Olá CostaSantos,
Acho que para aplicar um sistema de detecção de locomotivas, o método de controlo (DC ou AC ou DCC)é pouco relevante.(excepto no DC e com sensores de corrente. Se em DC as locomotivas tiverem paradas não é possível detecta-las)
Assim, falando dos tipos de sistema que há para localizar locomotivas, vou enumerar 5 que conheço:
1-Sensores Magnéticos (Fácil,€)
2-Sensores de Corrente (Médio,€€)
3-Sensores de infravermelhos ( Médio,€€ )
4-Sensores (de Infravermelhos) Lissy da Uhlenbrock (Difícil,€€€€€€)
5-Sensor com FeedBacks (Difícil,€€€€€€)
Agora vou fazer uma breve descrição de cada um:
1 - Sensor Magnético
(Já algumas marcas implementaram este método Roco, ...)
É constituído por 2 elementos:
-- Um íman que deve ser colado debaixo das locomotivas

-- Uma ampola ( em inglês chama-se reed switch) que se deve colocar no sitio de uma sulipa
E funciona do seguinte modo: A ampola tem 2 contactos e quando se aproxima um íman(4mm), esses dois contactos juntam-se, simples.
A Roco vendia a ampola disfarçada de "Sulipa" para meter de baixo da linha ...
(Recentemente apareceram uns sensores de "efeito de Hall", que quando são sujeitos a um campo magnético mudam de estado. Mas são caros, dificeis de encontrar em Portugal, requerem electrónica avançada blá blá blá)
2 - Sensor de corrente
Este sensor é baseado no seguinte principio: Temos de alimentar independentemente cada secção da nossa maquete, e depois ligamos cada fio de alimentação de secção a uma caixinha que recebe um fio principal de alimentação. Esta caixinha depois mede independentemente a corrente que vai para cada secção, e se estiver uma locomotiva numa secção, vai haver corrente a passar e a caixinha informa a secção em que a locomotiva está.
Há depois vários modos de informar: há a comunicação S88, e há agora uns barramentos mais modernos.
Eu já fiz aqui no forum um tutorial a explicar o modo S88.
Sensor de corrente S88
Este método também já foi implementado por várias marcas(Märklin, .....
3 - Sensor de Infravermelhos
Para este método há várias maneiras de implementar e várias opiniões:
1ª Meter um emissor de um lado da linha e um receptor do outro lado.
(Quando passa uma composição o feixe é interrompido)

2ª Meter um emissor e um receptor debaixo da linha a apontar para cima.
(Quando passa uma composição o feixe é reflectido debaixo da locomotiva e recebido no receptor ...
Nem sei se há marcas a fabricar este método mas é eficaz.
Existem sites a dar dicas como fazer ....
4 - Sensor (de Infravermelhos) Lissy da Uhlenbrock
Este método é parecido com o método das balizas do Metro de Lisboa.
1º Tem de se instalar um circuitozinho dentro de cada locomotiva que está ligado ao decoder e tem um emissor de InfraVermelhos que se deve colocar debaixo da locomotiva a apontar para baixo. Este circuito está constantemente a repetir os dados da locomotiva através de sinais do feixe de IV.
2º Tem de se instalar uma caixinha debaixo da maquete, a esta caixinha estão ligados dois receptores de IV, que devem estar instalados na linha entre sulipas, um mais à frente e outro mais atrás ...
Quando a locomotiva passa por cima de um dos receptores, o receptor começa a receber a informação da locomotiva e a "caixinha" que deve estar ligada à central, informa que está a locomotiva nr X a passar etc
Aparentemente este foi o método escolhido pela Maquetren para os módulos, haja €€€ lol
(Eu disse que este método é parecido com o método das balizas dos Metro de Lisboa porque é unidireccional

)
5 - Sensor com FeedBacks
Consiste numa mistura de sensor de corrente e de detectar os "feedback's" (confirmação que receberam o comando ) que os decoders das locomotivas devolvem.
O sistema é parecido com o de sensor de corrente, cada secção da maquete tem de estar isolada e ligada por um fio independente à "caixinha". Cada vez que a central central envia um comando para a linha só uma locomotiva é que recebe o comando e dá um feedback. A "caixinha" é depois capaz de detectar em que saída(secção) é que foi recebido o feedback. Este método também permite saber o número da locomotiva esta em cada secção.
Este método foi implementado pelo módulo EcOSDetector da ESU €€€€€€
O site da OpenDCC explica como fazer um detector destes ....
Sensor Bidi da OpenDCC
......
Há muita escolha, com vantagens e desvantagens ...
(Eu, pessoalmente fiz 3 módulos sensores de corrente, obtendo 24 secções vigiadas da minha maquete. Mas não está fora de questão comprar um EcOSDetector no futuro ... quando acabar a tese, começar a trabalhar e tiver € para isso)