Tutorial: Sensor de corrente S88
Enviado: 10 mai 2011, 23:59
Isto não é bem um tutorial de como fazer o sensor de corrente s88 da Märklin, porque para isso só tive de seguir o pdf deste site espanhol (http://usuaris.tinet.cat/fmco/download/s88_detect.pdf)e mandar fazer a placa e soldar tudo. A placa tem 8 detectores, e ficou por cerca de 9€ por causa da quantidade de díodos que tem.
Aplicação: Estes sensores aplicam-se isolando um bocado linha, e fazendo passar um dos cabos da secção isolada pelo sensor de corrente.
Em baixo mostro 2 imagens onde explico um bocado de 2 possíveis aplicações destes sensores:
1ª Imagem: Neste tipo de configuração, é colocado um sensor de corrente em cada bloco. Depois, com esta informação é possível ter um painel, da Märklin ou da Central EcoS, onde se pode ver em que bloco é que a locomotiva está. Só tem efeito visual, acho eu, e é o mais barato.
2ª e 3ª Imagens: Nesta configuração, é metido um sensor de corrente à entrada e à saída de cada bloco. Esta configuração dá muito mais informação (sentido e posição) e permite cantonamento automático se o barramento de módulos s88 estiver ligado a um computador ( Com o RocRail, RocoMotion, ou ... ) através de uma central, ou da porta paralela (Também vou meter um tutorial a explicar como fazer isto).
A 3ª imagem é uma imagem dos tutoriais do rocrail.
4ª Imagem: Uma foto de um módulo feito por mim.
Aplicação: Estes sensores aplicam-se isolando um bocado linha, e fazendo passar um dos cabos da secção isolada pelo sensor de corrente.
Em baixo mostro 2 imagens onde explico um bocado de 2 possíveis aplicações destes sensores:
1ª Imagem: Neste tipo de configuração, é colocado um sensor de corrente em cada bloco. Depois, com esta informação é possível ter um painel, da Märklin ou da Central EcoS, onde se pode ver em que bloco é que a locomotiva está. Só tem efeito visual, acho eu, e é o mais barato.
2ª e 3ª Imagens: Nesta configuração, é metido um sensor de corrente à entrada e à saída de cada bloco. Esta configuração dá muito mais informação (sentido e posição) e permite cantonamento automático se o barramento de módulos s88 estiver ligado a um computador ( Com o RocRail, RocoMotion, ou ... ) através de uma central, ou da porta paralela (Também vou meter um tutorial a explicar como fazer isto).
A 3ª imagem é uma imagem dos tutoriais do rocrail.
4ª Imagem: Uma foto de um módulo feito por mim.