Rui Ferreira - Os meus Projectos
-
mafonso
- Participante
- Registado: 05 abr 2011, 18:09
- Contacto:
Sim senhor, estás a ficar perito no plástico.

- rui ferreira
- Participante
- Registado: 11 out 2010, 11:30
Pois, só tenho que agradecer a ti e ao amigo Luís Gaspar pelos incentivos e dicas e dizer ao pessoal para não terem medo de partilhar os conhecimentos, porque ninguém faz o trabalho da mesma forma, vejam o caso das duas Dresines que estão aqui no forum, um modelo duas formas de construção.mafonso Escreveu:Sim senhor, estás a ficar perito no plástico.
Sobre o deposito, peço opiniões sobre como construir a parte de cima. Já pensei em ir ter com um torneiro mecânico e fazer uma peça única em madeira desde a base dos pilares até ao topo. O que dizem??
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Linha do Oeste
PK 105.014
-
Cosmin
- Participante
- Registado: 16 dez 2011, 01:03
O deposito em si, redondo, da para fazer perfeitamente em styrene (Evergreen) de 0,5 mm.É preciso fazer em esferovite extrudido (roofmate), por exemplo, um cilindro com o diametro interior, seja 1 mm menos que diametro exterior do deposito.A volta desse molde enrola-se o styrene cortado a medida exata, e na junta, cola-se uma tira de styrene no interior.Depois é so betumar se for preciso na junta e lixar.
A madeira tambem é boa, mas precisa um tratamento para disfarçar a textura que vai se notar mais depois de pintar.
Eu sou o apologista do " tudo com o mesmo material".
No seu caso, sendo tudo em Evergren, utilisa o mesmo adezivo e nao precisa de se complicar com supercolas e tal, aonde tem que acertar a primeira a peça para colar...mesmo se utilizar supercola em gel, as vezes nao cola como a gente queria.
Claro que existem casos aparte, aonde é mesmo necessario utilizar materiais diferentes e varias colas, mas o deposito pode se construido tudo em styrene.
A parte superior do deposito pode ser feiro com camadas de styrene, em degraus , betume e lixar bem.Pode utilizar o berbequim para "tornear" a peça.Talvez essas fotos podem lhe sugerir algo, embora as dimenções são menores:

A madeira tambem é boa, mas precisa um tratamento para disfarçar a textura que vai se notar mais depois de pintar.
Eu sou o apologista do " tudo com o mesmo material".
No seu caso, sendo tudo em Evergren, utilisa o mesmo adezivo e nao precisa de se complicar com supercolas e tal, aonde tem que acertar a primeira a peça para colar...mesmo se utilizar supercola em gel, as vezes nao cola como a gente queria.
Claro que existem casos aparte, aonde é mesmo necessario utilizar materiais diferentes e varias colas, mas o deposito pode se construido tudo em styrene.
A parte superior do deposito pode ser feiro com camadas de styrene, em degraus , betume e lixar bem.Pode utilizar o berbequim para "tornear" a peça.Talvez essas fotos podem lhe sugerir algo, embora as dimenções são menores:

- mertola1977
- Participante
- Registado: 08 abr 2010, 11:18
muito bom!.. obrigado pela partilha
Marklin Collector /Digital / Layout C /Central station 2/ESU ECoS 2/Mobile stations/....MARKLIN MARKLIN MARKLIN
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
L.ª Alentejo - Santa Vitória-Ervidel
PK 168,868
a seguir:
http://www.msa-modelisme.eu/
-
mafonso
- Participante
- Registado: 05 abr 2011, 18:09
- Contacto:
Porque não fazes numa chapa de latão?rui ferreira Escreveu:
Sobre o deposito, peço opiniões sobre como construir a parte de cima. Já pensei em ir ter com um torneiro mecânico e fazer uma peça única em madeira desde a base dos pilares até ao topo. O que dizem??
Num cepo arredondado, ir batendo na chapa ela vai arredondando.
Ou numa qualquer embalagem redonda de cartão que te possa servir de molde para o plasticard?
Vai dando notícias.
Vê se apareces por cá, no dia 9 de fevereiro.
- rui ferreira
- Participante
Vou ter que esperar pelo meu horário de Fevereiro para ver o que me calha aos fins de semana.mafonso Escreveu: Vê se apareces por cá, no dia 9 de fevereiro.
Agradeço a todos as vossas ideias.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Linha do Oeste
PK 105.014
- rui ferreira
- Participante
Saudações,
Como isto andava já um pouco disperso, passam a residir neste Tópico os meus Projectos/Trabalhos.
Como isto andava já um pouco disperso, passam a residir neste Tópico os meus Projectos/Trabalhos.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Linha do Oeste
PK 105.014
- rui ferreira
- Participante
Agradeço a visita.Jose luis Escreveu:Excelentes trabalhos.Parabéns.
Entretanto vai aparecer um novo projecto que se vai juntar ao meu primeiro modulo com as normas Maquetren. Tem dado muita luta mas quando se olha para o trabalho fica-se satisfeito e depois é sempre aquela, não se compra, fabrica-se.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Linha do Oeste
PK 105.014