Estações ocultas

Tutoriais sobre modelismo e espaço também para as dúvidas
Responder
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

Olá,
Estou a construir uma maqueta que terá uma estação oculta com uma entrada e uma saida e seis linhas.
Quero ter um controlo das composições que lá se encontram, em cada uma das vias.
Idealizei fazer um painel de controlo que por meio de led tivesse a indicação precisa de quando a composição entra na linha e quando chega ao ponto de paragem. Agora chegam as duvidas aliàs a minha ignorancia, como fazê-lo da forma mais economica? Pensei utilizar sensores magneticos ligados a um interruptor, quais? Estou completamente em branco, alguém me pode ajudar? Não deve ser uma coisa inedita o que quero fazer, deve haver algum modelista que o tenha já feito e que esteja ma disposição de ajudar um iniciante.
Obrigado pela vossa paciencia, e um até já
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Saudações,

Qual o método de controle das locomotivas, ou seja, qual o sistema: DC ou DCC? :hum2:
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

Bom dia Fui Ferreira
Antes de mais agradeço a atenção.
Estou a utilizar Marklin analogico a corrente é 24v alterna, irei passar para digital logo que tiver a maqueta construida.
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

.../...

Pela minha experiência, tem aí alguns pontos que vai ter que decidir. Pode controlar os comboios com o digital e o resto em analógico, ou fazer tudo no digital ou tudo no analógico.

Como está em projecto passar para o digital e tendo o sistema Marklin, porque não verificar junto da marca o que eles tem para esse serviço?
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
costasantos
Participante
Mensagens: 16
Registado: 13 nov 2011, 11:09

Como tenho imensas linhas e bifurcações serie M a minha ideia é:

Comboios - digital
Agulhas, luzes etc - analógico

Já contactei a loja, mas as sugestões que me oferecem não correspondem ao que quero fazer, além de que são muito caras, pelo que se conseguir a ajuda que necessito irei tentar fazer eu.
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Olá CostaSantos,

Acho que para aplicar um sistema de detecção de locomotivas, o método de controlo (DC ou AC ou DCC)é pouco relevante.(excepto no DC e com sensores de corrente. Se em DC as locomotivas tiverem paradas não é possível detecta-las)

Assim, falando dos tipos de sistema que há para localizar locomotivas, vou enumerar 5 que conheço:
1-Sensores Magnéticos (Fácil,€)
2-Sensores de Corrente (Médio,€€)
3-Sensores de infravermelhos ( Médio,€€ )
4-Sensores (de Infravermelhos) Lissy da Uhlenbrock (Difícil,€€€€€€)
5-Sensor com FeedBacks (Difícil,€€€€€€)

Agora vou fazer uma breve descrição de cada um:

1 - Sensor Magnético
(Já algumas marcas implementaram este método Roco, ...)

É constituído por 2 elementos:
-- Um íman que deve ser colado debaixo das locomotivas
Imagem
-- Uma ampola ( em inglês chama-se reed switch) que se deve colocar no sitio de uma sulipa
Imagem

E funciona do seguinte modo: A ampola tem 2 contactos e quando se aproxima um íman(4mm), esses dois contactos juntam-se, simples.


A Roco vendia a ampola disfarçada de "Sulipa" para meter de baixo da linha ...
(Recentemente apareceram uns sensores de "efeito de Hall", que quando são sujeitos a um campo magnético mudam de estado. Mas são caros, dificeis de encontrar em Portugal, requerem electrónica avançada blá blá blá)


2 - Sensor de corrente
Este sensor é baseado no seguinte principio: Temos de alimentar independentemente cada secção da nossa maquete, e depois ligamos cada fio de alimentação de secção a uma caixinha que recebe um fio principal de alimentação. Esta caixinha depois mede independentemente a corrente que vai para cada secção, e se estiver uma locomotiva numa secção, vai haver corrente a passar e a caixinha informa a secção em que a locomotiva está.

Há depois vários modos de informar: há a comunicação S88, e há agora uns barramentos mais modernos.

Eu já fiz aqui no forum um tutorial a explicar o modo S88.
Imagem
Sensor de corrente S88

Este método também já foi implementado por várias marcas(Märklin, .....
Imagem


3 - Sensor de Infravermelhos

Para este método há várias maneiras de implementar e várias opiniões:
1ª Meter um emissor de um lado da linha e um receptor do outro lado.
(Quando passa uma composição o feixe é interrompido)
Imagem
2ª Meter um emissor e um receptor debaixo da linha a apontar para cima.
(Quando passa uma composição o feixe é reflectido debaixo da locomotiva e recebido no receptor ...
Imagem

Nem sei se há marcas a fabricar este método mas é eficaz.
Existem sites a dar dicas como fazer ....


4 - Sensor (de Infravermelhos) Lissy da Uhlenbrock

Este método é parecido com o método das balizas do Metro de Lisboa.
1º Tem de se instalar um circuitozinho dentro de cada locomotiva que está ligado ao decoder e tem um emissor de InfraVermelhos que se deve colocar debaixo da locomotiva a apontar para baixo. Este circuito está constantemente a repetir os dados da locomotiva através de sinais do feixe de IV.
2º Tem de se instalar uma caixinha debaixo da maquete, a esta caixinha estão ligados dois receptores de IV, que devem estar instalados na linha entre sulipas, um mais à frente e outro mais atrás ...

