Página 2 de 3

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 25 nov 2012, 20:56
por isantos
Já comprovei pessoalmente que efectivamente a coisa funciona. :afro:

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 30 nov 2012, 16:24
por Leonel
Cosmin Escreveu:Leonel,

eu comprei o mata-moscas no D-mail e funciona, como se ve nas fotos.Sera que precisa praticar um pouco?Pelo que me lembro, nao pratiquei muito ate obter bons resultados :hum2:
Sem qualquer dúvida que preciso de praticar Cosmin, sou completamente novo nisto, já construí o meu semeador de relva mas ainda nunca construí nenhuma maquete nem executei nenhum diorama. Ainda estou a recolher informação e diga-se de passagem que estou completamente confuso com tanta técnica diferente que existe.

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 30 nov 2012, 23:41
por Pedro Silva
Já pensei em fazer um mas ainda não calhou. Mas estou com uma duvida, a relva (erva, etc. a aplicar pode ser feita artezanalmente?

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 29 jan 2013, 15:26
por Leonel
Retiro o que disse no inicio do tópico, ainda só tinha feito pequeníssimas amostras, agora comprovei que funciona mesmo como se pode ver
viewtopic.php?f=57&t=5397
Ainda consegui apanhar um esticão! (maçarico)

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 29 jan 2013, 17:33
por Cosmin
Isso faz bem aos nervos! :P

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 30 jan 2013, 09:08
por farripas
Amigo Leonel

Atenção a estes aparelhos pois na sua saida (onde ligam os dois fios existentes) existe um condensador que quando se desliga o aparelho, este componente, fica carregado electricamente.
Deve-se, por este motivo, sempre que terminar um trabalho, seja ele pequeno ou grande, e após desligar o aparelho tocar com a ficha (denominada de CROCODILO, aquela que coloca no local onde vai ficar a relva), na rede por onde passou a relva electrostática (normalmente um coador metálico).
Atenção que ao tocar estes dois elementos produz-se uma pequena faísca como descarga desse condensador (não estraga nada no seu aparelho). Após esta operação o amigo Leonel já pode tocar no seu aparelho que não vai apanhar qualquer choque.
Espero sinceramente bons resultados com ele e que continue na senda deste maravilhoso Hobbie.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 30 jan 2013, 09:51
por isantos
farripas Escreveu:Amigo Leonel

Atenção a estes aparelhos pois na sua saida (onde ligam os dois fios existentes) existe um condensador que quando se desliga o aparelho, este componente, fica carregado electricamente.
Deve-se, por este motivo, sempre que terminar um trabalho, seja ele pequeno ou grande, e após desligar o aparelho tocar com a ficha (denominada de CROCODILO, aquela que coloca no local onde vai ficar a relva), na rede por onde passou a relva electrostática (normalmente um coador metálico).
Atenção que ao tocar estes dois elementos produz-se uma pequena faísca como descarga desse condensador (não estraga nada no seu aparelho). Após esta operação o amigo Leonel já pode tocar no seu aparelho que não vai apanhar qualquer choque.
Espero sinceramente bons resultados com ele e que continue na senda deste maravilhoso Hobbie.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)
Quem me dera ter lido o seu conselho à uns dois meses Anisio.....mas pronto no meu caso não doeu muito, foi mais o susto.... :biggrin:

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 30 jan 2013, 17:20
por farripas
Amigo Isantos.

Pois é algumas vezes estes aparelhos ferram. E ter muito cuidado quando está a usá-lo pois se tocar na rede (que é o polo positivo do aparelho, + ) por onde sai a relva electrostática, o esticão ainda é maior.
Para os restantes forenses que utilizam estes tipos de aparelhos é um conselho que dou de alerta.
Já agora mostro o meu, utilizando um mata moscas chinês (4,80 €) e um coador de igual nacionalidade (1,25 €, trazia 3 e escolhi o mais pequeno) fiz um aparelho caseiro.
Estou muito satisfeito com ele, não gasta pilhas, é recarregável e funciona lindamente. Dentro de dias já vou mostrar os resultados aplicados no meu módulo Maquetren "Ponte de Pedra".

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 31 jan 2013, 14:48
por farripas
Amigos

Continuando com este tópico, vou mostrar as 1ªs fotos da altura em que fiz a 1ª experiência. Entretanto melhorei ligeiramente o aspecto mas para terem uma ideia de como pode ficar esta relva aqui vão: um conselho, misturem alguma tinta á mistura cola/água de uma cor semelhante á da relva que vão colocar, assim se existirem algumas falhas elas são colmatadas com a tinta após a secagem do conjunto.

Cumprimentos
Anísio Nelson (Farripas)

Re: Aplicador de relva artesanal

Enviado: 23 fev 2013, 14:10
por Luis Pinto
Tenhou igual funciona que é uma maravilha :)