Página 2 de 4
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 02 nov 2012, 12:10
por racia
eu tenho ideia que não é serrar mas sim acrescentar, estarei certo? Pelo menos no caso do Peco, o comprimento da flexível é de 914mm, faltam 6mm que são uma enormidade... de uma chatisse.
Abraços
rp
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 05 nov 2012, 12:03
por isantos
Para cobrir o relevo gerado pelas placas de "esferovite" há quem utilize gesso ou por exemplo papel de cozinha colado com cola branca diluída. Seria muito interessante saber como é que cada um faz esta parte extremamente importante da construção dos módulos?
Cumprimentos
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 05 nov 2012, 15:25
por mertola1977
Boas,
Eu o gesso só utilizo nas zonas onde pretendo criar as rochas!..
Utilizo sempre o papel de cozinha embebido em solução de cola branca, como recobrimento
E logo em seguida, aplico a areia

, depois deixo secar tudo!
o resultado é o que podem ver no meu layout
eu pessoalmente acho mais prático desta forma, e gosto do resultado final

Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 05 nov 2012, 16:22
por isantos
Obrigado mertola1977.
Gosto bastante da decoração da sua maqueta, gostava de saber como é que consegue obter aquele resultado fantástico nas rochas com os vários tons de cinza e branco misturados (suponho que as construa com gesso, tal como disse anteriormente) e o efeito da relva é com o aplicador da Noch "Grassmaster" ?
Cumprimentos
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 05 nov 2012, 16:55
por mertola1977
Obrigado,
mas não está nada de muito especial...é o que se consegue fazer
Sim, as rochas construo as em gesso, utilizando a técnica da folha de prata (ver a explicação no meu topic),
Na pintura, por norma faço uma pintura com um cinzento muito escura, deixo secar..
Depois de bem seco, pego num guache branco e num pincel (que seja algo rijo), e faço desta forma,
retito pekenos bocados de tinta, e raspo o pincel num cartão até ficar quase sem tinta, fica meio seca.
depois ai sim vou passando na rocha até obeter a cor que pretendo!...
atenção quanto mais tinta o pincel tem, pior é o resultado...por isso raspo sempre no cartão, ou noutra superficie rugosa.
espero que tenha compreendido

Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 06 nov 2012, 10:14
por isantos
Experimentei ontem a técnica da folha de alumínio para construir rochas e o resultado é fantástico.
Fiz 3 rochas que servirão agora para treinar a técnica da pintura com guache, e consegui recuperar sem problemas o papel de alumínio, por isso o molde também é neste caso recuperável tal como os moldes da Noch.
Cumprimentos
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 06 nov 2012, 11:11
por mertola1977
Ainda bem que gostou
essa técnica tem uma vantagem que já aqui tinha referido, nunca saem duas iguais
agora deixe secar, e depois aplica a técnica do guache.
o que pode já fazer, é pintar de cor cinza escuro, isso não tem problema, mesmo que o gesso ainda estaja um pouco umido.
cumps
carlos alves
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 08 nov 2012, 09:56
por jorge osorio
Aproveitando este Tópico;
Informo que a Malta dos Módulos de Comboios de Norte, vai iniciar brevemente WORKSHOPS sobre este tema.
Oportunamente informaremos datas e local da realização dos mesmos. (Entrada Livre)
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 08 nov 2012, 10:32
por isantos
Parece-me uma excelente ideia.
Mas serão workshops gratuitas ou serão a pagar?
Cumprimentos
Re: Técnicas de construção de Módulos
Enviado: 08 nov 2012, 11:39
por mafonso
Penso que a intenção é ser mesma gratuita para todos podermos aprender e partilhar experiências.
