Página 16 de 22

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 24 ago 2011, 16:11
por AyalaBotto
Caro Sérgio Santos (*),

esta locomotiva é simplesmente deliciosa. Não me canso de olhar para este modelo.
É diferente de tudo o que já tenho visto.
Não creio existir nada semelhante na Märklin........
Imagem


Cumprimentos
Ayala Botto

(*) E desta vez não me enganei no nome!!! :)

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 24 ago 2011, 16:32
por Sergio Santos
Sim de facto é diferente de qualquer outra. Penso que so mesmo a Bachmann é que tem este tipo de locomotivas em HO.
E realmente não creio que a Märklin alguma vez pegue num modelo assim... :hum2:

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 26 ago 2011, 15:35
por RuiEliasMaltez
Caro Sérgio:

Como terá reparado, há muitos meses que aqui não vinha, e foi com uma agradibilíssima surpresa que vi o seu trabalho.

Não tenho ainda uma visão do conjunto, mas pelo que me foi dado ver nestas últimas páginas do presente tópico, realço o detalhe nas travessas de "madeira", muito bem pintadas e por conseguinte, bem conseguidas, e de um troço de vi com travessas monobloco de betão. Não sei se já são comercializados em Portugal essas vias.

Também o excelente trabalho das pontas rochosas que conseguiu fazer, ao nível de construção e pintura nos taludes.

O seu material circulante é do mais variado que seja possível imaginar, mas dependendo do espaço que tenha disponível em casa, julgo que deveria adequar o tipo e nacionalidade desse material circulante ao ambiente, mas isso pretende ser apenas uma opinião construtiva por parte de um fundamentlista como eu, e espero que não leve a mal esse meu reparo (falo da 319 em ambiente germânico).

Gostaria que me dissesse se os seus módulos já conhecidos, e que o Sérgio leva por vezes a exposições fazem também parte integrante desta maquete.

Tudo muito bem concebido, com gosto, equilíbrio, e um material circulante condigno, e muito importante, muito pormenor, e de qualidade na decoração não exclusivamente ferroviária, mas nas áreas evolventes. Como o João Joaquim lembrou, o alcatrão, está excelente. :)

Para a Catenária, já que o Sérgio investiu nos postes, que tal, para simular "fio", ligar os postes entre si com linha preta de coser roupa, relativamente grossa, preta ou dourada? Não dá muito trabalho, é barato, e simula bem a catenária.

Globalmente, parece-me um trabalho de excelência, montado ao longo de anos, e com uma aproximação ao fim (se é que terá fim) muitíssimo bom. Julgo ter na memória que a sua maquete terá perto de 2x4 metros, mas se a puder expandir, tanto melhor... talvez para uma área de cerca de 1 mero quadrado, para depósito de locomotivas, e zona de "reabastecimento".

Um dia ainda gostaria de ter a oportunidade de ver ao vivo toda essa colecção de material circulante que tantas vezes passa na estação do Lavradio, e bem gostaria de aí fazer passar uma das minhas pesadas composições RENFE, que estranhariam por certo a qualidade da via, já que a minha, por uma questão de redução de custos tem a mesma qualidade do extinto ramal de Estremoz...

