[Ayala Botto] - Projectos Modelismo Ferroviario

Criações e transformações pessoais
Responder
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa Tarde,

resolvi apresentar alguns dos meus projectos dos últimos meses, que em alguns casos já são conhecidos da comunidade ferromodelística.

Começo pelo vagão Gabs da SNCF (Lima Refª 303205) adquirido em 2ª mão e que usei como base de transformação para produzir o vagão Gabs Série 1 da CP. (Ver Foto 1)

Foram tapados os ventiladores centrais dos painéis laterais, uma vez que na versão SNCF existem 5 ventiladores, enquanto que na versão CP apenas existem 4. O espaço onde foi removida a janela central corresponde à localização do logótipo da CP.
Foram ainda acrescentados volantes de freio, 2 estribos em cada lado do vagão para acesso ao seu interior através dos 2 portões laterais deslizantes e ainda 4 corrimões nas extremidades do vagão. O trabalho ficou completo com a aplicação das 4 âncoras e com os recortes no tejadilho do vagão nas extremidades e na zona central.
O material usado para os estribos e corrimões foram agrafos de diferentes dimensões e espessuras.
Uma vez efectuadas as alterações referidas procedi à pintura do vagão (a pincel, pois não tenho nem sei usar aerógrafo), à aplicação de verniz Gloss, seguindo dos decalques e finalmente para selar o trabalho apliquei verniz matt. O vagão neste estágio apresenta um aspecto "irrepreensivelmente imaculado", como se tivesse acabado de sair da fábrica/manutenção(Ver Foto 2)

Não contente com o resultado resolvi aplicar patine ao vagão Gabs. Foram utilizados pigmentos da Valejo e sobretudo uma grande dose de paciência da parte da equipa da ComboiosElectricos nas dicas e recomendações a ter em conta na aplicação de Patine a quem desde já torno público o meu agradecimento e reconhecimento.
A patine foi efectuada durante o fim-de-semana tendo usado verniz matt da Noch para selar e finalizar todo o trabalho. Ver Foto 3 e 4.

E agora as fotografias da evolução do projecto:

Foto 1: O vagão original Gabs SNCF da Lima (Refª 3032005)
Imagem

Foto 2: O vagão depois de alterado, pintado, com decalques e finalizado com um acabamento imaculado:
Imagem

Foto 3: O vagão depois de aplicada a patine:
Imagem

Foto 4: O vagão depois de aplicada a patine:
Imagem

_______________________________________________________________________________


Aqui vai mais um projecto de produzir um modelo, desta feita um Vagão CP Kls com os respectivos taipais laterais.
Utilizei para o efeito um modelo da Roco no qual efectuei alterações ao nível dos taipais laterais e dos topos. Falta ainda incluir os volantes de freio e pintar tanto os volantes de freio como as âncoras, embora sobre este último detalhe existam várias fotos onde as âncoras são da côr do vagão.
Aliás este é talvez dos vagões que mais variantes existem no que diz respeito à localização das inscrições que constam nos taipais laterias e como já referi anteriormente na questão das âncoras.
Em todo o caso tenciono pintar tanto os volantes de freio quanto as 4 âncoras de amarelo.
Este foi o segundo vagão onde apliquei patine desde sempre e pessoalmente gosto do resultado atingido, quer ao nível dos taipais quer ao nível do estrado do mesmo. Mas trata-se de um processo evolutivo que irei apurar com a aplicação de patine noutros modelos que possuo.

Para completar já estou a trabalhar na carga de travessas de betão, pelo que durante a semana que vem penso já poder apresentar fotos deste vagão totalmente concluído.


Foto 1: Vagão original da ROCO Refª 66781
Imagem

Foto 2: Vagão em fase de conclusão já com patine aplicada
Imagem

Foto 3: Vagão em fase de conclusão já com patine aplicada
Imagem

Está ainda em fase embrionária de desenvolvimento uma outra versão do vagão CP Kls desta feita sem os taipais laterais e sobre o qual pretendo colocar um contentor de 40 Pés.

______________________________________________________________________________

Aqui vai mais um novo projecto, desta feita uma conversão bastante simples realizada sobre um vagão raso Rs da Ferrovias produzido pela RTrains.
Ao modelo original (Ver foto 1), apenas acrescentei 2 carris nos quais coloquei temporáriamente 4 bogies de vagões acabadinhos de sair da revisão. Ou seja, estes bogies estão prepositadamente a "brilhar".
Apliquei uma patine muito ligeira no estrado do vagão assim como nos 2 carris.
Para os que estão a pensar que "assasinei" um vagão raro de encontrar, devo esclarecer que os carris não estão colados ao vagão, mas sim com a medida exacta do comprimento do mesmo por forma a ficarem fixos com uma ligeiríssima pressão entre os topos do mesmo! (Ver Foto 2 e 3).
Ou seja, em qualquer momento esta vagão pode voltar à sua versão original. Isto e o facto de possuir ainda vagões na sua configuração original, levaram-me a encarar este projecto sem grandes problemas de consciência.

