Rui Duarte Escreveu:
Aqui é que você me perdeu completamente, eclisas pelo que vi são as uniões, se não as uso como uno as linhas?
e repicagens? isso não faço ideia do que seja.
e a maquete não vai ficar encostada
As linhas são roco geoline e apenas um sitio não esta a ajustar bem mas depois com um pouco de corte e costura penso conseguir resolver a situação, os outros pontos são alterações que fiz e o AnyRail só une de um dos lados não sei bem porque
muito obrigado por todos os concelhos ate agora
-- 03-10 19:09 --
O meu problema não esta no orçamento nem no espaço, esta nas ideias e conhecimento para idealizar alguma coisa funcional. ate porque pelo que vi agora ainda vou ter de fazer alterações e tirar novas medidas
um abraço
Rui Duarte
Caro Rui,
Quando disse para usar o menos possivel eclises, não estava a pensar na Geoline.
Pensava em linha tipo Peco, onde você tem linha flexivel de 900mm, podendo fazer longos troços unicos.
As eclises, servem realmente para unir os carris e, tambem como condutor de corrente. É aí que reside o problema, porque para isso não prestam.
Entre a eclise e o carril, é normal acumular-se tinta dos carris, cola, pó. etc,. Isto reduz a superficie de contacto entre estes.
Quantos mais pontos de de seccionamento colocar nos carris (condutores da corrente) mais pontos de falha e resistencia coloca, originando quedas de tensão.
No b a ba da electricidade, os condutores devem circular inteiros, sem seccionamentos o mais longo possivel. Isto é válido para 400kV ou 20 V
Num layout como o seu podem verificar-se quedas de tensão de 2 V no ponto mais longe.
Daí eu dizer para colocar repicagens de metro a metro. Repicagens são ligações aos carris do bus principal.
Ou seja, colocará ao longo do traçado, dois fios de secção grande, 2,5mm2 ou 4mm2 por exemplo, q serão o bus e estarão ligados à central. Falo dos fios de alimentação à via.
A necessidade de fios de maior secção, prende-se não com a corrente a passar nos mesmos, mas com a menor resistividade por mt. (resistencia especifica de um material à passagem da corrente), pelo que o efeito de queda de tensão é muito reduzido.
Depois a espaços, coloca fios, mais finos, 0,25mm2 a ligar o bus e o carril. Isto são repicagens.
Assim terá diversas alimentações de corrente aos carris, não havendo quedas de tensão.
Espero ter sido mais claro desta vez.
Qualquer questão, disponha.
Cumprimentos,
A.Cavaco