Medidas e especificações para realizar um módulo.

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Boa noite pessoal!! :roxcrack:
Vamos lá ver se é desta que me atiro de cabeça para os módulos...
Há muita gente que já me disse que o devia fazer, os que não disseram não importa... :P
Gostaria por favor que me dessem todas as medidas possíveis e imaginárias para a realização de um módulo com as normas que a malta do Porto ou a malta dos módulos usa, é a norma Maquetren??
Estou a falar das medidas de grossuras de madeira, de alturas, comprimentos, comprimentos exactos das vias, melhores vias a usar, (PECO) código 75 ou 100 fará diferença em relação aos módulos que a malta usa?? Etc, etc.
Agradecia imenso!
Obrigado, Buno Valente.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa noite Bruno

Ainda bem que decidiu fazer um módulo, sempre se poderá juntar a nós se assim o entender.
Os módulos que nós fazemos seguem as medidas Maquetren.
92 cm de comprimento, por 40 cm de largura. O modo como deve ser construido está nas normas que o Miguel Afonso indicou.
Usamos contraplacado de 1 cm por ser mais leve que o aglomerado (tabopan) e por ser mais resistente (é mais caro).
Também usamos linhas Peco código 100 flexiveis.
Para mais informação pf veja aqui http://www.portugalferroviario.net/foru ... =57&t=3150


Um abraço
Jorge Seia
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Óptimo e obrigado a ambos, vou ver tudo muito direitinho e começar a ver o que posso adiantar...
Quando a codigo 75 por ser um modulo ficaria mais realista, mas devido as normas não convem não é? Convem usarmos todos 100 é isso?
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Aqueles sites em espanhol são é um pouco confusos, mas além das normas especificas da madeira, das vias, da cortiça, das colas e etc. O resto pode ser a nossa gosto, tipo, via unica, via dupla, etc??
Quanto á altura, temos a base em madeira, que mede quanto já agora? Que depois irei só meter a cortiça em cima certo? Para o caso de querer meter placas azuis de isolamento também para modelar em terreno e em cima do mesmo metia a cortiça já não ficava compativel não é?
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Mais simples!
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Bruno Valente
Participante
Mensagens: 56
Registado: 02 dez 2009, 21:51

Obrigado, muito melhores!!
mafonso
Participante
Mensagens: 233
Registado: 05 abr 2011, 18:09
Contacto:

Jorge, os desenhos estão muito bons. Mas falta ainda o do módulo curvo. :biggrin:
Luis Pinto
Participante
Mensagens: 147
Registado: 23 jul 2010, 19:09

Os curvos da me ideia que sao mais complicados.
Avatar do Utilizador
jorge osorio
Participante
Mensagens: 573
Registado: 22 nov 2009, 15:12
Localização: Alfena

Então aqui vai o curvo.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Responder