Marco Carrilho - Estação do Entroncamento

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Ora muito bem, após alguns dias, a ponderar os prós e contras de uma subida numa maqueta, após ter lido e ouvido todos os conselhos de todos aqueles que através de fóruns, ou pessoalmente me quiseram ajudar, cheguei a uma conclusão acerca de rampa para a minha maqueta!
Então vai ser assim, e vou enumerar todos os aspectos:
- resolvi descer a altura do nível da estação de 16 para 12 cm em relação à bancada;
- a percentagem de inclinação é de 2,85%;
- não vai ser em Hélix! Porquê? Tudo o que é subidas em curva provoca mais atrito do que em recta, e se, no meu caso, para ir do nível inferior ao superior com esta percentagem de inclinação necessito de um total de 4,30m, a composição andar ali às voltas... Assim vou manter o esquema igual ao que se pode ver mais acima, tenho no inicio da subida cerca 2,9m em recta, e depois uma curva de 180º (1,4m) em curva raio 438mm e 505mm. Tudo isto vai ficar escondido. Irei posteriormente colocar umas pequenas câmaras para controlar os movimentos por baixo da estação.
Deixo também um esquema da forma como irei iniciar a construção da maqueta, que irá ter 5 fases.
Mais fotos dos desenvolvimentos, além destas, no sítio do costume.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Bem giro, Marco! :clap:

Fiquei com uma vontade de começar a minha maquete... :baba:

Vamos ter direito a passo a passo da construção da tua maquete, certo? :afro:
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Claro que vamos ter direito a passo a passo!!!
Vamos lá ver é o intervalo dos passos...
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Boa noite Marco

Então a maquete, anda ou desanda?
Queremos fotos.

Abraço
Jorge
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Vai andando...
Como e sabido, não é só a maqueta, pois o aerógrafo não tem parado!!!!! Ando a ver se apanho um AZTEK usado por uma ninharia!!!

Daqui a mais uns dias já arranjo umas fotos do nível superior das linhas 9, 10 e 11, já com a cortiça. já andei na estação a foto9grafar esta zona para arranjar fotos dos detalhes todos.

O meu problema agora reside no weathering dos carris!!!
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Os dos nossos modulos foi o Sérgio que pintou com aerografo.
Veja estes no bloque do Luis Miguel http://luis363.blogspot.com/ estão espectaculares, foram pintados com pincel e várias tonalidades de cor.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Obrigado pela dica :afro:
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Mais um pequeno avanço na maqueta: acabei a construção do nível superior para as linhas 9, 10 e 11, e colocação da respectiva cortiça. O próximo passo será a colocação da via.
Ficam 2 fotos, mas quem quiser acompanhar com mais pormenor está fase, pode fazê-lo no meu site.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Marco, nota-se que o estás a fazer com muito brio, até tem tudo muito bem recortado na zona dos parafusos ou pregos. :afro:

Abraço
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Obrigado! Tem de ser assim, pois se não o fizesse iriam ficar altos que iriam prejudicar a colocação de via!
Agora quando colocar a segunda camada de cortiça deixam de se ver estes buracos.
Responder