Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

racia Escreveu:Olá,

hoje evancei mais um bocadinho... Descarreguei da internet alguns exemplares gratuitos de edifícios de papel para montar. Não são de ambiência portuguesa (a propósito, se alguem souber de versões nacionais pff que se chegue à frente...), longe disso, mas a ideia era apenas a de testar soluções. Deixo-vos algumas fotos para que possais apreciar:
Abraços
rp

Bom Dia,

antes de mais parabéns pela magnífico trabalho apresentado.
Pode informar por favor onde conseguiu obter os exemplares gratuítos dos edifícios de papel para montar?
E como foi conseguido o efeito do arvoredo que está atrás das casas?

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá Ayala, bom dia e obrigado pelo elogio :)

mais logo procurarei pelo URL. Caso não o encontre posso enviar-lhe o ficheiro. Mas se procurar, vai encontrar muita coisa gratuita para descarga, incluindo sites que concentram links para outros...

A vegetação é à escala 1/1. A foto foi tirada em frente a um canteiro :)

Ao fim do dia, volto com mais informações.

Abraços
rp
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

racia Escreveu:Oh Mário,

eu sou um modelista da treta. Nunca antes me tinha envolvido na construção de nada parecido, se exceptuarmos os ocasionais aviões 1/72 da Airfix e da Frog lá pelos anos 70. Portanto a experiência é escassa. Vou-lhe pedir que me envie um um vagão, e perguntar-lhe se pode ser montado com cola, é que nunca soldei e não tenho material para o fazer...

Abraço
rp


Oh Rui näo diga isso!!!! Qual treta qual carapuça!!!!!
Olhe eu vou ser sincero no que respeita ao vagäo, embora eu tenha todo o interesse em vender, näo recomendo a montagem do vagäo com cola, quando digo que näo recomendo estou a falar a sério. Näo é porque vá ficar pior, mas sim porque simplesmente näo vai funcionar. Esse vagÄo tem que ser montado com solda e requer alguma experiência, embora já tenha todas as guias para uma montagem correcta näo é pera doce.
O investimento em material é importante, uma estaçÄo de soldar básica umas duas pontas de reposiÇäo, solda, fluxo e mais algumas ferramentas, poderá ser um investimento inicial que serve para muitos anos mas custa dinheiro. Se o Rui quizer eu posso aconselhar e recomendar que ferramentas comprar e onde.



Um abraço,

Mário
Última edição por alco1520 em 19 set 2012, 00:14, editado 3 vezes no total.
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

racia Escreveu:eu sou um modelista da treta. Nunca antes me tinha envolvido na construção de nada parecido, se exceptuarmos os ocasionais aviões 1/72 da Airfix e da Frog lá pelos anos 70. Portanto a experiência é escassa. Vou-lhe pedir que me envie um um vagão, e perguntar-lhe se pode ser montado com cola, é que nunca soldei e não tenho material para o fazer...
Lamento discordar, Rui.
Um “modelista da treta” não tem as preocupações que tens levantado.
Pelo que tenho acompanhado deste trabalho, encontro detalhe, organização de espaço, ambiência, cuidado e brio no resultado final.
Não deixa de ser revelador que este trabalho tenha chamado a atenção do Mário...
Absorver as suas “dicas” só pode dar em resultados fantásticos.

Quanto ao colar o vagão com cola, julgo que será de evitar (e tenho quase a certeza que o Mário te vai proíbir de o fazer ;) ).
Mesmo assumindo que nunca tenhas usado um ferro de soldar, o sistema é o mesmo: encostar as peças na posição certa e "colar" com solda.
Há ferros de soldar a preços muito razoáveis na lojas da especialidade. Os materiais adequados a esse processo, salvo melhor opinião, poderão ser encontrados na Decapod (http://www.decapod.fr/boutique/index.ph ... path=57_60).

