Gostei da sua maquete. Parece estar de acordo com o padrão. Isto é a maquete que se pretende fidedigna deverá conter as dimensões adequadas o que não constitui novidade. Mas há um aspeto a ter sempre presente que é o propósito de incluirmos mais elementos e mais e mais e depois fica o layout com uma densidade cenica exagerada e desfigura a linha da realidade que pretendemos transpor na escala.
Em resumo de-lhe espaço se tiver e mantenha o que já vimos. Está um trabalho meritório.
Bem haja pela obra.
Boas. De momento não tenho acrescentado nada na maquete, mas ando a juntar material para daqui a umas semanas começar uma nova fase: construção de um feixe de linhas de parqueamento num nivel inferior. Foto seguinte de uma simulação com linhas do que pretendo construir. Assim que tenha a madeira vou começar a estrutura para suportar as placas de aglomerado. A parte mais dificil e o novo desafio vai ser construir o acesso com uma linha em espiral, A minha grande duvida: Que raio minimo deve ter a circumferencia obtida com as linhas? As linhas curvas que vem nos start set da roco (sem balastro servem?)
E por ultimo a minha ultima compra semdo que o outro Zagkks ADP já está comprado mas ainda não chegou as minhas mãos.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Obrigado. Esta maquete ainda está longe do que gostaria a nivel de decoração. Como os € são escaços a unica decoração comprada são apenas as arvores, o resto é tudo artezanal , vou tentando melhorar continuamente, Uma das melhorias que ando a pensar é passar a incluir nas mesas de comando indicação por leds da presença ou ausencia de comboios nas linhas mas isso a acontecer vai obrigar a um tamanho muito maior.
Quanto ás dimenções a maquete tem a forma de um L aberto ao meio sendo que as fotos que tenho portada são quaze todas tiradas de dentro, a ultima foto foi tirada de fora. O «L» tem 5m por 5m nos lados maiores e nos menores 3m por 3m e por 2m aprox.
Essa está brutaL mas não tenho espaço nem condições para isso. O que pretendo é apenas um feixe de linhas com a dita linha de inverção. A entrada e saída de comboios é feita numa unica linha.
a tal espiral chama-se helix.uma procura no google pode iluminar-te (ou não) mais de que nos tentamos.
uma descida segura e em boas condiçoes para o material rolante deve-se fazer com um raio de min. 500 mm (isso da uma largura total de um pouco mais de 1000 mm-1m) e uma descida de max. 2,5-3%. menos de que isso significa carruagens a descarrilar, acicidentes etc...
a avantagem d´esse tal helix é o facto de poder "mergulhar " em pouco espaço a profundidade desejada.
bom trabalho!