Página 2 de 7
Re: Nova maquete
Enviado: 18 fev 2015, 11:14
por rui ferreira
justiniano Escreveu:Acho muito estreito os 400 mm da Maquetren, gosto dos elementos de cenário, uma boa montanha, etc.
Nos modulos, só temos que respeitar as medidas dos topos, ou seja, a distancia da furação e colocação das vias. Todo o resto é livre. O modulo pode ter vários encostados para aumentar a largura ou partindo dos 400 mm pode ir aumentado a largura até ao desejado pelo modelista e depois voltar ao original. Claro que carece alguma engenharia para que tudo fique bem estável e alinhado.
Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 09:00
por justiniano
Caros,
Já construí 2 modulos e quero começar a assentar carril, preciso de ver com detalhe como se resolve o problema nas extremidades dos modulos.
Alguem pode indicar um tutorial, colocar fotos? Preciso de ver com detalhes.
Obrigado,
Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 10:52
por Cosmin
Normalmente, as linha soldam-se nos parafusos, para minimizar o perigo de arrancar as linhas .

Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 11:19
por justiniano
Obrigado pelas fotos Cosmin, era mesmo o detalhe que necessitava.
Tudo colado com cola branca, certo? Não se aplicam eclisas nas uniões?
Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 13:17
por justiniano
Fiz asneira

Comprei eclisas código 75, 83 e a linha Piko é código 100!
Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 13:46
por Cosmin
As juntas entre 2 modulos não precisam de eclises, pois os cabos (se respeitar as normas Maquetren) dão continuidade electrica.
Se decidir utilisar eclises nos modulos, recomendo soldar as linhas junto com as eclises , pois essas eclises oxidam com o tempo e perdem o contacto electrico. As unicas eclisas que não precisam de soldar são as eclisas da Roco ( gama RocoLine, codigo 83), pois são feitas de inox, enquanto os restantes fabricantes utilisam ligas de metais não ferrosos que oxidam.
Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 15:06
por justiniano
Não descarrila nestas uniões?
Re: Nova maquete
Enviado: 22 mar 2015, 18:34
por Cosmin
Alinhar bem os modulos e não ha descarrilamentos.
Aqui tem os passos para seguir, vem mesmo a calhar os posts do amigo Rui
http://www.portugalferroviario.net/foru ... 3&start=20
Re: Nova maquete (módulos)
Enviado: 29 mar 2015, 13:32
por justiniano
Caros,
Preciso da vossa ajuda em 2 dúvidas antes de começar a assentar linha nos 2 caixotes prontos:
A largura dos meus módulos é ligeiramente superior aos 40 da norma (tem uns 42, nada de relevante), devo alinhar a furação a partir do lado sul, certo? Assim permite alinhar de futuro a frente dos vários módulos.
Tenho montes de linha da Piko, é muito má?
Re: Nova maquete
Enviado: 30 mar 2015, 16:18
por Jorge Seia
Boas
A largura do módulo é indiferente, o comprimento a furação e a colocação das linhas é que tem que ser rigorosa.
As linhas piko desde que bem colocadas são iguais ás outras. Até são capazes de se sujar menos.