Foto 1: Modelo do vagão original Rs da Ferrovias (RTrains)
Imagem

Foto 2: Modelo do vagão concluído
Imagem

Foto 3: Modelo do vagão concluído
Imagem

O vagão tal como está (com os 4 bogies de vagões) apresenta-se na sua configuração provisória, na medida em que estou a aguardar a chegada de 2 bogies de 3 eixos de locomotivas (tipo 1920, 1960, ou outros). Quando os mesmos chegarem, colocarei fotografias na sua configuração final, já com os respectivos "calços" de travamento dos bogies e correntes na escala H0 se conseguir encontrar, claro!

Espero que gostem.

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 31 mai 2013, 15:02, editado 10 vezes no total.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Amigo Ayala, gostei muito destes seus trabalhos, mas quero ver mais!!!! :clap2:
Boa continuação
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Bom Dia,

conforme combinado aqui vão as fotos do vagão Kls da CP já terminado com a respectiva carga de travessas de betão. Aproveitei para colocar 4 "estribos" debaixo de cada tampão de choque, como de resto é visível nas fotos:
Imagem

Imagem

Espero que apreciem.

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 28 out 2012, 11:18, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Ayala este último modelo transformado a partir de um modelo da ROCO é muito interessante.
Se fosse possível gostaria que explicasse as transformações que usou na sua modificação. :afro:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Caro Ismael Santos,

o vagão tal como as fotos anteriores mostram já sofreu algumas correções, em virtude de noutros fóruns terem sido sugeridas pequenas alterações/correções para aproximar mais o modelo do vagão real.
Contudo posso referir que as alterações efectuadas no modelo da ROCO passaram por:

paineis de topo: remoção dos detalhes de suporte aos fueiros e aplicação de umas peças triangulares
paineis laterais: remoção dos detalhes de suporte aos fueiros, colocação de paineis laterais nos locais onde foram aplicados mais tarde os detalhes
chassis: eliminação de reforços laterais ao nivel do chassis entre cada eixo, criacção da estrutura de suporte ao eixo e aos respectivos volantes de freio e ainda a substituição dos tampões de choque originais redondos por outros de formato rectangular.

Estas alterações são facilmente identificáveis por comparação de fotos do vagão real com fotos do modelo da roco e do meu próprio modelo do Kls.

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Obrigado Ayala. :)
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

boa tarde,

como o tempo para o hobby tem sido muitíssimo escasso, aproveitei para treinar um pouco mais a técnica de aplicação de patine num conjunto de Vagões Tolva de transporte de minério da RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA, entretanto êxtinta) produzidos pela Frateschi.
Aqui vai o resultado, usando como termo de comparação o vagão original, à esquerda na 1ª e 2ª foto:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Trata-se de uma composição formada por uma locomotiva diesel U-20C também da RFFSA e por 5 vagões de transporte de minério, alguns dos quais estão documentados nas fotos acima mencionadas.
A U-20C será a próxima "vítima" da patine!.

Espero que gostem.

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 28 out 2012, 11:19, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

Nem parece que começou há tão pouco tempo nesse campo!!!!!
Está muito bom
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Caro Marco Carrilho,

obrigado pelas palavras de reconhecimento e incentivo.
Vou aplicar mais patine em alguns dos vagões por forma a não dar ideia que estão todos uniformemente sujos da mesma maneira e exactamente nas mesmas zonas. Ou seja vou procurar fazer diferentes padrões de envelhecimento/sugidade, tendo sempre em conta o ambiente em que os mesmos operam.
Em seguida avançarei para a aplicação de patine na minha primeira locomotiva, e que será a U-20C RFFSA da Frateschi que completa esta composição de 5 vagões de minério.

Estes ainda são os meus primeiros passos nesta área!
É uma técnica que está ao alcançe de todos e como todas as outras tem os seus "truques". Mas se não começar a tentar num vagão velho, então é que nunca vai conseguir!


obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Avatar do Utilizador
AyalaBotto
Participante
Mensagens: 289
Registado: 06 mai 2009, 14:26
Localização: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelTrains
Contacto:

Boa Tarde,

aqui vão as primeiras fotos com o resultado final da aplicação de patine na minha primeira locomotiva, comparativamente ao modelo original na 1ª foto da série:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

obrigado
cumprimentos
Ayala Botto
Última edição por AyalaBotto em 28 out 2012, 11:19, editado 1 vez no total.
Responder