Anseriz Railways - Modulos Caixas APA

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Imagem

Anseriz Railways - Modulos Caixas APA

Olá hoje vou desenvolver um tema que estou a pensar fazer num futuro próximo, a ideia é a de fazer pequenos modulos de modelismo ferroviário, na escala H0 1:87, de forma a que cada modulo seja um pequeno cenário do mundo em miniatura dos comboios, com paisagens, casas, pequenas estações, pequenos troços de linha ferroviária, e que os modulos depois de feitos se possam ligar entre si e formar um conjunto ficando como que uma maquete, um cenário maior com mais pormenores, e detalhes, e que os mesmos se possam ligar entre si alternando a disposição, das mais variadas maneiras, podendo ser feitos sempre cenários diferentes, esta ideia é apenas um conjunto de várias, a que fui buscar inspiração, noutros locais, e de outros modelistas de modelismo ferroviário, a ideia não é nova, é apenas a minha intrepretação desse conceito, que já tem alguns seguidores por esse mundo modelistico.

Nos Estados Unidos, e na Inglaterra, o conceito é APA Box Model Railroading, os modulos são feitos nas caixas APA da empresa IKEA, por lá fazem o interior dos modulos, noutras escalas de modelismo ferroviário, eu por aqui irei fazer, na escala H0 1:87, que é a minha habitual escala de construção, na base deste fenómeno, estão as caixas de arrumação APA da IKEA, vendidas pela IKEA em Portugal, são bastante simples de montar e quando montadas no seu conjunto são resistentes, e bastante boas para este efeito, o seu preço ronda os 14.99 €.

Neste projecto vou fazer ainda mais pesquisa e desenvolvimento de ideias, mas a base da mesma está feita, fui ao armazem da Ikea e comprei duas caixas APA, e também luzes de led´s, para aplicar na iluminação do interior dos modulos, na minha bancada de modelismo montei uma caixa e coloquei as luzes, e começei a experimentar como irei prosseguir, neste projecto, coloco aqui de seguida as imagens dessa parte, só para vos dar uma ideia, e também fotos de algum do material que costumo usar.

Imagem

Imagem

Imagem

Esta é a caixa de arrumação APA da IKEA.
Imagem
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

A caixa de arrumação da Ikea, e os leds.
Imagem

O inicio da montagem.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Já com as luzes ligadas.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Imagem

Anseriz Railways - Modulos Caixas APA

Olá a todos de novo, aproveito só para deixar alguns link´s onde fui buscar inspiração para estes trabalhos assim dá para verem melhor a ideia, que procurarei fazer por aqui.

Link do fórum The GnAtterBox - The Wharf -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=7840

Link do fórum The GnAtterBox - Sheds and Sandhills -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=7795

Link do fórum The GnAtterBox - Holmes Farm Junction -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=7726

Link do fórum The GnAtterBox - W. H. Atsonur Mine -- APA
http://forum.gn15.info/viewtopic.php?t=8317

Link de Ian Holmes's Album: APA Box Micro Layout
http://www.trainlife.com/albums/view/5113

Link de Big Blue Train Forum - D&RGW on IKEA APA Boxes Modular H0n3
http://www.the-gauge.net/forum/viewtopi ... =18&t=6387

Espero que venha a ser do vosso agrado, até breve, um abraço. :D
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Imagem

Entretanto dei um desenvolvimento nesta construção, pintei a caixa com bondex, mas na verdade não me correu lá muito bem, ainda vou ter de melhorar essa parte, vou lixar tudo e pintar de novo, as fotos que se seguem, é mesmo só para mostar, os avanços que fiz até agora, já coloquei a linha férrea, e também coloquei o terreno, que é esponja de flores, assim fica com mais relevo, também coloquei o balastro, e também coloquei a foto de paisagem, para dar o efeito de profundidade, agora vou caracterizar a linha do comboio, e continuar este projecto.

Imagem

Imagem

Imagem

Nesta foto também estão as pegas que vou colocar na caixa, e as dobradiças para a tampa.
Imagem
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Imagem

Olá a todos, de novo como o bondex não saiu bem, vou lixar tudo e pintar tudo de preto, acho que fica melhor.

E deixo de seguida o esquema das medidas para uma via.
Imagem

Esquema das medidas para duas vias.
Imagem

Ideia para proteger as linhas em transporte, que ainda estou a desenvolver, usarei uma caixa em plastico, de cada lado, que se coloca e tira quando em transporte.
Imagem

Ainda vou procurar aperfeiçoar este conceito, mas as medidas princípais seram estas, qualquer sugestão, dicas ou ideias são sempre bem-vindas, obrigado por acompanharem, até breve, um abraço. :D
josé filipe
Participante
Mensagens: 237
Registado: 19 fev 2011, 22:43

Deixo só um pequeno video, sobre os modulos APA, mas na escala 1:35(mais ou menos), só para dar uma ideia de como irá funcionar, mas na escala H0 1:87, espero que venha a ser do vosso agrado, até breve, um abraço. :D

Gn15 Modules at Rainhill, March 2012

Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Um projecto digno de ser acompanhado. :venia:

Para o pessoal menos esclarecido assim como eu, dá para descrever o material das duas primeiras fotos: o que é e para que serve?? :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Brutal, :afro: em todos os sentidos: a qualidade e prefeição a que nos habituou e agora caixas diorama que dão até para fazer uma maquete. e com a vantagem de o cenario nunca apanhar pó.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia José Filipe

Esse conceito de "módulo" que nos apresenta é mto interessante porque permite recriar "pequenos mundos" autónomos entre si.
Estando o amigo a definir as regras para colocação das vias, será que poderia ponderar um afastamento das vias, no caso de via dupla, entre si, identico ao dos módulos maquetren? Penso que a medida dos módulos maquetren é superior a 1 cm. É que se se conseguisse "estandardizar" essa medida, todos os tipos de módulos passarão a ser compativeis uns com os outros, parecendo-me que não será desinteressante ver uma maquete feita com os módulos tipo maquetren e estes módulos "caixa".

Abraço
Jorge

PS: não sei se em cima já se referiu este aspecto, mas a caixa tem as seguintes dimensões C 70 x L 36 x A 29 cm
Responder