Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro (SNCF)
- Sergio Santos
- Moderador Global
- Mensagens: 2579
- Registado: 30 dez 2008, 20:53
- Localização: Agualva
Parabéns!
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos
- RuiEliasMaltez
- Participante
- Mensagens: 2294
- Registado: 31 dez 2008, 10:15
- Localização: Sintra/Lisboa
João:
Se já tem o maior feito, verá que afinal até teve a sua piada ir ultrapassando os diversos desafios e dificuldades que surgem a cada passo da construção de uma maquete.
Na minha, em que cometi o erro de a fazer quase inteiriça, em vez de módulos, e uma vez que não me ajeito com electricidade , optei por aplicar á operação, a mesma filosofia da maquete:
Tudo extremamente rural, pouco casario, tudo muito árido, apenas com verdura esporádica e penedos feitos com recurso a pequenas pirites trazidas de Alkjustrel, e que imitam bem o xisto acastanhado e esverdeado (do cobre), estações e apeadeiros muito simples e apenas o depósito das loc. mais sofisticado, e grande.
E uma estação maior e com mais linhas para estacionar algum do material circulante.
Nos desvios, optei pelo barato e desafiante, já que a maioria dos desvios mais usados estão nas extremas do espaço: agulhas manuais, o que me faz andar sempre à volta da coisa, quando faço manobras, triagens, e uma ou outra circulação.
E relativamente ao que os colegas atrás disseram, não lhe posso oferecer a maquete, e já tem o Sérgio e outros para o irem ajudando, mas sempre que queira uma ajuda ou contributo, diga.
Só tenho material "diesel", nada de pantógrafos, e é tudo RENFE, menos uma 1320 da CP. Material rebocado, Transfesa, Renfe, e etc.
Como durante um tempo, descarrilei nas compras, agora tenho algum material a mais do que aquele que cabe lá, e por isso de vez em quando faço rotação de material. Vou agora receber duas 333 que me faltavam, e uma 319 infra-estructuras para substituir uma outra que teve um pequeno acidente, e que está agora verdadeiramente encostada e dadora de peças para alguma 319 que necessite.
Qualquer coisa, pergunte sempre.
-- 13-09 03:47 --
Se já tem o maior feito, verá que afinal até teve a sua piada ir ultrapassando os diversos desafios e dificuldades que surgem a cada passo da construção de uma maquete.
Na minha, em que cometi o erro de a fazer quase inteiriça, em vez de módulos, e uma vez que não me ajeito com electricidade , optei por aplicar á operação, a mesma filosofia da maquete:
Tudo extremamente rural, pouco casario, tudo muito árido, apenas com verdura esporádica e penedos feitos com recurso a pequenas pirites trazidas de Alkjustrel, e que imitam bem o xisto acastanhado e esverdeado (do cobre), estações e apeadeiros muito simples e apenas o depósito das loc. mais sofisticado, e grande.
E uma estação maior e com mais linhas para estacionar algum do material circulante.
Nos desvios, optei pelo barato e desafiante, já que a maioria dos desvios mais usados estão nas extremas do espaço: agulhas manuais, o que me faz andar sempre à volta da coisa, quando faço manobras, triagens, e uma ou outra circulação.
E relativamente ao que os colegas atrás disseram, não lhe posso oferecer a maquete, e já tem o Sérgio e outros para o irem ajudando, mas sempre que queira uma ajuda ou contributo, diga.
Só tenho material "diesel", nada de pantógrafos, e é tudo RENFE, menos uma 1320 da CP. Material rebocado, Transfesa, Renfe, e etc.
Como durante um tempo, descarrilei nas compras, agora tenho algum material a mais do que aquele que cabe lá, e por isso de vez em quando faço rotação de material. Vou agora receber duas 333 que me faltavam, e uma 319 infra-estructuras para substituir uma outra que teve um pequeno acidente, e que está agora verdadeiramente encostada e dadora de peças para alguma 319 que necessite.
Qualquer coisa, pergunte sempre.
