Norbrass

Um tópico por fabricante/marca
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Se alguém pode responder a estas questões, é o Armando Lobato :uwi:

De qualquer forma, no que diz respeito às Bombardier, na minha opinião, a 1ª edição será sempre isso mesmo, a 1ª e tem/terá sempre o seu valor por isso mesmo :afro: Não creio que os clientes que as possuem, se sentirão defraldados com o facto ;) Além disso, a acontecer, será com produção inferior à 1ª edição, digo eu :hum2:

Quanto à withcomb 1300, talvez vejam a luz do dia em breve e espero que haja alguma disponivel para ficar com uma cá em casa, azulinha, claro !!

Aguardemos :afro:
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Exactamente caro Rui, respostas só por parte da Norbrass... :uwi:

Depende, o mercado de latäo é complexo e falo com conhecimento de causa, pondo agora de parte a Norbrass como exemplo, mencionando marcas internacionais como a Micro Metakit, Lematec, Brassline, Fulgurex, das quais tenho umas dezenas de modelos de locomotivas a vapor, garanto-lhe que se por exemplo a Micro Feinmechanik fizesse uma segunda ediçäo de um dos seus modelos, perderia metade dos clientes, para näo falar que se poderia enfrentar a processos judiciais, uma vez que neste mercado os certificados de autenticidade que acompanham estes modelos garantem isso mesmo, ediçöes unicas e irrepetiveis. E mesmo que a empresa tenha clausulas de " protecçäo " ( que as tem ) sobre as suas producçöes e certificados de autenticidade que se reserva o direito de alteraçäo, producçäo, etc, etc, num mundo täo " fechado " como é o mercado de latäo, esse tipo de feedback por parte dos clientes seria nefasto para qualquer empresa do ramo.
No caso da Bombardier, se já houve problemas quando foi o lançamento dos vagöes Cimpor pela SudExpress, devido a existirem já os da Norbrass, é só imajinar uma segunda ediçäo das 1960...mas desta vez em latäo... :thumb:

Só há que por na balança o que se pretende, fazer uma 2ª ediçäo de 80 peças e perder 10 a 20% dos clientes, ou deixar as coisas como estäo... num mercado täo pequeno säo arriscadas este tipo de decisöes.
Quando falo dos " melhores " clientes näo quero rotular ninguém mas existem vários tipos, colecionadores, modelistas e especuladores... esse pequeno nicho de clientes absorve cerca de 25% das producçöes pelo que seria um risco grande começar com 2ª ediçöes e com isso " desgustar " esses clientes. Eu incluo-me nos três sem nenhum complexo e admito que embora existam negócios rentáveis nesta area também existem outros menos lucrativos como é o caso do mercado Alemäo que está actualmente bastante retraido devido á situaçäo económica e no qual os preços de mercado dos modelos das marcas mais conceituadas a nivel mundial säo iguais ou mesmo abaixo do valor de adquisiçäo. Por exemplo uma BR44 da Micro Metakit, uma producçäo do ano 2000 existem versöes de 60 exemplares que podem ser adquiridas por 1700 Eur ( preço de venda no ano 2000 era de 3500 Marcos Alemäes = 1750 EUR ) e existe uma versäo de 10 exemplares com propaganda nazi que custavam o mesmo preço das outras versöes e que agora chegam a alcançar preços de 3500 EUR. As versöes " Normais " foram um mau negócio como se verifica pelo preço actual. Säo muitas variantes que influenciam este mercado.

Para falar no exemplo das withcomb no meu caso pessoal tenho as 4 versöes antigas todas encomendadas com possibilidade de vir a adquirir mais 2 laranjas dependendo da observaçäo que faça do mercado e garanto-lhe que se soubesse que a Sud Express iria lançar esse mesmo modelo em plástico, ou mesmo que a Norbrass se as máquinas esgotassem depressa fizesse uma 2ª ediçäo de Cp1300, existiriam muitas desistências onde incluo a totalidade das minhas encomendas. Numa produçäo de aprox. 190 locomotivas ( Withcomb ) uma marca näo pode arriscar a perder 25% a 30% das suas encomendas ainda mais no actual panorama económico e de cara a futuras producçöes de outros modelos. Estaria em causa o prestigio da marca Norbrass.

Mas claro está que a quem cabe estas decisöes é á marca e näo a mim, apenas deixo a minha opiniäo fundamentada como coleccionador... de modelos de latäo. Mas é apenas e só, uma opiniäo.

