Caro Sérgio:
Como terá reparado, há muitos meses que aqui não vinha, e foi com uma agradibilíssima surpresa que vi o seu trabalho.
Não tenho ainda uma visão do conjunto, mas pelo que me foi dado ver nestas últimas páginas do presente tópico, realço o detalhe nas travessas de "madeira", muito bem pintadas e por conseguinte, bem conseguidas, e de um troço de vi com travessas monobloco de betão. Não sei se já são comercializados em Portugal essas vias.
Também o excelente trabalho das pontas rochosas que conseguiu fazer, ao nível de construção e pintura nos taludes.
O seu material circulante é do mais variado que seja possível imaginar, mas dependendo do espaço que tenha disponível em casa, julgo que deveria adequar o tipo e nacionalidade desse material circulante ao ambiente, mas isso pretende ser apenas uma opinião construtiva por parte de um fundamentlista como eu, e espero que não leve a mal esse meu reparo (falo da 319 em ambiente germânico).
Gostaria que me dissesse se os seus módulos já conhecidos, e que o Sérgio leva por vezes a exposições fazem também parte integrante desta maquete.
Tudo muito bem concebido, com gosto, equilíbrio, e um material circulante condigno, e muito importante, muito pormenor, e de qualidade na decoração não exclusivamente ferroviária, mas nas áreas evolventes. Como o João Joaquim lembrou, o alcatrão, está excelente.
Para a Catenária, já que o Sérgio investiu nos postes, que tal, para simular "fio", ligar os postes entre si com linha preta de coser roupa, relativamente grossa, preta ou dourada? Não dá muito trabalho, é barato, e simula bem a catenária.
Globalmente, parece-me um trabalho de excelência, montado ao longo de anos, e com uma aproximação ao fim (se é que terá fim) muitíssimo bom. Julgo ter na memória que a sua maquete terá perto de 2x4 metros, mas se a puder expandir, tanto melhor... talvez para uma área de cerca de 1 mero quadrado, para depósito de locomotivas, e zona de "reabastecimento".
Um dia ainda gostaria de ter a oportunidade de ver ao vivo toda essa colecção de material circulante que tantas vezes passa na estação do Lavradio, e bem gostaria de aí fazer passar uma das minhas pesadas composições RENFE, que estranhariam por certo a qualidade da via, já que a minha, por uma questão de redução de custos tem a mesma qualidade do extinto ramal de Estremoz...