Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Eu na Marinha nem sequer consigo aceder ao forum dentro do horário de serviço!!!!
racia
Participante
Mensagens: 752
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá,

não tem havido desenvolvimentos no módulo A-DOS-TORRESMOS. No entanto vou colocar aqui umas fotos publicadas no FB no final do Verão passado...

Imagem
o entreposto de mercadorias de A-DOS-TORRESMOS fotografado com a velha Kodak da família. Não tenho precisão da data mas terá sido a meio dos anos 70. Recordo-me que estavam a descarregar sacos da camioneta, provavelmente farinha, quando um mercadorias passou apitando... ;o)

Imagem
um simmering longo aguardava ser carregado

Imagem

Imagem
o primeiro vagão de mercadorias que vi com o novo símbolo da CP, a "pasta de dentes". Desde 73 que as 1550 já o arvoravam, as 2600 chegadas em 74 também e, junto com a pintura laranja, começava a ser cada vez mais comum no material motor. No entanto, num vagão nunca o tinha visto... ;o)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços
rp
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Gosto bastante do ambiente criado, a descarga da camioneta é uma boa ideia para dar vida ao módulo.
racia
Participante
Mensagens: 752
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá Nelson,

o módulo está ainda numa fase muito incipiente. Tenho dúvidas sobre como preencher a parte traseira. Estou tentado em usar frontarias de edifícios, mas comprar em plástico ou cartão (Auhagen ou Artitec) com o risco de depois não gostar...

A propósito, estou tentado em mandar vir as canetas da Woodland Scenics para pintar a via. Caso alguem tenha experiência com elas, pode partilhar impressões e resultados sff?

Obrigado
rp
nalmeida
Participante
Mensagens: 506
Registado: 20 jun 2012, 19:05

Nestes módulos com tão pouca profundidade é sempre um desafio enorme tornar essa parte traseira minimamente interessante. Se fica demasiado colorida ou destacada prejudica o que deve ser o ponte de focagem (estação) e se por outro lado ficar demasiado monótona acaba por não cumprir a função de complemento que lhe é destinada. Fico a aguardar com interesse qual a solução adoptada Rui.

No que diz respeito ao envelhecimento da via apenas uso o velho método do spray por isso lamento não poder ajudar.
racia
Participante
Mensagens: 752
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Sem dúvida, a regra de não distraír com o que é (ou deve ser), complementar é fundamental. Parece bem a aplicação ao modelismo ferroviário (e particularmente neste caso dos módulos), de algumas das boas praticas do modelismo estático.

Sendo exigente mas não experiente, vejo-me um bocado à nora com todas estas coisas, e daí estar a avançar tão devagar...

Outros pontos ainda à espera de solução são 1) postes de telégrafo 2) sinal de alvo para protecção da agulha e 3) melhoria do aspecto da via código 75 da Peco.

All in all, todas as críticas, sugestões, etc. são muito bem vindas

Obrigado
rp
Ricardo Moreira
Participante
Mensagens: 26
Registado: 19 mai 2011, 10:21
Localização: Lisboa
Contacto:

racia Escreveu:Olá Nelson,

o módulo está ainda numa fase muito incipiente. Tenho dúvidas sobre como preencher a parte traseira. Estou tentado em usar frontarias de edifícios, mas comprar em plástico ou cartão (Auhagen ou Artitec) com o risco de depois não gostar...

Obrigado
rp
E que tal apenas fotos de edíficios coladas em cartão ou plastico com 5 mm de espessura (apenas para dar algum volume)? Já "veste" aquela zona do módulo, mas de uma forma suficientemente discreta para não atrair os olhos dos espectadores para outros lados que não o que se passa na estação.
E como até tem uma barreira lá ao fundo, os "prédios" que ficassem para lá dessa barreira nem precisam ficar à escala, podendo ficar ao equivalente a 1/100, dando assim uma ideia de profundidade.

E parabéns pelo trabalho e pelas legendas maravilhosas das fotos da sua "velhinha Kodak"! :)
Ricardo Moreira
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Muito bom... e um bom registo histórico.
Ainda bem que depois acabou por comprar um rolo para fotos a cores. A Kodak merece :biggrin:
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Jose Antonio Godinho
Participante
Mensagens: 247
Registado: 22 out 2011, 13:30
Localização: Silves
Contacto:

O Módulo "A-Dos-Torresmos", está numa fase interessante por não estar completo. De facto, está bastante equilibrado e com os equipamentos adequados atendendo à época. Numa palavra diria:Primoroso. Goza de um ambiente ferroviário por excelência. Veja-se a movimentação de mercadorias no cais. Magnífico.

Agora a minha opinião:

1 - Os planos com prédios urbanos aplicam-se nas linhas litorais onde existem agregados populacionais instalados em redor dos eixos ferroviários. Porquê? Porque estamos em presença de grandes estações e resulta num cenário completo.

2 - Neste caso, o que é preciso mostrar no módulo ou diorama, já lá está. Atirar para o plano uma fortaleza de prédios, será uma tontice e desmerece o quadro já construido (Não esquecer a década escolhida).
Sejamos lineares e preencha o fundo com uma paisagem tranquila com muitos verdes e alguns pontos de habitação se achar importante, por forma a que o objeto principal não seja prejudicado.Tem por onde escolher: Beiras, Douro, Alto Mondego, Ribatejo, Alto Vouga, Minho, Vila Real etc.

3 - A decisão cabe sempre ao autor.

Melhores Cumprimentos

Jose Godinho
racia
Participante
Mensagens: 752
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá a todos,

antes de mais, a explicação para uma resposta tão demorada: férias com acesso reduzido à internet...

as sugestões são todas boas, e reflectem precisamente uma daquelas definições base que se devem assumir antes de embarcar num projecto deste tipo: o onde?

A-dos-Torresmos não é uma zona urbana ou industrial. No entanto, tem de justificar a presença do pequeno entreposto de mercadorias. Será então primordialmente um local de carga e descarga de produtos do sector primário, incluindo pescado (uma justificação de ultima hora para o vagão frigorífico) o que indicia uma localização junto à costa.

Daí estar a pensar num fundo de edifícios de piso térreo, que acompanhem a rampa que sobe para o lado direito do módulo. Problema: como arranjar esse fundo? a utilização de fotografias é interessante, o problema é arranjá-las e de forma a encaixarem no tempo e no espaço.

Um tema que eu gostaria de contar com a V. ajuda para aprofundar mais, é o de melhorar a via Peco 75. A extensão é tão pequena que não perdoa que não se tente fazer um trabalho no mínimo satisfatório. Isso passará por pintar, claro, mas existem umas outras astúcias simples e baratas que estou tentado a experimentar. Sugestões?

Obrigado e abraços
rp
Responder