Curiosamente no mercado de modelos em escala 1:32, existem duas vertentes, os modelos de latäo de produçöes limitadas mas näo numeradas de marcas como a Kiss, KM1 com preços que rondam os 3.000 EUR que cada vez mais apresentam dificuldade em escoar o seu stock depois de um sucesso inicial incrivel, e depois temos marcas como a Dingler, Bockolt, Pein, Schönlau com producçöes de 30 a 50 locomotivas limitadas, numeradas e irrepetiveis que têem sempre os modelos esgotados, estas ultimas alcançam valores de 16.500 EUR ( Bockolt ). Seguir a politica da KM1 de producçöes maiores e de reediçöes seria a curto prazo rentável, mas a longo prazo significaria a falência dessas empresas já que os compradores desse tipo de productos já näo lhes punham as mäos em cima uma vez que o prestigio dessas marcas estaria comprometido.



Abraço,

Mário
Última edição por alco1520 em 06 fev 2012, 17:11, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Jorge Seia
Participante
Mensagens: 557
Registado: 01 set 2010, 15:41

Bom dia ao Mário e ao Rui

O meu "post" não apareceu com intenção de criar uma "polémica" deste género. Foi mais por me terem falado nisso, e com alguma curiosidade, uma vez que eu sei exactamente qual é a resposta á minha própria pergunta.
Portanto, peço desculpa por ter sido mal interpretado e de poder ter causado algum "mal estar" junto de ambos, na certeza porém, de que se trata de assunto sobre o qual não vale a pena conversar muito porque só há uma única pessoa que pode dizer o que se vai passar e não é nenhum de nós os três.

Um grande abraço a ambos :afro:
Jorge Seia
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Oh Jorge, qual polémica ?? :estrelas: :estrelas:

São apenas opiniões e visões diferentes :afro: mas ainda bem que assim é, pois por exemplo, fiquei com uma ideia de como funciona o " mercado do latão "

O que todos queremos ver é mais material deste e de preferência a rolar :yeah:
Avatar do Utilizador
alco1520
Participante
Mensagens: 111
Registado: 04 jul 2009, 17:01

Bom dia,

Exacto como o Rui referiu e bem apenas dei a minha opiniäo, sem polémicas, e é assim que um forúm deve ser, onde todos nós podemos discutir sobre um assunto de forma cordial e expondo os nossos pontos de vista, e na minha mensagem de ontém era diriguida ao Rui porque estava a querer explicar o meu ponto de vista e da experiência que tenho com algumas marcas internacionais deste tipo de modelos, o objectivo näo foi " agredir " a sua opiniäo mas sim expor alguns pontos importantes... mas ontém esqueci-me de um ponto muito importante, os mercados variam de País para País, ou seja a dimensäo, a oferta/procura e a situaçäo económica de um País influenciam muito todos os factores mencionei ontém, onde näo podemos comparar a situaçäo sócio económica de um País como a Alemanha com uma tradiçäo de modelismo ferroviário com mais de 100 anos onde näo existe uma familia que näo tenha um conjunto de iniciaçäo de comboios em miniatura, com Portugal onde ainda é visto como um brinquedo que näo está ao alcançe de todos e onde a tradiçäo do modelismo ferroviário é também muito diferente e escassa, mas diferente ou näo deve muito do que é ao Armando Lobato.

E claro que isto é apenas um tópico de discuçäo de ideias que neste caso fala da marca Norbrass, mas como é obvio apenas imcumbe ao seu proprietário as decisöes sobre as matérias expostas de forma superficial no meu post anterior, aliás sou grande amigo do Armando Lobato e admirador do que fez pelo modelismo ferroviário em Portugal, ele conheçe as minhas posiçöes, algumas delas " fundamentalistas " :biggrin: , e a minha opiniäo também näo é uma critica á sua marca, a fazê-lo jamais o faria aqui, mas sim pessoalmente e de preferência num bom almoço já que ele conheçe uns restaurantes porreiros e eu näo discuto sem comida e bebida!!! :afro:

Um abraço a todos e continuar este tópico sempre será de minha parte expondo as minhas opiniöes que embora divergentes seräo sempre respeituosas,

Mário
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Já se conseguem " cheirar " as 1300's :clap:
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

E então, ninguém tem fotos destas meninas ?? Pontos positivos / negativos ?? :unknw:
Avatar do Utilizador
Tiago Duarte
Participante
Mensagens: 789
Registado: 11 ago 2010, 09:04
Localização: Matosinhos
Contacto:

Imagem
Avatar do Utilizador
rgtn
Participante
Mensagens: 260
Registado: 23 set 2011, 13:21
Localização: Figueira da Foz

Ok Tiago...

Dessas também já vi :uwi:
Avatar do Utilizador
mpcarrilho
Participante
Mensagens: 371
Registado: 10 dez 2009, 23:30

JÁ!!!!!!
Eu nem sabia que está estavam prontas para entrega!!!
http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dl ... SS:US:1123
Responder