Viva.
A sua dúvida é pertinente, mas devo-lhe dizer que uma gare fantasma é, sem sombra de dúvida, todo e qualquer tipo de parqueamentos de comboio fora de cena(ou seja da maqueta), composta por uma ou mais vias, que permite efectuar a tal ligação ao resto do mundo.
As gares-fantasma existem de diversos tipos:
1º tipo - A que estou a usar que se chama de sector plate. Segue a foto da minha, agora com três vias:

E mesmo que seja apenas uma via, como mostra a foto em baixo

Este tipo de gare-fantasma permite a entrada de comboios mais compridos, pois não necessita de agulhas. Tem a desvantagem que o assentamento de via tem que se perfeito, para que o alinhamento não falhe.
Mais exemplo:
Esta gare fantasma pode ser como a minha, que não dá a volta, mas pode ser também para dar uma volta de 180º, de forma a que os comboios estejam prontos para sair de novo.
2º tipo - O traverser, que utiliza o técnica utilizada na placa deslizante reais. Utilizam-se ferragens de gavetas para fazer deslizar esta gare fantasma.

Existe também quem tenha desenvolvido esta gare fantasma na vertical.
3º tipo - Cassette fiddle yard - Este tipo de gare fantasma é pratico para layout mais pequenos, e comboios mais pequenos, visto o manuseio ser muito.

Os comboios são parqueados em caixas, construídas com a ajuda de cantoneiras em metal
4º tipo - a gare escondida por baixo ou por trás do layout, seja de passagem ou terminal, conforme a foto que partilhou.
As gares fantasma têm, normalmente, um papel fundamental no desenrolar da história. Normalmente, nós, modelistas portugueses, fazemos o comboio andar a atrás do último vagão, como se tratasse de um cão atrás da cauda. Acrescentamos a gare fantasma para não ser sempre o mesmo comboio a aparecer em cena.
Nestes casos, não é só para termos comboios estacionados e adicionar variedade... é essencialmente para os mesmos passarem na estação, fazerem o que têm a fazer... e seguirem para o resto do mundo, sejam traversers, sector plates, cassetes ou as tradicionais. Ou sejam, todos os comboios terão uma função.
Isto é assunto que dá pano para mangas.
Cumprimentos