Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Obrigado a todos pelas sugestões!
Luís, a ideia é de fechar o circuito. No esquema em cima não está representado, mas em baixo deixo uma imagem que dá para entender. As partes a vermelho e verde, ficam por baixo da estação principal, cerca de 120/130mm, sendo a vermelho a via principal, e a verde uma espécie de gare fantasma, onde poderei estacionar composições.

Quanto ao comprimento das vias, a ideia é representar ao máximo a zona de passageiros do Entroncamento, mas também já poderei em baixar dos 340cm para os 300/310cm.

A ideia do Jorge Seia também é muito boa, mas se fizer assim, se um dia quiser colocar a maqueta numa exposição, não vou conseguir substituir apenas a zona do módulo 5 pelas agulhas em recta. O mesmo acontece com o módulo 10 se o juntar ao 9.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Isso do representar ao máximo as vias do Entroncamento vai dar problemas, mas o companheiro modelista é que sabe.

Reduza isso, e torne o feixe de vias mais bonito. Isso assim, no meu ver, e falando abertamente, sem rodeios, está feio. Reduza o número de módulos. Esqueça as normas Maquetren para o essencial. Se for preciso, à saída da estação logo pensa nessas normas.

Lembre-se que nós gostamos de ver o comboio a andar, e não gostamos que isso nos traga problemas. Com essa quantidade de vias em transições de módulos, vai dar problemas e vai ser uma "big pain in the ass" emparelhar isso tudo numa exposição.

Já fiz uns módulos em N, e apenas tinha três vias... de vez em quando, separava-os, para trabalhar nos ditos em cima da secretária. Quando os juntava, eram "alhos e folhas" a sairem-me da boca para fora.

Simplefique... é um aviso...

(Não se ofenda com o que eu disse. Digo isto porque nem sei como escrever num forum de modelismo ferroviário em Portugal sem ferir alguém... Apenas dou-lhe esta opinião porque acho que vai desperdiçar tempo, dinheiro e um espaço fenomenal com um projecto que poderia ser reduzido e mesmo assim ser o Entroncamento)
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

luis_lopes Escreveu: Com essa quantidade de vias em transições de módulos, vai dar problemas e vai ser uma "big pain in the ass" emparelhar isso tudo numa exposição.

É a pura verdade :afro:
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Marco, já viu o que conseguiria fazer nos seus três metros de cada via?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Mais uma vez o meu agradecimento a todos pelas dicas e sugestões!
Caro Luís, de modo algum levo a mal as suas palavras! Bem pelo contrário! Vejo que tem muito mais experiência neste aspecto do que eu, e por isso as suas palavras são uma mais valia!
Se eu continuar a fazer como inicialmente projectei, e se a coisa correr mal, não posso dizer que não fui avisado!!!
De qualquer forma, os módulos 1,2,3 e 4 vão ser construídos como está previsto, uma vez que os mesmos não têm via, será apenas alguns edifícios e ruas. Quanto aos restantes.... vamos ver.
Avatar do Utilizador
Alvaro Sousa
Participante
Mensagens: 126
Registado: 17 abr 2011, 16:56
Localização: Ermesinde - Portugal

Caro Marco Carrilho:

Não faça "orelhas moucas" ao que o Luis lhe está a dizer...! Tem muita razão, além de ser um "expert" na matéria.
Às vezes, e tal como eu disse já noutros tópicos, queremos "meter o Rossio na rua da Betesga", e isso é impossivel...!
Um grande abraço, e bons projectos, mas com calma. Tem tudo, para que daí saia um boa maqueta.
Alvaro Sousa
http://www.linhadonorte.com
Reparador oficial Fleischman/Roco/Sudexpress/Norbrass
Responder