Página 3 de 3
Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 13 dez 2012, 13:18
por Joao Joaquim
rui ferreira Escreveu:Em conclusão, vou utilizar a função AUX1/2 para ligar o farol principal, deixando as luzes vermelha e branca como estão a indicar o sentido da marcha. Assim quando "vou" a entrar numa estação posso desligar o farol principal para não encandear os passageiros que estão na gare. Nas manobras também poderei manter esse mesmo farol desligado, depois consoante a direcção da locomotiva ligo o AUX respectivo.
E se quiseres complicar um pouco mais podes usar transístores para que seja possível com apenas uma função ligar/desligar um dos tipos de luzes. Por exemplo, com o AUX1 desligado tens o farol principal ligado consoante o sentido da marcha. Com o AUX1 ligado o farol principal desliga também em ambos os sentidos). Ou vice-versa, depende do tipo de transístor a utilizar.
Desta forma, nos decoders com duas funções auxiliares podemos controlar independentemente o farol principal, as luzes de presença e os faróis de cauda.
Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 13 dez 2012, 18:38
por Jorge Seia
Joao Joaquim Escreveu:E se quiseres complicar um pouco mais podes usar transístores para que seja possível com apenas uma função ligar/desligar um dos tipos de luzes. Por exemplo, com o AUX1 desligado tens o farol principal ligado consoante o sentido da marcha. Com o AUX1 ligado o farol principal desliga também em ambos os sentidos). Ou vice-versa, depende do tipo de transístor a utilizar.
Desta forma, nos decoders com duas funções auxiliares podemos controlar independentemente o farol principal, as luzes de presença e os faróis de cauda.
Pois, pois, e quando começar a deitar fumo vai falar com o Lobato

Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 13 dez 2012, 18:44
por Joao Joaquim
Jorge Seia Escreveu:Pois, pois, e quando começar a deitar fumo vai falar com o Lobato

No encontro de Janeiro já fazemos um test-drive!

Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 13 dez 2012, 20:20
por gibmonteiro
Jorge Seia Escreveu:Pois, pois, e quando começar a deitar fumo vai falar com o Lobato

Mas uma máquina a diesel se deitar fumo é BOM!!!

Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 13 dez 2012, 21:02
por Alvaro Sousa
Caro João:
Atenção que não é bem assim! Este PCB da Euro 4000 já tem lá transistores, que numa primeira "olhadela"não estão lá só para encher!
Sabias que o Loksound V4.0 tem mais duas saídas lógicas, AUX3 e AUX4 que não podem ser ligadas, ou seja que não podem ser utilizadas "directamente?
Cuidado pois, tal como o Jorge diz não vás transformar a locomotiva num dispositivo de fumo...!
Deem-me algum tempo para fazer um "levantamento" deste circuito base da locomotiva. Em alternativa, vou pedir ajuda ao Armando Lobato, mas depois eu digo algo.
Mas mais uma vez digo, calma ao "mexer" nestas coisas! Mais, a garantia não cobre habilidades...!
Um abraço,
Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 14 dez 2012, 10:57
por Joao Joaquim
Alvaro Sousa Escreveu:Caro João:
Atenção que não é bem assim! Este PCB da Euro 4000 já tem lá transistores, que numa primeira "olhadela"não estão lá só para encher!
Quando falo em transístores é sempre após a saída das funções auxiliares, nunca pelo meio da placa. Mexer no meio da placa não faz sentido.
Eu aproveito a saída da função das luzes e de uma função auxiliar e uso o transístor como interruptor para permitir ligar e desligar as luzes quando quero. Não é nada de especial. O mais complicado é arranjar espaço para meter os transístores nas locomotivas com espaço apertado.
Alvaro Sousa Escreveu:
Mas mais uma vez digo, calma ao "mexer" nestas coisas! Mais, a garantia não cobre habilidades...!
Já o fiz em várias locomotivas e não tive problemas.

Re: Luzes de Inspecção numa Euro4000
Enviado: 04 jan 2013, 17:05
por Joao Joaquim
Tive recentemente a informação da Sudexpress que é possível controlar independentemente as luzes das Euro4000 através da alteração de alguns CVs, ou seja, associando os botões dos comandos ao ligar e desligar das funções auxiliares dos descodificadores. Será, também, necessário desassociar o acender das luzes que se querem independentes à função F0 - luzes. A forma de fazê-lo depende do equipamento a utilizar para a alteração dos CVs (lokprogrammer, central, multimaus, etc...) e dos botões aos quais se pretende associar as funções auxiliares.
Desta forma não é necessária qualquer alteração física na locomotiva.