Linha de inversão de marcha

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Boas. Estou para iniciar uma nova fase na minha maquete, e nessecito de criar uma especie de triagem oculta, mas esta só pode ter uma linha de acesso o que quer dizer que tenho de inverter as locomotivas.
Como fica mais facil manobrar~, estou a pensar em fazer uma especie de gota, o comboio entra faz a 1ª agulha e segue ao dar a volta chega de novo á 1ª agulha mas agora na desviada pelo que para sair vai ter de parar inverter a polaridade , manobrar a agulha e finalmente seguir viagem.
Sei que há modulos digitais para este efeito , mas pode ser feito manualmente ou automaticamente com sensores e relés? Queria um sistema simples que desse tanto em analogico como em digital. Só para analogico faço-o na boa mas em digital tenho algumas dividas.
Agora uma outra duvida, tenho utilizado o sistema digital na minha maquete com senssores de corrente, estes funcionam bem e as locomotivas em dcc tambem , porem tenho ouvido dizer que estes sistemas não dão em dcc, que dizem.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

eu utilizo um modulo electrónico Lenz, LK100, para os loops - a tal lágrima. o modulo da tanto para digital como para analógico e funciona a base de relés. O preço é um bocado puxado, uns 60-70 euros.
Uma procura no google pode resolver o problema, sei que há uns módulos a base de electrínica e mais baratos.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Eu uso este http://www.ebay.com/itm/Digitrax-AR1-Au ... 58913e78fe na minha placa giratória DCC e funciona perfeitamente.
Mandei vir 2 dos EUA e não paguei direitos alfandegarios.
Cosmin
Participante
Mensagens: 442
Registado: 16 dez 2011, 01:03
Localização: Vila Nova de Gaia

pelo que vejo, a deteçao é electronica, sendo muito melhor que o LK100.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Muito obrigado. Vou procurar ideias de esquemas na net, mas está a parecer que posso usar a ideia que tenho.
Responder