Pequeno diorama para fotografias

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Durante este fim de semana lembrei que poderia fazer um pequeno diorama muito simples para tirar umas fotos aos meus modelos novos.

Com restos de material que foi ficando, meti mãos à obra, e durante esta manhã, em duas horinhas fiz isto:
Imagem
A base do diorama, em roof mate. Nem sei ao certo as medidas....

Imagem
O leito de via. Como não tinha cortiça disponível, e tinha uns pedaços de PVC que sobraram de outros trabalhos, cortei com a medida correta para dar suporte è via. Colei estas peças ao PVC com cola para poliuretano.

Imagem
Colei a via com cola de plástico da FALLER. Segurei a via durante uns minutos com pioneses. Enquanto a cola secava, fui começando a dar forma à morfologia do terreno.

Imagem
Aqui, um pequeno ensaio com postes de catenária da Viessmann, Como a maior parte do material que tenho é elétrico, faz sentido. Creio que neste momento estão em número exagerado.

A via já está colada, e agora vou ver se tratado de a começar a pintar. A base precisa agora de ser lixada, para tirar o maus aspeto que o roofmate tem. Fica para amanhã.

Abraços a todos.
Última edição por luis_lopes em 24 jul 2012, 11:25, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Boa tarde Luís,

A ideia parece-me excelente e com poucos materiais é uma forma de se fazer algo.

É certo que sem uma estrutura de madeira não tem uma base sólida. Porém para quem não tem grande experiência em trabalhar a madeira é uma excelente opção, sobretudo para quem se quer iniciar no modelismo ferroviário de uma forma simples e rápida e que pode ser colocado sobre um móvel de casa sem problemas de maior, ou seja, de riscar o mesmo.

Estou ansioso para ver o resulta final do trabalho que já promete.

Cumprimentos,

Marcos Conceição
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá Marcos.

A ideia é mesmo essa: Aproveitar as sobras que tenho lá para casa para fazer um pequeno diorama, só para tirar forotgrafias aos meus modelos.

Vamos ver como corre.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Barboto
Participante
Mensagens: 183
Registado: 28 fev 2011, 11:04
Localização: Lisboa
Contacto:

Luís,

Para quem se inicia neste hobby não se pode dizer que seja aproveitar as sobras, mas por certo significará um gasto mínimo.
Já para quem já fez mais trabalhos, como é o teu caso, será uma excelente forma de aproveitar as sobras para fazer algo de útil e interessante. Neste caso o objetivo é mesmo fazer algo para poder tirar fotos ao material e ao mesmo tempo mostrar como se pode iniciar.

Em tempos de crise como aquele que atravessamos, há que aproveitar as sobras que temos, mesmo que isso signifique fazer mais pequeno.

Marcos Conceição
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá Marcos.

Tem toda a razão,. Quem se inicia no hobby não tem sobras... e uma placa de roofmate custo o quê? 2,50eur?

Vamos nessa.

Hoje foi dia de fazer mais qualquer coisa, mas não deu para muito, pois o tempo foi curto.

Imagem
Agarrei numa folha de lixa para madeira 80, fui para a janela e comecei a dar ao braço. Foi aqui que me lembrei o porquê de não gostar muito de trabalhar com roofmate para maquetas. No entanto, para este diorama serve perfeitamente. Consegui retirar as mascas da lâmina do X-Acto que utilizei para fazer os cotornos do terreno.

Imagem
Durante a mudança de casa, o meu pai pintou-me umas paredes com um castanho muito neutro, muito pálido. Sobrou um pouco dessa tinta para a cor base. Normalmente usamos o castanho chocolate para dar a primeira cor, mas vim a descobrir, graças ao Chris Nevard (www.nevard.com) que estamos errados. Ao usarmos cores mais abertas, mais pálidas iremos dar a sensação de espaço, e não de brinquedo. Vamos ver como corre.

Este diorama irá servir de base para testar diversas técnicas que fui lendo nas revistas que vou adquirindo. As revistas mensais (Maquetren, Mas Tren, Raiway Modeller, Continental modeller, EisenBahn e MIBA, etc...) apesar de caras, são excelentes instrumentos para quem, como eu, tenta chegarum pouco mais acima na realização de maquetas...

Abraço a todos.
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Boas Luis,

É uma boa ideia. Também fiz um há pouco para esse efeito.
O meu é maior, dá para uma UTE. Vou colocar fotos.

Continua.

Abraço,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Viva Cavaco.

Mostre lá esse diorama! :)
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Seguem mais uns progressos no diorama.

Depois da camada inicial de tinta, foi a vez de tratar dos carris. Com o Flat Brown da Vallejo com uma gota de preto, pintei o carris com o aerógrafo.

O resultado foi este:
Imagem

Depois de seco, dei um pouco do Medium Grey também Vallejo, mas desta vez usando a técnica do pincel seco. Esta técnica foi utilizada para fazer sobressair os detalhes da solipas.
Peço desculpa pela má qualidade, mas foi o melhor que consegui.
Imagem

Depois comecei a colocar as várias camadas de cenário: o terreno base, pequenas pedras, vedações, etc... É nesta altura que se começa a dar a tridimensionalidade ao diorama.

Imagem
Imagem

Nesta última fase, o trabalho mais maçador do modelismo ferroviário, mas também o que dá mais prazer e o que começa a dar o ar de ferrovia... o balastro.
Imagem

E assim passei umas horinhas durante o dia de volta do meu diorama simples...

Abraços a todos.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

parabens luis, tá a ficar com muita bom aspecto :afro:

carlos
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Boas Luis,

Está a ficar muito bom.
A ideia de colocares a linha na diagonal, foi muito interessante.

Há um pormenor, no entanto. Não estarão os postes de catenária demasiado juntos?

Abraço,
A.Cavaco
Responder