Página 3 de 4

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 08 nov 2012, 12:37
por farripas
Vamos para a frente com isso.
Sou o 1º da fila, é que eu sou um nabo no que respeita a paisagismo em maquetes.
Quero aprender muito e prometo ser um aluno atento e muito bem comportado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 08 nov 2012, 13:20
por Nuno Marques
quem me dera ter disto no algarve. Mesmo que se fosse a pagar 5 euros e nós tivessemos que levar o material.

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 08 nov 2012, 14:24
por isantos
farripas Escreveu:Vamos para a frente com isso.
Sou o 1º da fila, é que eu sou um nabo no que respeita a paisagismo em maquetes.
Quero aprender muito e prometo ser um aluno atento e muito bem comportado.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Também eu. :P
Por isso é que decidi criar este tópico, para ver se conseguimos concentrar aqui informações e técnicas preciosas.
E posso dizer que este tópico no que a mim diz respeito já deu muitos frutos, pois aprendi coisas muito interessantes.
Mas em relação às workshops, seria muito interessante também que houvesse no final um pequeno video ou fotografias a explicar as técnicas para quem mora muito longe e não tem possibilidade de se deslocar até aí acima. :afro:

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 09 nov 2012, 08:06
por jorge osorio
isantos Escreveu:Para cobrir o relevo gerado pelas placas de "esferovite" há quem utilize gesso ou por exemplo papel de cozinha colado com cola branca diluída. Seria muito interessante saber como é que cada um faz esta parte extremamente importante da construção dos módulos?

Cumprimentos
Relativamente a este assunto eu utilizo mais 2 técnicas, após a realização do relevo no esferovite ou roofmate que passo a explicar:

Aplicação de tinta de borracha (látex) esta pode ser já à cor pretendida, ex. verde ou castanho.

Utilização de papel higiénico liso, aplicar cola branca, pouco diluída, e depois colocar o papel com ajuda de um pincel, como a largura do papel higiénico é inferior ao papel de cozinha é mais fácil de trabalhar e assim dar o acabamento pretendido.
(para não ser perceptível as emendas das folhas de papel, convém esfarrapar as mesmas para não se ver o picotado)

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 15 nov 2012, 09:42
por isantos
Tenho mais três questões sobre a construção dos módulos que são as seguintes:

- os desvios tem que ser obrigatoriamente electrificados ou podem ser manuais ?
- quais são as técnicas para pintar as travessas e os carris ?
- quais são as referências/marcas do balastro utilizado pelo pessoal?

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 15 nov 2012, 16:59
por jorge osorio
Boas, quanto às questões colocadas informo do seguinte:

Os desvios não terão de ser obrigatoriamente electrificados, penso que só nos encontro Maquetren

Para pintar as vias, eu pessoalmente utilizo o Aerógrafo, com as seguintes tintas/marcas:
Carril - Tamiya XF64 / Humbrol 160 / Molak M64
Travessas - Tamiya XF52 / Humbrol 29 / Molak M52

Balastro, eu pessoalmente adquiro na natureza, marcas/cor à várias é uma questão de escolha.

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 06 fev 2013, 15:12
por rui ferreira
Alguém tem ou pode partilhar umas fotos que mostre o topo das vias aplicadas nos módulos?

Ou melhor, explicar a técnica de fixação da via no topo, pode ser??

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 06 fev 2013, 15:29
por Cosmin
Isso serve?
É um artigo da revista Mundo Ferroviario.

Imagem

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 06 fev 2013, 16:00
por rui ferreira
Cosmin Escreveu:Isso serve?
É um artigo da revista Mundo Ferroviario.
Sim, dá para ter uma ideia, mas gostava de ter a experiência aqui do pessoal.

Re: Técnicas de construção de Módulos

Enviado: 06 fev 2013, 17:31
por Joao Joaquim
rui ferreira Escreveu:Alguém tem ou pode partilhar umas fotos que mostre o topo das vias aplicadas nos módulos?

Ou melhor, explicar a técnica de fixação da via no topo, pode ser??
Eu limito-me a colá-las, apenas meto um pouco mais de cola do que no meio do módulo. Não utilizo a placa como a Maquetren recomenda. Não considero que seja necessário para o bom funcionamento dos módulos.