-- 13-09 03:47 --
José: Acho que o Cunha publicou no Liberación, e por isso, o Zé não viu, que anda só a ler o Avante!, e a ver os noticiários das 6ª feiras na TVIConcurso publico ou adjudicação directa?
É que a 1ª não vi publicada.
Se foi a 2ª então é uma tremenda violação à lei.
- Joãozito
- Participante
- Mensagens: 5857
- Registado: 31 dez 2008, 10:49
- Localização: Jardia city
Rui, as suas 319 são lindissimas, ficam bem em qualquer maqueta!
- trainmaniac
- Participante
- Mensagens: 13328
- Registado: 28 dez 2008, 20:16
- Localização: Lisboa, Portugal
- Contacto:
Completei a oval em via dupla hoje.
A via interior é em travessas de madeira, e atravessa um túnel já bastante antigo por baixo da montanha.
Agora que houve necessidade de duplicar, tive de fazer uma rampa e trincheira através da montanha, saindo lado a lado com o túnel da via interior numa ponte metálica.
Resta dizer que na imagem da ponte, obviamente tanto essa entrada do tunel, como a via que está para cá da ponte, estão ainda em obras atrasadas..
Para estrear o percurso de montanha, nada melhor que os reis da montanha da SNCF, os X2800.
A via interior é em travessas de madeira, e atravessa um túnel já bastante antigo por baixo da montanha.
Agora que houve necessidade de duplicar, tive de fazer uma rampa e trincheira através da montanha, saindo lado a lado com o túnel da via interior numa ponte metálica.
Resta dizer que na imagem da ponte, obviamente tanto essa entrada do tunel, como a via que está para cá da ponte, estão ainda em obras atrasadas..
Para estrear o percurso de montanha, nada melhor que os reis da montanha da SNCF, os X2800.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
- Sergio Santos
- Moderador Global
- Mensagens: 2579
- Registado: 30 dez 2008, 20:53
- Localização: Agualva
Está a ganhar "volume" a maqueta. Continua!
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos
- Carlos Loução
- Administrador
- Mensagens: 9392
- Registado: 30 dez 2008, 18:48
- Localização: PK 226.461 - Linha do Sul
- Contacto:
Estou a ver que a montanha já parou de crescer
- RuiEliasMaltez
- Participante
- Mensagens: 2294
- Registado: 31 dez 2008, 10:15
- Localização: Sintra/Lisboa
expandido, ou esferovite, rede com gesso... se o João desejar, posso partilhar algumas das minhas humildes experiências, e para a inauguração da via, até posso oferecer uma das minhas peças (a sério!)
- trainmaniac
- Participante
- Mensagens: 13328
- Registado: 28 dez 2008, 20:16
- Localização: Lisboa, Portugal
- Contacto:
Há umas novidades importantes... nomeadamente com a construção de uma oficina para manutenção diária de última geração. Amanhã possivelmente já coloco aqui umas fotos. Também foi construída uma passagem superior pedonal na estação, para levar as pessoas do largo da estação directamente para a plataforma que serve as 2 vias gerais.
-- 05-10 11:25 --
Aqui está, mais ou menos, o layout e algumas configurações previstas. Onde está o punaise ficará um apeadeiro. E aproveito para colocar mais umas fotos também.
No meu blog está um complemento de informação, algumas fotografias diferentes: http://portugalferroviario.net/blog/?p=129
-- 05-10 11:25 --
Aqui está, mais ou menos, o layout e algumas configurações previstas. Onde está o punaise ficará um apeadeiro. E aproveito para colocar mais umas fotos também.
No meu blog está um complemento de informação, algumas fotografias diferentes: http://portugalferroviario.net/blog/?p=129
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
- Sergio Santos
- Moderador Global
- Mensagens: 2579
- Registado: 30 dez 2008, 20:53
- Localização: Agualva
Está com bom aspecto o layout. Já estão as vias todas colocadas?
E acho que reconheço essa oficina da Vollmer de algum lado...
E acho que reconheço essa oficina da Vollmer de algum lado...
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Sérgio Santos