Painel de controlo - SOS

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

Bom dia,
Estou a fazer uma maqueta com material dos anos 70 da Marklin, como vou ter uma estação oculta, e quero identificar a posição das agulhas com led. com um comutador simples de dois circuitos isso é relactivamente facil accionando para um lado acende uma cor e para o outro outra. Mas será que não tenho utilizar um comutador tipo botão de campainha? ou posso utilizar um comutador normal deixando as bobinas da agulha ficar em carga?
Mesmo assim como posso ter a certeza que as agulhas se movimentram realmente? Alguem me pode ajudar?
Obrigado
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

E estás a tentar evitar comprar equipamento já feito?
Queres fazer tudo sozinho? Com electrónica?
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

Não é bem uma questão de comprar ou não é uma vontade de ser eu a fazer e neste caso claro com a ajuda de quem saiba.
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Ok então,

1º Para operar as agulhas de modo analógico há 2 opções:

a) Para cada agulha é preciso ter dois botões de pressão, um verde e outro vermelho. Em que um dos botões alimenta uma das pontas da bobine do motor da agulha e o outro alimenta a outra ponta da bobine. Neste circuito a pessoa que está a carregar no botão é que deve ter o cuidado de carregar apenas durante o tempo necessário para o motor da agulha mudar de estado (1 a 3 seg). Carregar mais do que o tempo necessário pode levar a sobre aquecimento.
Estes interruptores existem comercialmente, por exemplo este da Märklin
Imagem
(Eu eu falei em 2 interruptores de pressão, mas também se pode utilizar um interruptor de três posições astável, que volte à posição central)

b) Existe um segundo método parecido com o anterior, também é constituído por dois botões de pressão, um verde e outro vermelho. Mas em vez de estarem ligados directamente ao motor, existe um "Capacitor Discharge Unit", que funciona basicamente como o flash de uma máquina fotográfica, quando se carrega num botão a energia carregada num condensador é descarregada a actuar o motor da agulha. Este sistema é mais seguro para não queimar as bobines, existem muitos sites na Internet a explicar como fazer ...

2º Para detectar a posição da agulha

Bem, no caso de se estar a utilizar uma agulha e um motor de agulha da PECO,
Imagem
eu aconselhava a utilizar 2 fins de curso como este:
Imagem
Um de cada lado do motor da agulha:
Depois, pode utilizar uma fonte DC da sua maquete e com resistências convenientemente escolhidas alimentar dois leds, um Verde e um Vermelho,consoante a posição da agulha.

Estas são as soluções mais simples ... espero ter ajudado
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Bom tutorial! :afro:

Gostei da ideia a utilizar no motor das agulhas para indicar a posição delas! Nunca me tinha lembrado disso!!
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

Boa tarde Luis Carlos,
Obrigado pela informação. Eu quero fugir dos interruptores de compra, queria construir uma painel de controlo com comutadores de mola com 3 posições, mas tenho agulhas da Marklin serie M e não estou a ver como usar o motor da mesma para actuar o led, será que tens alguma informação para esta marca?
Mais uma vez obrigado.
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Eu pessoalmente não uso nenhum material da Märklin.

(Eu fui para a solução mais dispendiosa e preguiçosa do mercado (também porque só tenho 2 agulhas na minha maquete), o motor 4554 da Viessmann, este funciona em analógico ou digital (DCC ou Motorola da Märklin), recria o actuar lento da agulhas reais e também tem aquilo que quer, tem 3 bornezinhos de cobre onde é possível soldar 3 fios e dá o "feedback" da posição da agulha, para acender led's ou actuar relés....
)

Já andei pela a net e forum's a investigar e realmente essas agulhas da "M-Track" são famosas por falhar a actuar.
Imagem

Eu não consegui encontrar nenhuma foto ou esquema dessas Agulhas por baixo, mas acho que elas não foram mesmo pensadas para ter sensores de posição. Por isso a solução passa mesmo por colocar artesanalmente por baixo, "mini-interruptores" ou "mini-fins de curso" a tocar numa das partes mecânicas móveis da agulha de modo a detectar em que estado é que está.

Isto é só mesmo uma opinião, porque deve haver por aqui no forum ou nos forum's da Märklin, algum aficionado da Märklin que te saiba responder melhor à tua questão.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

obrigado Luis Carlos , pelo demonstrado interesse em ajudar. Eu vou tentar na zona de movimento das agulhas que tenho, colocar um contacto que tenho de inventar e ver o que dá. Depois direi o que fiz e os resultados.
farripas
Participante
Mensagens: 409
Registado: 27 abr 2011, 16:54

Caro amigo

Em princípio haverá formas de visualizar a posição das agulhas mais fáceis de fazer. Tente este site que apresenta alguns circuitos muito simples usados em modelismo ferroviário e onde encontra aquilo que pretende logo no inicio do livro.

http://www.railwaymania.com/docs/65/rwmmag02.pdf

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

(Cuidado, o 1º circuito desse livro é muito bonito mas, tal como explica o texto do circuito, o circuito foi feito para motores de agulha que depois de actuarem desligam a alimentação à bobine. E deste modo a bobine não aquece e como permanece tensão nos contactos é possível ter um Led ligado a informar que ordem é que foi dada. De qualquer dos modos este circuito só informa que ordem é que foi dada à agulha, não diz nada sobre o seu actual estado.

O 2º circuito já é outra conversa, porque funciona interruptores de pressão e depois tem um "Flip flop" que memoriza a posição da agulha. Este circuito é muito bonito também, mas os FlipFlops tal como a memória RAM do nossos PC's, quando se desliga a alimentação puff o circuito esquece-se de tudo até ser dada um nova ordem .... e um operador ferroviário quando liga a sua maquete gosta de saber a posição de todas as suas agulhas :estrelas: )
Última edição por Luis Carlos em 25 nov 2011, 21:44, editado 1 vez no total.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Responder