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 26 ago 2011, 16:06
por Sergio Santos
Caro Rui, vamos por partes:
RuiEliasMaltez Escreveu:Caro Sérgio:
O seu material circulante é do mais variado que seja possível imaginar, mas dependendo do espaço que tenha disponível em casa, julgo que deveria adequar o tipo e nacionalidade desse material circulante ao ambiente, mas isso pretende ser apenas uma opinião construtiva por parte de um fundamentlista como eu, e espero que não leve a mal esse meu reparo (falo da 319 em ambiente germânico).
Tal como já referiu o meu material é variado e a maqueta "só" possui dois tipos de ambientes, germânico e ibérico. Tudo o resto obviamente destoa, mas vivo bem com isso. Não é viável ter os todos os ambientes adequados para o material que tenho. Assim escolhi os dois que cobrem mais material.
RuiEliasMaltez Escreveu:Gostaria que me dissesse se os seus módulos já conhecidos, e que o Sérgio leva por vezes a exposições fazem também parte integrante desta maquete.
O Lavradio foi "reformado" e faz parte integrante da maqueta. A Baixa da Banheira não está integrada na maqueta e continua a ir às exposições.
RuiEliasMaltez Escreveu:Para a Catenária, já que o Sérgio investiu nos postes, que tal, para simular "fio", ligar os postes entre si com linha preta de coser roupa, relativamente grossa, preta ou dourada? Não dá muito trabalho, é barato, e simula bem a catenária.
Hum, acho que há aqui um equivoco... pois não tenho postes de catenária na minha maqueta (nem vou ter). São sim, postes de candeeiros... :hum2:
RuiEliasMaltez Escreveu:Julgo ter na memória que a sua maquete terá perto de 2x4 metros, mas se a puder expandir, tanto melhor... talvez para uma área de cerca de 1 mero quadrado, para depósito de locomotivas, e zona de "reabastecimento".
Não é possivel expandir, como tal está terminada em termos de dimensões. :roll:

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 01 set 2011, 17:03
por RuiEliasMaltez
Tem toda a razão, Sérgio... acho que confundi com os postes... foi a pressa.

No entanto, e se consegue, nesse seu espaço, que me parece bastante generoso, conjugar dois tipos de paisagens, e se essa transição estiver como eu penso que está, então o Sérgio aproxima-se do que eu classificaria como uma excelente plataforma. :afro:

Digo isto, porque na loja de Oeiras, uma maquete bem mais pequena que essa que lá há, também tem esse dois tipos de paisagem, e parece haver harmonia.

E compreendo bem a sua posição: Embora tenhamos que ser rigorosos, há cedências a que não podemos fugir. Por mim, eu hoje estou meio arrependido de ter adoptado unicamente uma paisagem ibérica, assim para o árido, e de ter somente material espanhol a circular.

Mesmo as 1400 da Sud não "encaixam" muito bem lá, e por isso tenho-as resguardadas numa espécie de cocheira (na veradde é mais um barraco que construi em madeira). :buck:

De resto, e como disse mais atrás, você está de parabéns.

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 03 out 2011, 09:34
por Sergio Santos
A imponente 333.3, um Camello e uma Arcelor com dois (mini) torpedos.
DSCF2126.JPG
DSCF2127.JPG
DSCF2129.JPG

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 03 out 2011, 13:47
por rgtn
Verdadeiramente fantástica esta maqueta :venia: :venia:

Para quem como eu, está para começar uma, é sem duvida uma "biblia " a seguir :afro:

Gostei de tudo, mas especialmente da 2500 !

Obrigado pela partilha :clap:

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 07 out 2011, 23:16
por luis gaspar
Olá Sérgio.

Como deves imaginar estou a escrever para te dar os parabéns pelos trabalhos que aqui apresentas, mas como nem tudo são rosas, também tenho 2 assuntos a criticar, e passo a citar:

1º. ............. a 2500 não é minha :biggrin:
2º. então esse Camello ainda não é CP .... porquê?? :angry2:

Um grande abraço
Luis Gaspar

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 11 out 2011, 11:21
por Sergio Santos
Olá Luís! Já tardava o teu comentário :P

Aqui vai a minha contra-critica:

1º Pois, é minha e ainda bem! :P Para quando uma 2500 na tua colecção? Ainda estás na fase das automotoras né?

2º O camello ainda não é CP e nem será, porque gosto dele assim. :dirol:

Re: Sérgio Santos - A minha maqueta

Enviado: 11 out 2011, 11:32
por Joao Joaquim
Sergio Santos Escreveu: 2º O camello ainda não é CP e nem será, porque gosto dele assim. :dirol:
É provavelmente o mais bonito esquema que eles tiveram em Espanha. :baba:
Mas o nosso esquema também é bem interessante!

Vamos lá ver a que preço saem pela mão da Electrotren.
Infelizmente há a tendência de aumentar o preço a tudo o que é repintado e leva o símbolo CP. :buck: