Página 1 de 1

Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 27 mar 2012, 09:24
por Barboto
Bom dia a todos,

Em anexo coloco as fotos do módulos "Rotunda/Redonda", feito por mim e pelo António Espada, utilizando a rotunda para PECO com a referência LK-55, para carril código 100, demonstrando que é possivel a sua aplicação num módulo.

É claro que o ideal seria fazê-lo em 2 ou mais módulos, como sucedeu com o pessoal da Associação de Noain "ANAF", porque isto obrigou a que as linhas gerais, via dupla nete caso, fizesse um enorme desvio o que penaliza um pouco a circulação dos comboios, sobretudo com alguma velocidade.

A rotunda é acionada manualmente, utilizando um mecanismo da Mecano e um varão de aço a fazer de manivela/transmissão.

Marcos Conceição

Re: Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 27 mar 2012, 09:35
por mertola1977
:) Muito porreiro sim sr... :afro:

Bom trabalho

Abraço
carlos

Re: Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 27 mar 2012, 17:17
por mafonso
Já permite as inversões. :afro:

Re: Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 27 mar 2012, 19:57
por Jorge Seia
Boas
Eu estava a pensar fazer um módulo com uma rotunda fleischmann com 90 cm de largura.
Será muito largo?

abraço
jorge

Re: Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 27 mar 2012, 22:01
por jorge osorio
Seia!

Nada, ou nenhum módulo, é impossível de concretizar nas oficinas do "costume"

Marcos está muito fixe, parece que a vinda ao Norte deu alguns frutos.

Re: Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 27 mar 2012, 22:02
por Jorge Seia
Isso sei eu, estava só a meter-me com eles.... :biggrin:

Re: Módulo "Rotunda/Redonda"

Enviado: 28 mar 2012, 09:04
por Barboto
Bom dia Jorge Seia e Jorge Osório,

Colocar uma rotunda de 90cm de diâmetro num módulo não é impossível, desde que o mesmo tenha mais de 1,00 m de largura. Porém o que pode acontecer é que o espaço para as vias ser reduzido. Não sei se no Encontro de Torres Vedras repararam na estação de Noaín. Tinha uma rotunda da Fleichmann, cuja inserção está muito bem conseguida, porém foi necessário mais do que um módulo e com cerca de 60 cm de largura.

Este módulo da "Rotunda/Redonda" já é antigo. Foi iniciado em 2004 e apresentado pela primeira vez em 2005 no encontro de Astroga. Também já participou em algumas exposições nacionais, nomeadamente na MotorClássico na FIL em 2006, nos tempos da AMFP, que o João Joaquim bem conheceu.

Marcos Conceição