Página 7 de 14

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 07 out 2012, 18:54
por Martan
Boas,...

Bela visita de material em A-Dos-Torresmos,.... a ver se qq dia avanço o "Martinzes", para juntar ai e aumentar a extensão,...

PS: Não sabia que eras detentor de uma 1320 !

Abrc
Martan
+++

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 14:21
por RuiEliasMaltez
Carambe, que belo material, em especial o TER.

Qunato ao "foguete" em dupla... bom ... sempre em "dupla".

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 14:35
por racia
Obrigado Rui,

o TER é realmente um comboio muito bonito e o modelo da Mabar faz-lhe justiça. É uma pena que a 1400 e o TER da foto representem um erro grosseiro já que nunca na vida real se puderam encontrar.

Quem sabe porquê?

Abraços
rp

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 14:43
por racia
ah e quanto ao Foguete...

em dupla, normalmente uma motora e o reboque, e muitas vezes em "single". Aquela cangalhada raramente conseguia chegar no mesmo formato em que partia... (um bocadinho de exagero sem mal)

Abraços
rp

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 14:54
por RuiEliasMaltez
racia Escreveu:Obrigado Rui,

o TER é realmente um comboio muito bonito e o modelo da Mabar faz-lhe justiça. É uma pena que a 1400 e o TER da foto representem um erro grosseiro já que nunca na vida real se puderam encontrar.

Quem sabe porquê?

Abraços
rp

Eu julgo que sim:
Pelo menos os TER que faziam a ligaçao diurna entre Madrid e Lisboa, atraves do Ramal de Caceres com certeza de que se terao cruzado, mais que nao fosse no Entroncamento, mas ate mesmo em Marvao-Beira, ou Torre das Vargens, Abrantes, onde na altura os regionais eram constituidos por uma 1400 + 2 Sorefame, ou em comboios de mercadorias, ou em Lisboa.

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 15:23
por racia
isso é tudo verdade Rui, mas esses que aí estão na foto de certeza que não. E a razão está bem à vista...

Mas, pensando melhor, talvez não seja assim tão fácil até porque alguns dados decisivos não estão tão visíveis como isso. Portanto, aqui vai uma ajudinha, junto com o meu pedido de desculpas ;)

A 1407 está pintada de azul, o que coloca a cena nos anos 60 até, mais ou menos, metade dos 70. O TER Lisboa Expresso circulou entre 1 de Março de 1967 e 29 de Março de 1989. Até aqui tudo bem, as coisas só se complicam quando se olha com atenção para esse TER ... ;)

Até logo
rp

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 16:10
por RuiEliasMaltez
Mas Racia... eu acho que esta bom:

Repare nos mais antigos e por isso contemporaneos das 1400 em cor azul:

Fiat 597


e mais recente, de 1989:

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 16:22
por racia
nã tenhora :)

as 1400 azuis não passaram para lá de 76, muito provavelmente menos (exceptuando as 2 re-pintadas em 1998 pela ocasião dos 50 anos do diesel, e estas não incluiam a 1407).

Ora isto implica que estamos a falar de um período temporal que se inicia em 1967, ano em que as 1400 são introduzidas e o TER inicia o serviço, e irá até metade dos 70, altura em que todas as 1400 já estavam em laranja.

Acontece que este TER não encaixa nesse período. Porquê?

Abraços
rp

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 16:25
por Joao Joaquim
racia Escreveu: Acontece que este TER não encaixa nesse período. Porquê?
Esta versão do TER é sem a numeração UIC? Pelo menos na frente não tem, de lado é que não consegui perceber. ;)

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"

Enviado: 08 out 2012, 16:28
por racia
Olá João,

essa é uma boa aposta... mas há lá outra coisa muito mais notória.

quando isto estiver a chatear avisem, está bem?

Abraços
rp