Pedro Silva Escreveu:
Gostaria que me explicassem uma coisa: Dezenhar com diversas camadas no autocad é desenhar com varias layers sendo defenido por ordem qual é a mais alta de susessivamente até á mais baixa ? dando no fim do trabalho do lazer feito o efeito de relevo ?
boas.
LAYERS
No auto cad os Layers servem para organizar o trabalho/projecto, e para mais nos facilitar o tratamento do produto final, onde no final podem ser manipulado/alterados com vários objectivos concretos.
Serve de certa forma a facilitar a organização do trabalho, chamando cada "coisa" pelo seu nomes..
haver se consigo explicar de uma forma simples, na vertente que o Pedro necessita.
No Auto cad, e tudo o que nele desenharmos, tudo tem de estar atribuído a uma layer (linhas/blocos/tramas), que se identifique com a sua função (nome/código etc)
Ex: Layer portas (tudo o que são portas), ou layer cobertura...... cada parte do desenho fica numa layer.
O layer tem várias funções, entre elas a espessura cor, opacidade etc etc...Isto é a função de um LAYER.
CAMADAS
A questão das camadas isso é outra questão, pk no autocad pode desenhar muitas camadas, na hora da impressão sai tudo ao mesmo nível/camada.
O que pode fazer para dar um aspecto de profundidade/relevo, é na parte das tramas (H+Enter), criar um degradee.
O que pode fazer por camadas, é criar um desenho de uma estrutura (por layer), ir imprimir camada a camada.
Neste ultimo ponto para imprimir camada a camada, ai sim pode ir jogando com os layer, ocultando/congelando o que não pretende imprimir.
impondo a sequência que lhe interessar.
espero ter compreendido a ideia que lhe tentei passar..