No fim deste semestre (à dois dias) resolvi pegar outra vez nos comboios analógicos do meu pai e começar a brincar outra vez. A área que escolhi no meu curso foi energia (e espero vir a trabalhar em qualquer coisa relacionada com comboios ), mas continuo a gostar muito de electrónica e de computadores até porque não é possível separá-los ... por isso continuo a brincar com uns circuitos.
Os comboios do meu pai são quase todos analógicos, e como já investiguei muito na net, agora o que "está na moda" é ter um layout digital com uma só central e ter cada comboio a circular para seu lado.
Por isso a minha primeira aquisição foi uma locomotiva já digitalizada .... A locomotiva que consegui tinha um decoder DCC da ROCO e usa norma NMRA, ou seja uma codificação por comprimento de pulso. Só adquiri a locomotiva com o decoder porque ainda não tenho meio de fazer uma placa de circuito impresso em smd de tão pequena escala e tambem não consigo comprar os microcontroladores com embalagem smd em Portugal. Mas pronto cerca de 20euros para digitalizar cada é um bocado puxado, mas aceita-se.
De seguida precisava de uma central para comandar esta locomotiva, ou mais. E comecei a pesquisar na net .... E comecei pela parte final e a parte que eu mais gosto o software ... e encontrei um fixe, e que é opensource, o RocRail ... e fui ver que centrais opensource é que podiam ser usadas: muitas ..... as que mais gostei foram a OpenDCC

Fui pesquisar como é que construía uma DDX.... e é muito simples é o computador que gera os sinais todos para a linha através da porta série, como a porta série tem sinais de (-9, 9 [V]) usei um circuito integrado Max232, para converter esses sinais para sinais TTL (0,5[V]) .... e a seguir: muito simples o L6203 que é um circuito que dá até 4 Amperes (de 0 a 40 V dependendo da alimentação) à saída apenas com um sinal TLL de poucos miliamperes à entrada

O circuito está na figura em baixo.
Liguei-o a uma linha circular que tinha em casa e funcionou quase à primeira. Mas a locomotiva tinha pouca força e dav pouca luz

A alimentação do circuito foi feita com uma fonte de alimentação de computador (que tinha para aqui em casa), mas uma fonte de PC, apenas fornece 12V, 5V e 3.3V ..... e isso foi um problema, porque pelo que li na documentação da NMRA a amplitude da onda rectangular é de cerca de 19 V.
Alguém que tenha uma central digital DCC aí em casa, e um multímetro/voltímetro ou um osciloscópio me pode dizer qual a amplitude da onda quadrada nas linhas?