Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Responder
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Boa noite caros colegas modelistas!!
É com grande prazer que venho anunciar que a minha maquete já tem luz ao fundo do túnel!!!!!!!
Com alguns de vós sabem, a minha intenção é reproduzir a zona de passageiros da estação do Entroncamento
Após alguns anos a tentar arranjar plantas e esquemas da estação, cheguei ao Cadastro e Arquivo Técnico da REFER.
Envie um mail (1arquivotecnico@refer.pt) A explicar o que queria e qual a finalidade, que prontamente foi respondido pela Dra. Sílvia Medeiros, que me disse que iriam reunir toda a documentação, e que assim que estivesse tudo a jeito seria informado para me deslocar às instalações (na Expo, mas irão passar para Santa Apolónia) para analisar tudo e decidir o que pretendia adquirir, sim porque teria de pagar! Foi me dito que seria cobrado pela tabela em vigor no departamento!!! Fiquei de pé atrás a pensar “vão-me pedir couro e cabelo!”, mas enfim, quando lá chegar logo se vê.
Desde que enviei o primeiro mail até receber a resposta final, demorou tudo cerca de um mês e meio, mas valeu bem a espera.
Desloquei-me hoje ás instalações, e trouxe logo tudo. Optei por papel, mas também seria possível a digitalização.
Vou deixar aqui umas fotos do material que trouxe para casa, só para terem uma ideia da quantidade de tralha, de uma das maiores estações do país.
AH, sim o preço…. 8,91eur! Eu escrevo por extenso. Oito euros e noventa e um cêntimos!!!! É verdade, quase não paguei o papel

Quero agradecer publicamente à Dra. Sílvia Medeiros e ao senhor Escudeiro, que foram incansáveis no esforço de reunir toda a documentação. O meu muito obrigado.
Recomendo a quem quiser reproduzir estações portuguesas a fazer o mesmo que eu, pois nada é melhor que ter cópias das plantas!!!!

Espero que os colegas não me levem a mal, mas decidi não facultar estes documentos, tento em conta o tão baixo custo, e a disponibilidade e simpatia destas 2 pessoas que prontamente decidiram a ajudar neste projecto, penso que merecem esse respeito.

Quanto à maquete, ainda vou analisar mais profundamente todo o material, para ter uma melhor noção das dimensões, mas a minha intensão é fazer uma maquete tipo modular, com o tamanho de 5 ou 6 módulos maquetren. Os topos respeitariam as normas maquetren, para possíveis participações em exposições. Neste assunto aceito sugestões.
Agora em relação as plantas reparem na torre do relógio!!!! Inicialmente estava projectado para a estação, uma torre enorme com relógio, no lado de Lisboa, mas como muita coisa neste país, não passou do papel!!!!! É pena

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por mpcarrilho em 13 mar 2011, 22:42, editado 1 vez no total.
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

Boa base para começar a estação do Entroncamento. Essa torre é que não fazia a mínima ideia que tinha havido. Mas já deve ter uns bons anos.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Obrigado pelo incentivo, Pedro.

De facto a torre nunca passou do papel! Mas acredito que ficasse fantástico!!!!
Avatar do Utilizador
mcnuno
Participante
Mensagens: 244
Registado: 02 jan 2009, 10:04
Localização: Linha de Sintra
Contacto:

Boas Marco,

Gostei de ver, e também da partilha do trabalho realizado para conseguir dados para dar corpo à maqueta :) . Sucesso :)


RR
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

É verdade Rui: Sucesso!!! Depois de tanto tempo valeu o esforço!
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Boa noite caros colegas
Bem, após uma longa análise a todas as plantas, cheguei à conclusão que no meu caso, uma maqueta modular está fora de questão!!!
Muitas agulhas, muitas linhas, que obrigariam a alguns módulos a terem cerca de 1m X 1m. Além disso para transportar era preciso quase um camião!!!!
Abandonada a hipotese modular, avancei para a maqueta fixa. Fiz alguns esquemas de qual seria a melhor forma de dispor as linhas e plataformas.
Para isso usei o programa WINTRACK 8, que é um programa especialmente feito para isso mesmo. Neste programa desenho a bancada conforme ela é na realidade, em metros. Depois só tenho de escolher a marca de linha que vou usar, pois tem uma base de dados bastante grande com todas as marcas que existem no mercado. Optei pela Peco.
Ficam 3 imagens. Para quem quiser aprofundar melhor, pode ir ao meu site, onde estão mais algumas imagens, e mais explicações.
É claro, no meio disto tudo aceitam-se sugestões e críticas!

Imagem
Imagem
Imagem
Pedro Silva
Participante
Mensagens: 802
Registado: 30 dez 2008, 23:49

O layout previsto está muito interessante mas é uma pena a divisão não ter uns 2 metros a mais :thumb: e quanto á maquete modular torna-se complicado quando os layouts são complexos (muitas linhas e extras) ou como no caso da minha maquete que poderia muito bem ser modular mas tinha a dificuldade dos cabos eléctricos que são abundantes...
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Tens toda a razão Pedro!
No que diz respeito ao tamanho da divisão já pensei em deitar abaixo a parede para o sotão do vizinho!
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia

O grande problema das maquetes é sempre a falta de espaço.
Nunca há espaço que chegue para colocar tudo o que se pretende.

Jorge
Avatar do Utilizador
mertola1977
Participante
Mensagens: 811
Registado: 08 abr 2010, 11:18
Localização: Beja

Bom dia,

Realmente esse é sempre o grande problema, o espaço.

Mas é um projecto muita giro Marco, força nisso.

Eu por acaso já me passou pela cabeça fazer uma coisa do genero, mas só para fazer a estação de beja, necessitava de 2,80m de comprimento. E simplesmente conseguia reproduzir á escala os edificios marcados a laranja.

Vamos ver no futuro o que faço.

Abraços
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN

L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868

a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
Responder