Maqueta modular escala N - Nuno Martins

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
alfacinha
Participante
Mensagens: 12
Registado: 14 mai 2012, 21:28
Localização: Funchal

Olá a todos,

Apresento-vos a minha maqueta modular em escala N, ainda em fase de construção.
Inicio da construção abril de 2012, peço desculpa pela pouca qualidade da foto, mas foi tirada com o telemovel :)
Medidas de cada modulo 60x80 cm
Quantidade de modulos 5

Espero que gostem, agradeço criticas e sugestões.

cump
Nuno Martins
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá,

uma pequena sugestão: curvas e contracurvas usando vias segmentadas, são sempre de evitar. Especialmente nas partes vísiveis do layout. Sugeria a substituição por um troço de via flexível de forma a tornar o "S" mais alongado e natural. Afinal, naquele local até existe espaço para isso, e o aspecto irá ganhar e muito...

Abraços
rp
alfacinha
Participante
Mensagens: 12
Registado: 14 mai 2012, 21:28
Localização: Funchal

boas,

boa ideia vou experimentar, ainda existe espaço para alterações, as vias ainda não foram fixas, isso só ira acontecer quando a base dos 5 modulos estiverem concluidos.
obrigado pela sugestão.

cump
nuno martins
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Com todo o prazer :)

já agora mais umas regras:
+ evitar as vias paralelas em relação aos extremos/limites do tabuleiro. Qualquer ângulo, mesmo que muito ligeiro, melhora a imagem.
+ apertar as curvas em zonas invisíveis para poder alargar ao máximo as das zonas vísiveis.
+ o solo, por norma, é irregular. Evitar a aparência de tabuleiro com vias em cima.

e existem muitas mais, certamente que outros foristas quererâo participar...

Boa sorte
rp
Avatar do Utilizador
luis
Participante
Mensagens: 61
Registado: 15 jul 2011, 17:52

Escala N, eu gosto muito, Força com isso :)
alfacinha
Participante
Mensagens: 12
Registado: 14 mai 2012, 21:28
Localização: Funchal

boas,

Embora esta não seja a 1ª maqueta que dou inicio, esta eu pretendo terminar :) surgio-me uma duvida, como fixar as linhas...
em anteriores maquetas eu tenho usado cola cianoacrilato, o que torna as colagens rapidas mas impossibilita que as linhas sejam retiradas sem dano.
alguem tem alguma sugestão diferente?

cump
nuno martins
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

alfacinha Escreveu:boas,

Embora esta não seja a 1ª maqueta que dou inicio, esta eu pretendo terminar :) surgio-me uma duvida, como fixar as linhas...
em anteriores maquetas eu tenho usado cola cianoacrilato, o que torna as colagens rapidas mas impossibilita que as linhas sejam retiradas sem dano.
alguem tem alguma sugestão diferente?

cump
nuno martins
Cola branca para madeira! :biggrin:

Vantagem: é barata, permite uma boa colagem e descola com relativa facilidade e sem provocar danos nas vias.
Desvantagem: só mesmo o tempo de colagem, mas deixando de um dia para o outro é suficiente e nem é assim tanto tempo. :afro:
alfacinha
Participante
Mensagens: 12
Registado: 14 mai 2012, 21:28
Localização: Funchal

Joao Joaquim Escreveu:
Cola branca para madeira! :biggrin:

Vantagem: é barata, permite uma boa colagem e descola com relativa facilidade e sem provocar danos nas vias.
Desvantagem: só mesmo o tempo de colagem, mas deixando de um dia para o outro é suficiente e nem é assim tanto tempo. :afro:
Obrigado !!
epá juro que era a ultima cola que eu iria experimentar :)
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

alfacinha Escreveu: Obrigado !!
epá juro que era a ultima cola que eu iria experimentar :)
Para colar as linhas eu uso-a pura, mas há quem a dobre em água.
Pessoalmente prefiro utilizá-la directa do frasco em vez de a diluir, quando colo as vias ou a cortiça. Diluída só mesmo para o balastro.

Mas vamos ver se aparece mais alguém com mais experiência com outros conselhos.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

uma dica da minha parte tambem, ja que nao se paga imposto sobre isso :uwi:

como o João tava a dizer, cola branca para madeira, sem diluir.eu recomendo cola rapida (aqueles frascos amarelos ), aplicada um fio fino entre as linhas e deixar secar bem.depois de secar,torna-se transparente.
mais uma....a base de cortiçao sobre qual assentam as linhas, nao colar com cola de madeira a base de diorama.uma cola elastica, tipo cola de contacto, é mais indicada.depois de colada a base de cortiça, colar as linhas a cortiça com cola de madeira.a razão é o barulho.a cola de madeira, depois de seca, torna-se rija, como o conjunto todo e transmite os ruidos a base, ou ate os amplifica.por isso, colar a cortiça com uma cola elstica, vai criar uma zona flexivel e os ruidos nao passam tao facil.falo por propria experiencia, colei as linhas com cola de madeira, sem zona flexivel e agora nem preciso de descodificadores de som :P , as maquinas a passarem fazem um basquiero... :angry2:
Responder