser outro forense a indicar.

Estas são as principais, as outras existentes são marginais em termos de modelismo ferroviário.

Comboios Electricos.com em Oeiras - www.comboioselectricos.com

A Gotita em Lisbos, Av de Paris - www.agotita.pt

Lá encontra revistas e tudo o mais.

Cumprimentos,
A.Cavaco
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

Os starter kits são tantos e tão variados que me sinto um pouco perdido. A unica coisa de que tenho a certeza é que gostava de começar com uma locomotiva a vapor. Algum starter kit até 500 euros que me recomendem?

cumpts.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Boas caro AF82,

Pois compreendo perfeitamente o que sente ao iniciar o hobby, eu passeio pelo mesmo, completamente perdido no meio de tantas opiniões diferentes, e todas elas nas mais diferentes áreas.... dramático!.. Acho que é a parte mais difícil.


O que fiz na altura foi tentar ler um pouco Foruns revistas etc etc... haver se apanhava o "fio á miada", porque ao inicio quanto mais vemos e lemos, mais baralhados ficamos!... é mesmo assim.
E começamos haver que os "combozitos", é um hobby bem mais complicado e mais complexo do que ao inicialmente poderíamos pensar, tipo criar o cenário é já está!... mas não é bem assim.


Eu comecei por ver em 1º que sistema iria escolher DC ou AC, e aqui penso eu , está o fundamental da questão !... Talvez começar a ver o tipo de material que existe para os dois sistemas, se bem que hoje já é praticamente igual (a ser mais favorecido o sistema DC, pela diversidade de fabricantes).


Se estiver interessado em adquirir material Português ou espanhol, aconselho o DC, porque os principais fabricantes de este tipo de material têm o Dc sempre na 1ª linha, e o Ac em 2º plano, nalguns casos nem o fabricam.


Na questão do DC, ou DCC, neste momento é claramente o mais utilizado, pelo menos nalguns países como é o caso do nosso e a vizinha Espanha. As exposições os eventos, o sistema base é o DC.


No meu caso acabei por escolher o Sistema AC, na minha opinião tem mais vantagens, mas claro na minha opinião!.... isto é como tudo, uma questão de gosto…. A avaliação que fiz na altura levou-me para o AC.


Eu na altura que iniciei, achei muito mais piada á questão do vapor, e por ai comecei. Eu quando comecei a escolher o sistema que iria comprar, deparei-me com um pormenor curioso que foi a questão de construção das próprias máquinas…. Existe a meu ver uma grande diferença.


Achei as máquinas da Marklin (AC), mais robustas e melhores construídas do que por exemplo as Roco (DC), as máquinas da marklim na generalidade são construídas integralmente em metal ao contrário das restantes marcas., que é plástico e mais plástico…

Poderá ser uma questão a Favor, com uma contra depende do ponto de vista…. Eu pessoalmente valorizo uma máquina robusta, com boa tração, um motor muito fiável, que é o caso da marklin…. E por isso é conhecida….


Na questão da opinião do CAVACO no que respeita á marklin, eu pessoalmente não concordo com a mesma, mas é mesmo assim…… se todos gostassem do mesmo tb era mau!..


O amigo Cavaco diz, "O material marklin é de boa qualidade mas, caro", eu pessoalmente não concordo, pelo seguinte motivo (por exemplo no caso de uma br 01 vapor) no geral o material DC vem sempre sem decoder (a meu ver acho desfavorável, dai dar a ideia de maquinas mais baratas), não quer dizer que sejam todas, mas quase sempre é assim… e quando não é os valores são iguais aos marklin, ou até mais.


Neste caso, se somarmos o valor do decoder (que pode ser com e sem som), no final vai andar na bitola dos 350/400€. No fundo é o mesmo valor que uma boa maquina Marklin, por isso, não vejo ai grande diferença….


Na questão da Marklin, “ainda não saiu do brinquedo de qualidade”, acho que aqui não posso mesmo concordar com o que diz o Amigo Cavaco, na minha opinião, acontece com a marklin o acontece com a maioria das marcas, têm uma linha de material mais fraco, e outra mais de topo…


Na questão da marklin como “marca comercial”, tem uma particularidade que só acontece nas marcas de “Topo” e menos visíveis, as peças valorizam no geral com o passar do tempo…o que é bom!..


Na questão da escala, concordo plenamente com as palavras do Cavaco.

Neste forum já se tinha uma vez abordado o tema do AC e DC, deixo o link

viewtopic.php?f=58&t=2189


Espero ter ajudado
Um abraço
Carlos alves
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
AF82
Participante
Mensagens: 20
Registado: 22 jul 2012, 18:10

Viva!

Após alguma leitura sinto-me inclinado a escolher um sistema marklin.

Que vos parece este:

http://www.comboioselectricos.com/html/ ... M29240.jpg


?


Cumpts.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 574
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

:facepalm: :facepalm: :facepalm:

Não tenho nada contra, mas ao contrário dos outros sistemas esse tem mesmo um tecto!

É simplesmente a minha opinião e de tudo que tenho escutado, acho mesmo que pesquises ainda mais.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

AF82 Escreveu:Viva!

Após alguma leitura sinto-me inclinado a escolher um sistema marklin.

Que vos parece este:

http://www.comboioselectricos.com/html/ ... M29240.jpg


?


Cumpts.

boas,

esse set é giro, mas existem sets Marklim mais completos, e bem mais completos do que esse!... aconcelhava-te a ir para um set com uma locomotiva com som, é logo outra coisa.

mas é tudo uma questão de gosto.

Aconcelho-te a ir uma loja da especialidade e veres ao vivo, de forma a poderes escolher o que mais gostas.

se precisares de alguma ajuda, é só dizer!...


Em relação ao Comentário do amigo Jorge Osorio, nem concordo nem discordo!..... é uma questão de gosto...

Marklin é marklin... :afro:
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Boa tarde,

Esse set é engraçado. Pode ser um bom começo.

Quanto a AC ou DC, é como tudo na vida uma questão de gosto.
Tal como Marklin ou outra.

Quando recomecei com o hobby, depois de fazer algumas pesquisas, decidi-me pelo N, depois de ter várias peças e uma maquete, aquilo aborreceu-me por 2 motivos. Na altura a variedade era menor e, tinha muitos problemas de contactos.

Decidi ir para a H0 e, fui para a Marklin. Qualidade, robustez, etc.. Tenho umas quantas peças.
É sem sombra de duvida muito bom material mas, com o tempo fui refinando os gostos e a riqueza de pormenores que se obtêm numa locomotiva de plástico, não é a mesma numa de metal. Dentro da mesma escala de preços.
E os verdugos que parecem cortadores de fiambre? Sou um feroz adepto do RP25

Veja-se o exemplo da 1400 da Sudexpress. Em metal, quanto custaria?

Na questão do metal ou plástico, voltamos à questão do gosto. Eu não quero locomotivas como arma de arremesso.
E mesmo em plástico há locos bem pesadinhas. Veja-se a 333 da Mehano.

Hoje estou alegremente no DCC, decisão de que não me arrependo.
Mantenho, no entanto, toda a colecção de N e Marklin.

Cumprimentos e boa escolha.
A.Cavaco
Responder