Sociedade Nacional de Caminhos de Ferro (SNCF)

Maquetas, módulos, dioramas e colecções
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Parabéns! :clap2:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

João:

Se já tem o maior feito, verá que afinal até teve a sua piada ir ultrapassando os diversos desafios e dificuldades que surgem a cada passo da construção de uma maquete.

Na minha, em que cometi o erro de a fazer quase inteiriça, em vez de módulos, e uma vez que não me ajeito com electricidade , optei por aplicar á operação, a mesma filosofia da maquete:

Tudo extremamente rural, pouco casario, tudo muito árido, apenas com verdura esporádica e penedos feitos com recurso a pequenas pirites trazidas de Alkjustrel, e que imitam bem o xisto acastanhado e esverdeado (do cobre), estações e apeadeiros muito simples e apenas o depósito das loc. mais sofisticado, e grande.
E uma estação maior e com mais linhas para estacionar algum do material circulante.
Nos desvios, optei pelo barato e desafiante, já que a maioria dos desvios mais usados estão nas extremas do espaço: agulhas manuais, o que me faz andar sempre à volta da coisa, quando faço manobras, triagens, e uma ou outra circulação.

E relativamente ao que os colegas atrás disseram, não lhe posso oferecer a maquete, e já tem o Sérgio e outros para o irem ajudando, mas sempre que queira uma ajuda ou contributo, diga.

Só tenho material "diesel", nada de pantógrafos, e é tudo RENFE, menos uma 1320 da CP. Material rebocado, Transfesa, Renfe, e etc.

Como durante um tempo, descarrilei nas compras, agora tenho algum material a mais do que aquele que cabe lá, e por isso de vez em quando faço rotação de material. Vou agora receber duas 333 que me faltavam, e uma 319 infra-estructuras para substituir uma outra que teve um pequeno acidente, e que está agora verdadeiramente encostada e dadora de peças para alguma 319 que necessite.

Qualquer coisa, pergunte sempre.

-- 13-09 03:47 --
Concurso publico ou adjudicação directa?

É que a 1ª não vi publicada.
Se foi a 2ª então é uma tremenda violação à lei.
José: Acho que o Cunha publicou no Liberación, e por isso, o Zé não viu, que anda só a ler o Avante!, e a ver os noticiários das 6ª feiras na TVI :biggrin:
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Joãozito
Participante
Mensagens: 5857
Registado: 31 dez 2008, 10:49
Localização: Jardia city

Rui, as suas 319 são lindissimas, ficam bem em qualquer maqueta! :baba:
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Completei a oval em via dupla hoje.
A via interior é em travessas de madeira, e atravessa um túnel já bastante antigo por baixo da montanha.
Agora que houve necessidade de duplicar, tive de fazer uma rampa e trincheira através da montanha, saindo lado a lado com o túnel da via interior numa ponte metálica.

Resta dizer que na imagem da ponte, obviamente tanto essa entrada do tunel, como a via que está para cá da ponte, estão ainda em obras atrasadas..

Para estrear o percurso de montanha, nada melhor que os reis da montanha da SNCF, os X2800.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Está a ganhar "volume" a maqueta. Continua! :afro:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Avatar do Utilizador
isantos
Participante
Mensagens: 562
Registado: 07 jan 2009, 16:25

Viva.
Isso é espuma de poliuretano não é João? Parece ser um material ideal para modelar relevos montanhosos. ;)

Abraço
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Carlos Loução
Administrador
Mensagens: 9392
Registado: 30 dez 2008, 18:48
Localização: PK 226.461 - Linha do Sul
Contacto:

Estou a ver que a montanha já parou de crescer :search:
Avatar do Utilizador
RuiEliasMaltez
Participante
Mensagens: 2294
Registado: 31 dez 2008, 10:15
Localização: Sintra/Lisboa

expandido, ou esferovite, rede com gesso... se o João desejar, posso partilhar algumas das minhas humildes experiências, e para a inauguração da via, até posso oferecer uma das minhas peças (a sério!)
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
trainmaniac
Participante
Mensagens: 13328
Registado: 28 dez 2008, 20:16
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Há umas novidades importantes... nomeadamente com a construção de uma oficina para manutenção diária de última geração. Amanhã possivelmente já coloco aqui umas fotos. Também foi construída uma passagem superior pedonal na estação, para levar as pessoas do largo da estação directamente para a plataforma que serve as 2 vias gerais.

-- 05-10 11:25 --

Aqui está, mais ou menos, o layout e algumas configurações previstas. Onde está o punaise ficará um apeadeiro. E aproveito para colocar mais umas fotos também. :)

No meu blog está um complemento de informação, algumas fotografias diferentes: http://portugalferroviario.net/blog/?p=129
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Imagem
Avatar do Utilizador
Sergio Santos
Moderador Global
Mensagens: 2579
Registado: 30 dez 2008, 20:53
Localização: Agualva

Está com bom aspecto o layout. Já estão as vias todas colocadas?
E acho que reconheço essa oficina da Vollmer de algum lado... :roll:
Cumprimentos,
Sérgio Santos
Responder