Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro (SNCF)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Não, tirando a estação, a via dupla e a diagonal, o resto está tudo provisório, só para brincar um bocadinho. Mesmo a oficina ficará noutro sítio. A oficina foi amor à primeira vista... quando vi aquilo na loja nem hesitei :clap2:
Imagem
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

João Cunha Escreveu:...A oficina foi amor à primeira vista... quando vi aquilo na loja nem hesitei :clap2:
Já somos 2! :afro:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Sergio Santos Escreveu:
Já somos 2! :afro:
E estou cheio de vontade para sermos 3. :afro:
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
mcnuno
Participante
Mensagens: 244
Registado: 02 jan 2009, 10:04
Localização: Linha de Sintra
Contacto:

... parabéns pelo trabalho que tens feito, e é um prazer poder ir acompanhando o desenvolvimento da SNCF.

RR
Avatar do Utilizador
toze45
Participante
Mensagens: 118
Registado: 23 fev 2009, 15:47
Localização: Palmela

Viva João.

Tou a ver que a maqueta cresceu à brava.
Ótimo e parabéns.
Não acho que o uso do poliuretano expandido tenha sido grande ideia. Eu experimente uma vez e não gostei.
Não se controla a expansão muito bem e depois, após formar os montes como queria. tive de cobrir tudo com ligas de gesso.
prefiro muito mais o roofmate.
Mas agora já está.
Continua com o trabalho, pois está a ficar muito giro.
Qualquer coisa apita.
Abraço,
A.Cavaco
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Entretanto finalizei as linhas do depósito. Ficaram duas com oficina, uma num dos lados da oficina para locomotivas à espera de vez para entrarem, e 2 linhas maiores do outro lado para parquear material circulante diverso. Em termos de infra-estruturas, e por uns tempos, está fechado o tasco.
A próxima fase devem ser os edifícios da estação. Em princípio vou colocar uma 2ª marquise ao lado da que já tenho, colocar plataformas ao longo das vias na área da estação, e posteriormente arranjar um edifício à maneira. Gostava que fosse um o mais parecido possível com os edifícios portugueses ou franceses de província. Conhecem alguma coisa que possam indicar? :)
Imagem
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

A Próximus tem umas reproduções de estações do norte... talvez se possam adaptar a algumas francesas
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

E para os edifícios franceses, eu começava pela Hornby/Jouef: http://jouef.hornbyinternational.com/al ... buildings/
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Decidi-me pela motorização de algumas agulhas. Vou utilizar em princípio os motores de espigão longo da Peco, para poder instalar os motores por baixo da mesa, embora não descarte para uma ou outra um motor lateral, para uma ou outra em que ache que até possa trazer benefícios estéticos.
A minha questão é que não as quero digitalizar, porque enquanto não ligar a maquete ao PC (para daqui a uns anos só, sem dúvida), parece-me que isso complica mais do que facilita. Quero portanto utilizar os interruptores mais simples.
Queria construir um diagrama da rede que tivesse as agulhas, e onde pudesse mudar a sua posição accionado um interruptor em cima do esquema da agulha em causa. Como faço isso? Existe no mercado uma forma de montar um diagrama desses, à semelhança das mesas de comando reais?
Imagem
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

João Cunha Escreveu:A minha questão é que não as quero digitalizar, porque enquanto não ligar a maquete ao PC (para daqui a uns anos só, sem dúvida), parece-me que isso complica mais do que facilita.
Mas quem te disse que digitalizar as agulhas é para ligar a um PC? :fool:
As minhas estão digitais e comandadas pelo Multi Mouse da Roco! Simples e eficiente! Posso mudar agulhas onde quer que esteja... :yeah:

João Cunha Escreveu:Queria construir um diagrama da rede que tivesse as agulhas, e onde pudesse mudar a sua posição accionado um interruptor em cima do esquema da agulha em causa. Como faço isso? Existe no mercado uma forma de montar um diagrama desses, à semelhança das mesas de comando reais?
Acho que existe no mercado algo para isso. Procura na Viessmann.
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Responder