Página 2 de 10

Re: Começar do Zero

Enviado: 26 mar 2013, 13:57
por jjmaia
Cosmin Escreveu:Se tiver os conhecimentos necessarios para transformar uma AC em DC ou viceversa, entaõ não deve haver problema em escolher DC ou AC. Mas se não possui esse tipo de habilidades é melhor estudar melhor o fenomeno ;) e depois escolher entre AC ou DC. Como é normal, os que "rolam" no AC vão defender as suas posiçoes e os que tem DC , igual. Eu não quero influenciar com nada a sua escolha, embora tenho tudo em DC, mas só quero lhe chamar a atenção sobre o que quer pa frente, depois de iniciado nessas andanças.
Conhecimentos tenho, se for necessário fazer um rectificador ou pegar em transístor, FET's ou OpAmp sei fazê-lo, no entanto desconheço o que está exactamente desntro das locomotivas.

Outra questão é, uma locomotiva transformada se for digital (sons por exemplo e luzes) mantém os mesmos?

Eu sei que cada um defende o seu, mas eu gostava de ver os argumentos: Porquê DC e porquê AC?

Re: Começar do Zero

Enviado: 26 mar 2013, 14:18
por mertola1977
este tema no geral já tinha sido debatido algum tempo atras.

fica o link

http://www.portugalferroviario.net/foru ... =25&t=5019

Re: Começar do Zero

Enviado: 26 mar 2013, 14:58
por AyalaBotto
mertola1977 Escreveu:este tema no geral já tinha sido debatido algum tempo atras.

fica o link

http://www.portugalferroviario.net/foru ... =25&t=5019
Boa tarde,

Ainda no ambito do tema Märklin versus DCC destaco dois links que lhe podem ser úteis:
http://www.portugalferroviario.net/foru ... 10#p108477

http://www.portugalferroviario.net/foru ... 189#p36271


Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto

Re: Começar do Zero

Enviado: 26 mar 2013, 20:36
por jjmaia
Para já estou mais inclinado para DC, isto porque a disponibilidade para mim é muito importante...

Já percebi que as Marklin são todas em metal, mas tenho ideia que isso não tira qualidade às de plástico...

Re: Começar do Zero

Enviado: 27 mar 2013, 22:12
por jjmaia
Caso vá para DC, o que vos parece este kit?

http://www.modellbahn-voigt.de/HO-Roco- ... 1?lang=eng

Já tem som e luzes? Se não comoa diciono?

EDIT:

http://www.ebay.co.uk/itm/ROCO-H0-GAUGE ... 51a5ea2098

Isto é só linha ou é só o desenho?

EDIT 2:

Outra questão, e isto para DC. Uma locomotiva analógica funciona num circuito digital?

Re: Começar do Zero

Enviado: 27 mar 2013, 23:28
por AyalaBotto
jjmaia Escreveu:Caso vá para DC, o que vos parece este kit?

http://www.modellbahn-voigt.de/HO-Roco- ... 1?lang=eng

Já tem som e luzes? Se não comoa diciono?
Boa noite,

Caso opte pelo digital AC (Märklin) tenho um conjunto igual ao da imagem que pretendo vender.
O conjunto que tenho é constituido pela locomotiva ROCO com luzes e 2 carruagens da Lima.
Se for do seu interesse, contacte-me por favor.

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto

-- 28-03 00:24 --

Boa noite,

em termos muito simplistas a diferença entre o DCC e o AC é a forma com a corrente é captada dos carris.
No DCC cada carril tem o seu sinal, já no sistema AC ambos os carris têm o mesmo sinal e o tal "picotado" entre os carris tem sinal oposto.

Se instalar um decoder multiprotocolo que permita à locomotiva ser usada tanto em DCC com em AC, apenas tem que preparar a forma como a corrente é captada e chega até ao decoder.
Ou seja no caso do AC um dos fios está ligado aos rodados (esquerdo, direito ou ambos, visto que não são isolados) e o outro fio ao patim central.
Aqui vai o esquema de ligações AC:
Capture AC.JPG

No caso DCC um dos fios está ligado ao rodado do lado direito e outro esta ligado ao rodado do lado esquerdo, razao pela qual os rodados em DCC são isolados para não causar curto circuito.
Não esquecer que no sistema DCC necessita dos tais inversores já referidos anteriormente.
Aqui vai o esquema de ligações DCC:
Capture DCC.JPG

Obrigado.
Cumprimentos,
Ayala Botto

Re: Começar do Zero

Enviado: 28 mar 2013, 16:50
por jjmaia
Muito obrigado pela explicação, mas a minha dúvida nunca foi o funcionamento de AC vs DC, felizmente já tenho formação sobre o assunto há muitos anos.

A minha questão é em que é que isso ia influenciar a maqueta. Já percebi que AC tem grande vantagem nos retornos, mas não estou a pensar fazer, se fizer usa-se um módulo de retorno.

Estou muito inclinado para ir para o DCC devido à grande disponibilidade de material, posto isto gostaria de obter ajuda na escolha de um kit de iniciação.
Basicamente só conheço MArklin e Roco, e dado querer DC iria para Roco, é uma boa aposta?

Mais tarde o objectivo é ter material CP.

Re: Começar do Zero

Enviado: 28 mar 2013, 18:55
por Cosmin
Se fosse a começar amanha de novo, a minha escolha era un start-set da Roco. Um conjunto de iniciação digital, o mais barato possivel.Em conjuntos de iniciação em DC, a Roco tem uma oferta muito variada.Depois tinha uma inteira industria de modelismo ferroviario a minha escolha.

Re: Começar do Zero

Enviado: 28 mar 2013, 21:48
por jjmaia
Pois, o ideal será escolher um kit mais barato e depois adicionar o material que quero.

Em relação ao controlo, deverá ser o MultiMAUS, mas há um kit com o controlo wireless. Será que vale a pena?

Re: Começar do Zero

Enviado: 29 mar 2013, 10:22
por Sergio Santos
O comando wireless Mutimouse-Pro é mais vantajoso em relação ao Multimouse normal (que também é fornecido em start-sets da Fleischmann), mas infelizmente não existem start-sets "baratos" com este comando.
Além disso a Roco parece ter apostado agora no Z21, igualmente wireless (para usar com um tablet) e que também não é nada barato.
Mas no fundo é uma questão de gosto e carteira.