N norte-americano - Lonesome Gulch Branchline

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Cada vez que olho para a escala N, começo a pensar se ainda vou a tempo de mudar... mas já tenho tanta tralha h0!!!!!!
8m2 de área para N..................

Força com isso Luís
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

mpcarrilho Escreveu:Cada vez que olho para a escala N, começo a pensar se ainda vou a tempo de mudar... mas já tenho tanta tralha h0!!!!!!
8m2 de área para N..................

Força com isso Luís

já somos dois........


Ayala Botto
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

A coisa segue. Devagar, mas segue!...

Acabei a arrumação de cabos:
Imagem

Acabei de fazer colocar a fita de máscara:
Imagem

Coloquei os moldes para os encontros da ponte, que será construída de raíz em Evergreen:
Imagem

Pintei toda a fita de castanho para ver como as coisas ficarão, bem como ajudará a que as próximas etapas se realizaem correctamente.
Imagem

Para o lado direito da maqueta falta o portal de túnel, que já vem a caminho.
Imagem

Muito trabalhinho já foi feito: O painel de controlo também já está acabado. Daqui controlo o sistema a utilizar DC ou DCC, os cantões (em DC), e os AMV's da gare fantasma. Estes são ajudados por um condensador electrólitico. Tudo sinalizado com LED's.

Abraços a todos!
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Olá a todos.

Agradeço os vossos comentários.

Vai mais um update:

Hoje à noite tive de volta da minha ponte. Ufa... estou cansado e doi-me o pescoço! Isto de ser modelista ferroviário deixa o corpo dorido!

Comecei a construir a ponte seguindo as dicas do Joe Fugate, no DVD 4 da colecção Syskiyou Line.

Saquei o molde das linhas usando duas folhas A4 e um lapis de carvão. Depois marquei os pilares a 10 pés à escala de cada um (cerca de 1,5 cms). Como a ponte é em curva cortei Evergreen de 1,5 x 1,5 mm para as base das solipas, com 3cms de comprimento no máximo. Cortei as solipas em Evergreen de 1,0 x 1,0mm. Fiz um molde para o afastamento entre as solipas e comecei a colar, usando sempre o molde das linhas desenhado no papel e cola Tamiya. É um trabalho entediante, mas 1/3 da ponte está concluído.
Imagem

Entretanto, para desanuviar comecei a fazer um pilar da ponte. Depois de alguma pesquisa no Google encontrei uns planos para a construção em Evergreen. Imprimi o plano e passei-o para um pedaço de PVP que tinha para aqui. Fiz um molde e comecei a cortar e a colar Evergreen de 1,5 x 1,5mm para os postes e 1,0 x 1,0 mm para os braços cruzados.
Imagem
Imagem

As coisas resultaram e em três horas fiz isto. Espero durante esta semana fazer mais alguma coisa.
Imagem

O aspecto tosco das solipas é propositado, de bem que vou ter que acertar algumas depois da ponte construída.

Um abraço a todos.
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Estou a gostar de acompanhar a evolução da maquete.
Vou ter de pensar brevemente na arrumação dos fios na minha também... tenho isso num caos :estrelas:
Imagem
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Sim senhor!!!Gostei!!!
Aceita encomendas de pontes?? :2funny:
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Ai vai uma carrada de fotos.

A malta gosta e eu também!

Uma das coisas que tinha para fazer era afinar a colocação da boca do túnel, mas para isso, tinha que o montar.
Estes artigos da gama Woodland Scenics são em gesso, uma surpresa para mim. Deu para fazer umas brincadeiras, aproveitando a porosidade do mesmo, quando o pintei.
Depois de cortar as paredes de suporte com a altura correcta e ideal, pintei-o com um acrílico cinzento, bem aguado. Com pouco, ficou logo com boa aparência.
Imagem
Imagem

Aproveitei para fazer esta montagem, enquanto a tinta de algumas alterações ao terreno secava. A pintura da fita é sempre opcional, mas tal como o Joe Fugate diz, ajuda muito à mistura de gesso que uso a se fixar no sitio.
Aqui foi no local onde a boca de túnel se irá colocar.
Imagem

Aqui, foi apenas uma operação cosmética. Estava ali qualquer coisa a mais!...
Imagem

Hoje de manhã, Domingo, o primeiro dia de Agosto, foi dia de colocar a massa no sitio por cima da fita. A massa sofreu algumas afinações em relação ao que o Joe diz no DVD 4 da colecção. A minha receita foi:
3 partes de gesso;
1 parte de cimento Portland;
2 partes de vermiculita fina;
1 colher de café de fermento (age como retardador de secagem desta mistura).

Misturei com água para ficar com consistência muito macia.
Imagem
Imagem
Tudo foi corrigido usando depois os dedos e água pulverizada.

Mais umas fotos da massa já toda colocada.
Imagem
Aqui já com a boca de túnel colocada provisoriamente.

Imagem
Imagem

Aqui nota-se uma mistura mais grossa com mais partes de vermiculita, que correu mal, daí as afinações. Espero conseguir corrigir
Imagem

Agora tenho que deixar secar bem. Esta mistura tem tendência para encolher, algo que será corrigido mais tarde.

Um abraço a todos.
Avatar do Utilizador
Ricardo Mota
Participante
Mensagens: 881
Registado: 31 dez 2008, 17:05
Localização: Tondela
Contacto:

Bem,penso que este é o meu primeiro comentário aqui na area do modelismo...
E é o primeiro,não por não gostar,muito pelo contrário,mas por vezes porque venho aqui ver como param as modas muito
rapidamente...
Mas neste tópico não podia ficar..."calado",porque simplesmente se trata de maquete norte-americana,e como eu tenho
um gosto ENORME pelos cf norte-americanos(há gajos assim)...só posso dizer que está a ficar um trabalho excelente.
Continua,e continua a fazer updates desse trabalho :afro:
"Whatever does not kill me...Makes me stronger"
Ricardo Mota Pictures
Ricardo Mota Movies
Avatar do Utilizador
luis_lopes
Participante
Mensagens: 292
Registado: 27 fev 2010, 23:08
Localização: Povoa de Santa Iria
Contacto:

Viva.

Obrigado pelo comentário.

Durante esta semana deverei colocar mais algumas fotos, visto que tenho muito trabalho ainda pela frente, até isto terminar.

Como as férias estão a chegar, vou dar, creio, um bom avanço, ficando depois pouco para fazer.

Abraços e mais uma vez obrigado.
Avatar do Utilizador
luis
Participante
Mensagens: 61
Registado: 15 jul 2011, 17:52

Como vai essa maqueta ;)
Responder