Muito obrigado pelas vossas palavras, pois säo para mim um grande incentivo.
No entanto quero deixar claro a todos os companheiros que näo estou aqui para dar liçöes a ninguém, apenas para partilhar o que sei e aprender o que näo sei
Gostaria de deixar claro que começei a brincar com comboios na carpete da casa da minha Mäe, com Locomotivas da Lima com verdugos maiores que a própria roda, com raios de curva inferiores a 450mm e com agulhas que mais pareçiam para a circulaçäo de eléctricos do que de comboios, e divertia-me imenso

näo troco esses bons tempos por nada!!!!
Por isso quando falo de raios superiores a 1500mm estou a dar um exemplo, já que os principios que referi se aplicam a todos os raios de curva. Eu uso raios de 2184mm ( 190 metros no real ) que säo a reduçäo á escala dos raios de curva mais apertados do caminho de ferro em plena via ( exceptuando ramais industriais ), e agulhas de 190, 220 e 300 metros de raio de via desviada falando na escala 1:1, em H0 as medidas säo de 2184mm, 2529mm e 3448mm respectivamente.
Mas isso sou eu e näo quer dizer que tudo o resto esteja mal. As vias que faço em bitola Ibérica ( 19,17mm de bitola ) säo medidas até á centésima de milimetro, no entanto näo o afirmo para me gabar do bom que sou, e que o resto é tudo uma porcaria, mas sim para partilhar o meu conhecimento e a minha experiência pessoal em construçäo de vias, sejam elas em bitola ibérica ou internacional de 16,5mm.
Este curto exclareciemnto fica para evitar qualquer mal entendido, e para informar que quando escrevo em décimas ou em centésimas ou em batatas e cebolas, apenas tento ajudar e falo muito a sério, näo estou aqui para mostrar os meus Galöes a ninguém.
A catenária pode fazer-se á escala? Em H0 infelismente näo é possivel, pelo menos com a tecnologia actualmente disponivel, a näo que se queira fazer uma catenária decorativa. Para reproduzir uma catenária funcional em H0 näo se deve trabalhar com fios de expessura inferior a 0,3mm para o fio de alimentaçäo e 0,2mm para os pêndulos, o fio deve ser de um material que permita ser bem esticado, permitindo assim um bom contacto com o patógrafo, o metal usado deve ter uma baixa oxidaçäo ( bronze ), e os pantógrafos devem ter as molas muito bem ajustadas senäo o mais provável e que a catenária vá ao ar ou o pantógrafo ficar danificado passadas poucas horas de utilizaçäo.
Na minha opiniäo tudo o que se possa trespassar dos caminhos de ferro reais para os nossos brinquedos é positivo e só ajudará a um bom funcionamento de todo o conjunto, claro está de acordo com as nossas possibilidades a nivel de espaço e näo só... o tempo ( €€€€ ) também é um factor importante, senäo o mais importante.
Outros factores já foram referidos pelo amigo Álvaro Sousa, como o peso do material circulante, a tipologia do Bogie, o código da roda ( normas NMRA, NEM, H0Pur, etc, etc ), o correcto assentamento da via, raios de curva uniformes especialmente quando se usa via flexivel, etc.
Näo querendo ser maçador volto a repetir que a sobre elevaçäo do carril exterior, e as concordâncias säo dois principios básicos que deveriam ser levados mais a sério, ou seja quem use raio de curva de 358mm ( R2 ), näo fazia mal nenhum começar a curva com 419,6mm ( R3) para gradualmente chegar aos 358mm e vice versa.
Independentemente dos raios de curva usados, existem principios que se devem cumprir para podermos disfrutar dos nossos comboios sem os täo chatos e frustrantes descarrilamentos.
Depois existe outro factor, as limitaçöes do material ciculante, ou seja, se eu sei de antemäo pelo fabricante, que uma locomotiva XPTO da Micro Metakit näo pode circular em raios inferiores a 900mm, e eu só tenho espaço para usar R2 e R3, ou asumo isso e näo a compro, ou compro para por na vitrine como colecçäo porque adoro a locomotiva, ou entäo só a ponho a andar nos tramos rectos da estaçäo, o que näo posso pedir é que ela circule por os ditos raios de curva só porque me apeteçe.
Peço desculpa pelo testamento e espero que a minha intervençäo seja vista pelo que é, apenas a partilha da minha opiniäo e experiência nesta área.
Abraço ,
Mário