Comando de Agulhas

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
Angelo
Participante
Mensagens: 19
Registado: 14 jan 2011, 16:32

Olá a todos
Tenho uma duvida, mas muito básica que seja é uma duvida. As bobines de comando das agulhas por exemplo das linhas ROCO são alimentadas por AC ou DC?
Esta duvida ocorre porque no manual de instruções do DigitalDecoder 5212 da Viessmann existe as duas possibilidades.
Obrigado
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Olá,

O manual do 5212 deve ser igual ao do 5215
http://www.eurorailhobbies.com/pdf/Vies ... _DE-EN.pdf

Bem, acho que está a fazer confusão numa coisa:
A tensão nas saídas do 5212 não depende da tensão de alimentação.
Ou seja,
A tensão nas saídas é sempre DC, independentemente da tensão de alimentação ser DC ou AC.

isto, porque algures dentro do 5212 a tensão de alimentação é rectificada e passa a ser DC.(Isto por razões de electrónica do 5212, porque é o melhor para alimentar agulhas e porque é o melhor para alimentar semáforos)

A tensão de alimentação de uma bobine de um motor de uma agulha pode ser DC ou AC, sendo a única diferença observável a "força" exercida pelo motor.

(Eu não sou um expert em electro-magnetismo mas posso tentar dar uma explicação. Num motor a força a ser aplicada é aproximadamente proporcional à corrente que está a percorrer a bobine. A corrente pode ser grosseiramente calculada por Ief=Uef/raiz((R)^2+(2*PI*f*L)^2). De onde se pode deduzir que teoricamente uma bobine alimentada por uma tensão continua(f=0), vai fazer mais força que a mesma bobine alimentada por uma tensão AC(f=50Hz). Mas o melhor é sempre experimentar alimentar uma bobine com uma tensão AC e DC e ver os resultados ... :bla: )
Última edição por Luis Carlos em 24 nov 2011, 15:41, editado 1 vez no total.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Angelo
Participante
Mensagens: 19
Registado: 14 jan 2011, 16:32

Bom dia,

Agradeço a explicação, é clara e dá-me para entender perfeitamente como tudo funcioma.

muito obrigado.
Luis Carlos Escreveu:Olá,

O manual do 5212 deve ser igual ao do 5215
http://www.eurorailhobbies.com/pdf/Vies ... _DE-EN.pdf

Bem, acho que está a fazer confusão numa coisa:
A tensão nas saídas do 5212 não depende da tensão de alimentação.
Ou seja,
A tensão nas saídas é sempre DC, independentemente da tensão de alimentação ser DC ou AC.

isto, porque algures dentro do 5212 a tensão de alimentação é rectificada e passa a ser DC.(Isto por razões de electrónica do 5212, porque é o melhor para alimentar agulhas e porque é o melhor para alimentar semáforos)

A tensão de alimentação de uma bobine de um motor de uma agulha pode ser DC ou AC, sendo a única diferença observável a "força" exercida pelo motor.

(Eu não sou um expert em electro-magnetismo mas posso tentar dar uma explicação. Num motor a força a ser aplicada é aproximadamente proporcional à corrente que está a percorrer a bobine. A corrente pode ser grosseiramente calculada por Ief=Uef/raiz((R)^2+(2*PI*f*L)^2). De onde se pode deduzir que teoricamente uma bobine alimentada por uma tensão continua(f=0), vai fazer mais força que a mesma bobine alimentada por uma tensão AC(f=50Hz). Mas o melhor é sempre experimentar alimentar uma bobine com uma tensão AC e DC e ver os resultados ... :bla: )
Responder