Abraço,
Carlos Micaelo

EDIT: enquanto escrevia o meu post o Mário antecipou-se e lá se confirmaram as minhas suspeitas :biggrin:
Última edição por Carlos Micaelo em 18 set 2012, 10:59, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Alguén sabe onde como se colocam PDF's no forum? Tenho aqui os 2 PDF's de montagem do vagäo e näo sei colocar. Assim o Rui e os restantes companheiros podem ter uma ideia do tipo de montagem que requer o dito vagäo.
O menino Carlos é que se adientou a mim!!!! Mau Maria!!!! :biggrin:
De facto subescrevo as tuas palavras Micaelo, chamou-me a atençäo o projecto do Rui, pelos mesmos motivos que referiste e também porque tenho á vontade com ele para dar-lhe as minhas opiniöes, tal qual o faria contigo e mais alguns companheiros que tenho mais confiança e que conheçem o meu trabalho e as minhas intençöes quando opino sobre algo.
Normalmente eu evito de intervir nos foruns para näo ser mal interpretado, ou mesmo para que as minhas opiniöes ou criticas näo provoquem nenhum problema. Afinal de contas näo é para isso que andamos aqui.

Um abraço,

Mário
Última edição por alco1520 em 18 set 2012, 11:14, editado 1 vez no total.
Carlos Micaelo
Participante
Mensagens: 87
Registado: 05 nov 2011, 22:49

Fazes "responder" e depois em baixo, há uma barra azul com o título Anexar Ficheiro com a informação:
"Se deseja anexar um ou mais ficheiros, preencha os campos abaixo:"
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Obrigado Carlos!!! :afro: :afro:

Aqui väo os ditos do autor do Kit, o amigo Rafael Sanchez. Trata-se da versäo Espanhola do vagäo, relativamente simples de montar. Mas dá para ter uma ideia.
Eu näo montei nenhum pelos motivos que referi anteriormente mas para começar é um bom kit de aprendizagem.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por alco1520 em 18 set 2012, 12:36, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Bem!....isto já é um patamar bem acima :venia:

quem me dera...
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

Acabei de ver e de aprender muito nestas últimas páginas deste tópico.

Obrigado, gente! :afro:

O meu rapaz, que é um pouco cru nestas coisa, há umas semanas levantou-me uma questão à qual eu não soube responder com propriedade, mas que ao nível de realismo, me pareceu pertinente:
Perguntou ele, porque é que os fabricantes de vias não lançavam carris em aço, para que depois de mergulhados em água eles pudessem oxidar naturalmente, e ter o topo mais polido, ou menos, de acordo com o movimento na via.

Bom, eu disse, sem saber bem, que se houvessem carris assim a oxidação era imparável, isolaria a passagem de corrente e nem os eclises salvariam a situação. A menos que se tratassem de linhas instaladas em maquetes ou módulos, de pouca passagem, de saco e assim.


Mas para quem gosta disto, há de facto técnicas de pintura excelentes.
Devo dizer que lá em casa eu sou um pouco mais tosco do que vi aqui.
ImagemImagemImagem
racia
Participante
Mensagens: 751
Registado: 14 fev 2009, 19:40

Olá, bom dia a todos

antes de mais as minhas desculpas, mas ontem foi-me impossível colocar aqui, para descarga, os docs com os edifícios de papel. Talvez hoje ao final do dia.

Continuando com a discussão sobre o que usar e o que evitar, e no meio do modelismo de topo de gama aqui apresentado por diversos amigos (não o meu seguramente e isto sem falsas modéstias), gostava de chamar a atenção para os custos envolvidos na construção do A-DOS-TORRESMOS. Aquilo foi concebido para ser barato. Apesar de ainda faltar muita coisa, se olharem com atenção verão que o módulo é terrivelmente espartano de materiais. Senão vejamos:
- madeira, cola, parafusos, kline e cortiça
- 2 segmentos de via flexivel Peco 75
- 2 agulhas de raio curto, electrofrog, Peco 75
- 1 hall de mercadorias da Bachman Scenecraft + 1 folha de telha mediterrânica para o telhado
- 1 embalagem de barreiras em betão tipo CP da JG Modelismo
- 1 embalagem de lanternins de agulhas CP da JG Modelismo
- 1 kit de guincho de cais, não me recordo da marca, mas é uma coisa inglesa que custou 2 Libras e meia, ou algo parecido...
- 1 conjunto de postes de electricidade da MKD
- alguns veiculos da Brekina e personagens (mineiros) da Faller

Ora bem, tudo isto junto mas claro, excluindo o material rodante ferroviario, deverá andar por volta dos 100 Euros. Suponho que para completar o módulo não irei gastar outros 100... Considerando a velocidade a que o vou fazendo, isto deve rondar os 5 Euros por mês. Que tal?

Continua...

Abraços
rp
Responder