Quando a locomotiva passa por cima de um dos receptores, o receptor começa a receber a informação da locomotiva e a "caixinha" que deve estar ligada à central, informa que está a locomotiva nr X a passar etc
Imagem

Aparentemente este foi o método escolhido pela Maquetren para os módulos, haja €€€ lol
(Eu disse que este método é parecido com o método das balizas dos Metro de Lisboa porque é unidireccional :facepalm: )

5 - Sensor com FeedBacks

Consiste numa mistura de sensor de corrente e de detectar os "feedback's" (confirmação que receberam o comando ) que os decoders das locomotivas devolvem.

O sistema é parecido com o de sensor de corrente, cada secção da maquete tem de estar isolada e ligada por um fio independente à "caixinha". Cada vez que a central central envia um comando para a linha só uma locomotiva é que recebe o comando e dá um feedback. A "caixinha" é depois capaz de detectar em que saída(secção) é que foi recebido o feedback. Este método também permite saber o número da locomotiva esta em cada secção.

Este método foi implementado pelo módulo EcOSDetector da ESU €€€€€€
Imagem

O site da OpenDCC explica como fazer um detector destes .... Sensor Bidi da OpenDCC

......


Há muita escolha, com vantagens e desvantagens ... ;)

(Eu, pessoalmente fiz 3 módulos sensores de corrente, obtendo 24 secções vigiadas da minha maquete. Mas não está fora de questão comprar um EcOSDetector no futuro ... quando acabar a tese, começar a trabalhar e tiver € para isso)
Última edição por Luis Carlos em 12 dez 2011, 01:32, editado 5 vezes no total.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Avatar do Utilizador
Joao Joaquim
Moderador Global
Mensagens: 3873
Registado: 30 dez 2008, 23:55
Localização: Gaia
Contacto:

Caro Luís Carlos, as suas explicações são fantásticas!! :venia:

Muito tenho aprendido de electrónica graças a si!!
Obrigado por partilhas com todos nós os seus conhecimentos na área de electrónica! :afro:
Avatar do Utilizador
rui ferreira
Participante
Mensagens: 628
Registado: 11 out 2010, 11:30
Localização: Caldas da Rainha

Luis Carlos Escreveu:Olá CostaSantos,

Acho que para aplicar um sistema de detecção de locomotivas, o método de controlo (DC ou AC ou DCC)é pouco relevante.(excepto no DC e com sensores de corrente. Se em DC as locomotivas tiverem paradas não é possível detecta-las)

Assim, falando dos tipos de sistema que há para localizar locomotivas, vou enumerar 6 que conheço:
1-Sensores Magnéticos (Fácil,€)
2-Sensores de Corrente (Médio,€€)
3-Sensores de infravermelhos ( Médio,€€ )
4-Sensores (de Infravermelhos) Lissy da Uhlenbrock (Difícil,€€€€€€)
5-Sensor com FeedBacks (Difícil,€€€€€€)
Saudações,

A explicação está aceitável mas a comparação não pode ser feita pelos €€€€€€€€€ mas sim pelo nível de exigência de cada modelista.
Comparar os três primeiros com os últimos dois, só mesmo o nome da função.

Se o modelista quer saber o sentido da circulação, configurar as cancelas das passagens de nível numa via única (zona de aproximação/zona de saída diferente nos dois sentidos), definir a velocidade da locomotiva em certo sector, redução da velocidade na chegada á gare e/ou paragem no sinal vermelho ou mesmo reduzir a velocidade perante um sinal amarelo, enfim, um sem numero de funções que os "primeiros" não conseguem reportar, agora se é só para dizer "estou aqui" Ok.

No meu caso há muito que passei os três primeiros sistemas por se tornarem insuficientes/obsoletos.
Rui Ferreira
Linha do Oeste
PK 105.014
Avatar do Utilizador
Luis Carlos
Participante
Mensagens: 43
Registado: 05 fev 2010, 22:42
Contacto:

Obrigado João Joaquim,

Olá Rui Ferreira,

O CostaSantos pediu-me as soluções por preços, e eu fiz uma listagem do que existe por preços.
É claro que quando o modelista é mais exigente, e quer manter a segurança dos passageiros, tem de pagar mais.
Concordo com o que disse

Mas,
há algumas coisas que não concordo consigo ...
1ª Com os 3 1ºs tipos de sensores é possível saber o sentido
2ª Com os 3 1ºs tipos de sensores é possível saber a velocidade
3ª Com os 3 1ºs tipos de sensores é possível actuar uma cancela

E isto é tudo possível se utilizares dois sensores por cada "cantão", um à entrada e outro à saída. E se ligares os sensores à central e se ligares um computador à tua central. Com um programa como o RocRail podes fazer tudo o que quiseres.
No RocRail defines a distancia entre os dois sensores e o programa sabe o sentido e calcula a velocidade à escala e real. E se tiveres definido uma velocidade max para aquele cantão até podes mandar actuar ...
Também podes criar eventos no programa para fazer actuar assessórios como passagens de nivel etc
Só não tens a certeza absoluta que comboio lá está no caso de haver um corte de energia. Mas isso só o 5º tipo de sensor é que resolve.

Com computadores o limite é a tua imaginação não é o €, eu tenho de começar um tópico com a minha maquete para mostrar o aquilo que falo em cima.
Luís Carlos - Lisboa/Abrantes/Mouriscas

http://sites.google.com/site/rocclient2600/
Responder