Página 2 de 14
Re: módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 31 ago 2011, 14:47
por mpcarrilho
Eu na Marinha nem sequer consigo aceder ao forum dentro do horário de serviço!!!!
Re: módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 12 ago 2012, 12:55
por racia
Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 13 ago 2012, 12:11
por nalmeida
Gosto bastante do ambiente criado, a descarga da camioneta é uma boa ideia para dar vida ao módulo.
Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 13 ago 2012, 15:42
por racia
Olá Nelson,
o módulo está ainda numa fase muito incipiente. Tenho dúvidas sobre como preencher a parte traseira. Estou tentado em usar frontarias de edifícios, mas comprar em plástico ou cartão (Auhagen ou Artitec) com o risco de depois não gostar...
A propósito, estou tentado em mandar vir as canetas da Woodland Scenics para pintar a via. Caso alguem tenha experiência com elas, pode partilhar impressões e resultados sff?
Obrigado
rp
Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 13 ago 2012, 15:54
por nalmeida
Nestes módulos com tão pouca profundidade é sempre um desafio enorme tornar essa parte traseira minimamente interessante. Se fica demasiado colorida ou destacada prejudica o que deve ser o ponte de focagem (estação) e se por outro lado ficar demasiado monótona acaba por não cumprir a função de complemento que lhe é destinada. Fico a aguardar com interesse qual a solução adoptada Rui.
No que diz respeito ao envelhecimento da via apenas uso o velho método do spray por isso lamento não poder ajudar.
Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 13 ago 2012, 16:56
por racia
Sem dúvida, a regra de não distraír com o que é (ou deve ser), complementar é fundamental. Parece bem a aplicação ao modelismo ferroviário (e particularmente neste caso dos módulos), de algumas das boas praticas do modelismo estático.
Sendo exigente mas não experiente, vejo-me um bocado à nora com todas estas coisas, e daí estar a avançar tão devagar...
Outros pontos ainda à espera de solução são 1) postes de telégrafo 2) sinal de alvo para protecção da agulha e 3) melhoria do aspecto da via código 75 da Peco.
All in all, todas as críticas, sugestões, etc. são muito bem vindas
Obrigado
rp
Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 18 ago 2012, 08:33
por Ricardo Moreira
racia Escreveu:Olá Nelson,
o módulo está ainda numa fase muito incipiente. Tenho dúvidas sobre como preencher a parte traseira. Estou tentado em usar frontarias de edifícios, mas comprar em plástico ou cartão (Auhagen ou Artitec) com o risco de depois não gostar...
Obrigado
rp
E que tal apenas fotos de edíficios coladas em cartão ou plastico com 5 mm de espessura (apenas para dar algum volume)? Já "veste" aquela zona do módulo, mas de uma forma suficientemente discreta para não atrair os olhos dos espectadores para outros lados que não o que se passa na estação.
E como até tem uma barreira lá ao fundo, os "prédios" que ficassem para lá dessa barreira nem precisam ficar à escala, podendo ficar ao equivalente a 1/100, dando assim uma ideia de profundidade.
E parabéns pelo trabalho e pelas legendas maravilhosas das fotos da sua "velhinha Kodak"!

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 23 ago 2012, 17:14
por RuiEliasMaltez
Muito bom... e um bom registo histórico.
Ainda bem que depois acabou por comprar um rolo para fotos a cores. A Kodak merece

Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 23 ago 2012, 22:47
por Jose Antonio Godinho
O Módulo "A-Dos-Torresmos", está numa fase interessante por não estar completo. De facto, está bastante equilibrado e com os equipamentos adequados atendendo à época. Numa palavra diria:Primoroso. Goza de um ambiente ferroviário por excelência. Veja-se a movimentação de mercadorias no cais. Magnífico.
Agora a minha opinião:
1 - Os planos com prédios urbanos aplicam-se nas linhas litorais onde existem agregados populacionais instalados em redor dos eixos ferroviários. Porquê? Porque estamos em presença de grandes estações e resulta num cenário completo.
2 - Neste caso, o que é preciso mostrar no módulo ou diorama, já lá está. Atirar para o plano uma fortaleza de prédios, será uma tontice e desmerece o quadro já construido (Não esquecer a década escolhida).
Sejamos lineares e preencha o fundo com uma paisagem tranquila com muitos verdes e alguns pontos de habitação se achar importante, por forma a que o objeto principal não seja prejudicado.Tem por onde escolher: Beiras, Douro, Alto Mondego, Ribatejo, Alto Vouga, Minho, Vila Real etc.
3 - A decisão cabe sempre ao autor.
Melhores Cumprimentos
Jose Godinho
Re: Módulo "A-DOS-TORRESMOS"
Enviado: 25 ago 2012, 11:20
por racia
Olá a todos,
antes de mais, a explicação para uma resposta tão demorada: férias com acesso reduzido à internet...
as sugestões são todas boas, e reflectem precisamente uma daquelas definições base que se devem assumir antes de embarcar num projecto deste tipo: o onde?
A-dos-Torresmos não é uma zona urbana ou industrial. No entanto, tem de justificar a presença do pequeno entreposto de mercadorias. Será então primordialmente um local de carga e descarga de produtos do sector primário, incluindo pescado (uma justificação de ultima hora para o vagão frigorífico) o que indicia uma localização junto à costa.
Daí estar a pensar num fundo de edifícios de piso térreo, que acompanhem a rampa que sobe para o lado direito do módulo. Problema: como arranjar esse fundo? a utilização de fotografias é interessante, o problema é arranjá-las e de forma a encaixarem no tempo e no espaço.
Um tema que eu gostaria de contar com a V. ajuda para aprofundar mais, é o de melhorar a via Peco 75. A extensão é tão pequena que não perdoa que não se tente fazer um trabalho no mínimo satisfatório. Isso passará por pintar, claro, mas existem umas outras astúcias simples e baratas que estou tentado a experimentar. Sugestões?
Obrigado e abraços
rp